Para enfrentar Google Maps, startup promete pagar dinheiro a usuários

startup promete pagar dinheiro a usuários

A startup Streetcred tem uma proposta inusitada para competir com o Google Maps: pagar aos usuários para mapear as localidades cobertas pelo app. Com um modelo baseado em blockchain, a empresa pretende usar a criptomoeda Ethereum para recompensar as pessoas que preencherem seus mapas com informações de pontos de interesse, como horários de funcionamento de um comércio ou atração turística.

A plataforma, que ainda não foi lançada, será de código aberto. Qualquer um poderá fazer download das informações depois que elas tiverem sido validadas. Essa abordagem promete ser interessante para pequenas e médias empresas, sobretudo após o Google ter aumentado os preços das APIs do Maps em até 1.400%, fazendo com que o custo dos mapas passasse de zero para até milhares de dólares, dependendo do produto. Leia Mais

Empate técnico: Bolsonaro (28,2%) e Haddad (25,2%)

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) surgem pela primeira vez tecnicamente empatados na disputa eleitoral, conforme os resultados da pesquisa do instituto MDA encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O levantamento divulgado neste domingo (30) mostra Bolsonaro com 28,2% das intenções de voto e Haddad, com 25,2% da preferência dos entrevistados. O empate técnico acontece porque a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ciro Gomes (PDT) surge em seguida com 9,4%, tecnicamente empatado com Geraldo Alckmin (PSDB), que marcou 7,3%. Marina Silva (Rede) registrou 2,6%. Leia Mais

Voo com Bolsonaro tem bate-boca entre passageiros e desistências

Voo com Bolsonaro tem bate-boca entre passageiros e desistências

Nem todos os passageiros do voo 1036, da Gol, passaram pelo portão 20 do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e percorreram a pista de pouso em ônibus rumo ao Boeing 737-700 que decolou para o Rio às 16h deste sábado (29). O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e sua equipe chegaram em carros da Polícia Federal e foram os últimos a embarcar, sob forte esquema de segurança.

A presença do deputado federal no avião provocou tumultos, gritos de apoio (“mito” e “ele sim”) e de protesto (“fascista”, “lixo” e “ele não”) e a desistência de dois passageiros, que não quiseram viajar com Bolsonaro. Houve ainda vaias e aplausos. A confusão atrasou a decolagem em 20 minutos. Leia Mais

Viver à vontade aumenta a vontade de viver, diz estudo

Viver à vontade aumenta a vontade de viver

Escolher suas próprias refeições, um livro para ler ou uma atividade para praticar podem parecer atitudes básicas do dia a dia de um adulto. Para um idoso em um casa de repouso, porém, esse tipo de autonomia pode se tornar rara – e especialmente valiosa.

Estudos mostram que se sentir mais jovem pode ajudar a prolongar a vida. Mas, até então, a ideia de como chegar nesse “estado mental” não era muito clara. Agora, uma pesquisadora da Friedrich Schiller University, na Alemanha, pode ter descoberto um possível caminho. Segundo o estudo, sentir-se no controle pode ser uma chave para sentir-se mais jovem – ao menos para os idosos. Leia Mais

Conheça a garagem original de 1998 onde o Google foi criado

Larry Page e Sergey Brin, doutorandos na Universidade de Stanford, na Califórnia, fundaram em 4 de setembro a sociedade Google inc., que se tornaria, 20 anos depois, a companhia gigante que conhecemos hoje.

Para comemorar o aniversário da empresa, o Google lançou hoje (27/09) um tour virtual pela garagem original onde a empresa foi criada. Através do Street View, o usuário pode navegar pelo espaço, que aparece quase exatamente como era há 20 anos.

Ao entrar pela porta lateral da garagem, é possível notar uma barra de busca um tanto familiar em um antigo monitor de computador “CRT”.
Leia Mais

O inventor da internet quer mudar as regras

O inventor da internet quer mudar as regras

Em 1989 o cientista inglês Tim Berners-Lee inventou a WWW (World Wide Web), o sistema de arquivos, endereços e links que compõe a internet e que mudou a forma de o mundo se comunicar.

Mas ele não gostou do rumo que a internet tomou. Desde o escândalo do uso de dados pessoais do Facebook para manipulação da opinião pública, na eleição dos Estados Unidos, Berners-Lee licenciou-se de seu trabalho no MIT para criar uma nova forma.

Os resultados são a startup Inrupt. E a plataforma de rede Solid, desenvolvida pelo MIT. “Se tudo correr como planejado, Inrupt será para a Solid o que o Netscape foi para muitos iniciantes na rede: uma maneira fácil de entrar”, diz a revista Wired, que foi convidada a conhecer o projeto no escritório de Berners-Lee, na sobreloja de uma academia de boxe em Boston, nos Estados Unidos. “Assim como o Netscape, o cientista espera que a Inrupt seja apenas a primeira de muitas empresas a emergir da Solid”. Leia Mais

Entenda quais são os problemas de segurança do Facebook

Entenda quais são os problemas de segurança do Facebook

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (28) que invasores roubaram tokens de acesso na rede social e que a vulnerabilidade afetou 50 milhões de contas. A rede tem mais de 2,2 bilhões de usuários mensais ativos no mundo, sendo 127 milhões no Brasil.

Como medida de segurança, a empresa deslogou a conta de 90 milhões de usuários, o que significa que quem entrava na rede social de modo automático, sem incluir a senha, foi desconectado e precisou incluir a senha novamente.

Até agora, a empresa não registrou o vazamento de informações pessoais na internet, mas especialistas em segurança da informação alertam que o roubo de tokens é perigoso, pois dá acesso à conta dos usuários e todo o seu controle, de mensagens privadas a fotos que estão públicas ou em álbuns fechados. Leia Mais

O que estrangeiros mais buscam no Google sobre o Brasil?

Nas últimas duas décadas, desde que entrou em operação, o Google se tornou referência para quem precisa tirar qualquer tipo de dúvida.

Mas o que será que os estrangeiros querem saber sobre o Brasil?

A BBC News Brasil encomendou ao Google um relatório das perguntas mais buscadas sobre o Brasil por quem está fora do país em 2017.

São questionamentos como: O que é o jiu jitsu brasileiro? Qual é a capital do Brasil? Qual é o tamanho da população? E a moeda usada? Leia Mais

Caixa e Banco do Brasil cortam 21,2 mil empregados

Caixa e Banco do Brasil cortam 21,2 mil empregados

Bancos públicos diminuíram a folha de pagamento em 21,2 mil empregados nos últimos dois anos. O corte faz parte do esforço do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal em reduzir custos e tornar a estrutura mais parecida com a dos bancos privados. A saída dos empregados deve gerar economia de pelo menos R$ 2,5 bilhões por ano aos dois bancos.

Após operar com mais de 114 mil empregados no início da década, o BB que já foi símbolo de emprego estável, começou a agir para reduzir o quadro de funcionários. Ações como o incentivo à aposentadoria e mudança na estrutura de atendimento resultaram na saída de mais de 16 mil pessoas, sendo quase 12 mil apenas nos últimos dois anos, quando o quadro diminuiu em 10,9%. Na Caixa, um plano de demissão voluntária resultou na saída de 9,2 mil pessoas, queda de 9,7%. Leia Mais

Kéfera: tive medo de apanhar

Kéfera Buchmann

Com mais de 12 milhões de seguidores só no Instagram, Kéfera Buchmann revelou em um post nessa quinta-feira (27) que já viveu um relacionamento abusivo. A youtuber e atriz, que fez sua estreia na TV em “Espelho da Vida”, não disse o nome do namorado a quem se referia, mas postou um clique com o atual, o DJ Eme, a quem aproveitou para se declarar.

“Eu já estive em um relacionamento abusivo. Eu já fui torturada psicologicamente. Eu já fui xingada de tudo e já duvidei do meu potencial por ter sido tão colocada pra baixo. Eu já pisei em ovos com tudo que eu falava pra pessoa, eu já tive muito medo (inclusive de ser eu mesma), eu já chorei até exaustão enquanto o outro sentia prazer em me fazer e me ver chorar. Eu já me tranquei no quarto por medo de apanhar, eu já me violentei por ter deixado o outro me violentar. Mas eu tô aqui. Viva. Eu sobrevivi. Eu dei conta. Eu me salvei. Eu consegui. E eu acredito em você e na justiça divina, você também consegue ser feliz de novo, mulher”, relatou. Leia Mais

Facebook descobre ataque virtual que afeta quase 50 milhões de perfis

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (28/09) que descobriu uma falha na segurança que permitiu um ataque virtual a quase 50 milhões de perfis. A empresa diz que o problema foi corrigido, mas não sabe ainda se informações das contas chegaram a ser acessadas.

Por precaução, obrigou 90 milhões de usuários em todo o mundo a se logarem de novo para entrar na rede social.

Esses perfis representam 4% do total de contas no Facebook, que tem mais de 2,25 bilhões de usuários.

O problema foi descoberto na última terça (25/09), e resolvido na noite da última quinta-feira (27), afirma o Facebook em comunicado. Leia Mais

Internet: Anitta foi ao prêmio Multishow vestida de nude

Anitta foi ao prêmio Multishow vestida de nude

Tem gente que acha cafona, seja lá o que isso significa em tempos de vale tudo no guarda-roupa, outros analisam como gosto pessoal. A verdade é que o tapete vermelho das festas nacionais é retrato fiel do que significa a moda para a maior parte das mulheres brasileiras.

O Prêmio Multishow de Música, que aconteceu na última terça-feira, serve de parâmetro para a tese de que Paris, Milão e Londres podem espernear à vontade com seus conjuntos românticos, mas o que de fato faz a cabeça das divas de ocasião é a expor o corpo e o brilho ofuscante dos quilos de paetês, lantejoulas e afins pregados nos vestidos.

Anitta, a cantora “malandra” que enche as rádios da Europa, preteriu o disfarce de diva cinematográfica da das popstars do Grammy para assumir a de Kim Kardashian brasileira, diga-se, um look mais vendável para a audiência. Leia Mais

Marketing de conteúdo crescerá 14% ao ano até 2021

Content Marketing World

Não é novidade que o investimento das marcas em marketing de conteúdo cresce. O negócio avança 15% ao ano desde 2015 e já movimenta mais de U$ 30 bilhões, segundo relatório anual da PQ Media, entidade que analisa tendências mundiais.

A PQ Media contabiliza a produção de branded entertainment, publieditoriais e publicidade nativa, em todas as plataformas. O mesmo relatório projeta que o negócio continuará crescendo 14% ao ano até 2021.

Isso significa que as marcas mudaram a maneira de se comunicar com seus clientes e consumidores. O conteúdo vem ocupando espaço cada vez mais maior nas estratégias de comunicação e sua produção, muitas vezes, é feita por times internos. Por outro lado, agências de publicidade e publishers no mundo todo também têm criado estúdios para produzir branded content. Leia Mais

Revelar o voto no ambiente de trabalho pode afetar a sua carreira?

Revelar o voto no ambiente de trabalho pode afetar a sua carreira

A pouco mais de uma semana das eleições, o clima está ficando cada vez mais árido. A tensão tomou conta das redes sociais. As polarizações políticas se acirraram e as pessoas defendem partidos e/ou candidatos avidamente, cada um com suas razões, argumentos e convicções sobre o que seria, em suas visões, um Brasil melhor. O problema é que junto com isso, intolerância, agressão verbal e comportamento violento acabaram ganhando espaço. Os sentimentos e emoções à flor da pele ultrapassam, por vezes, a racionalidade e o respeito. Em um momento delicado, especialistas dizem como lidar com opiniões divergentes e se revelar o voto no ambiente de trabalho pode atrapalhar a carreira.

Quatro especialistas foram consultados e afirmam que a liberdade para opinar varia conforme o ambiente de trabalho. É preciso levar em conta se a empresa dá margem para debates, se é um local mais rígido, se existe mais flexibilidade e pluralidade de ideias, como são as pessoas que trabalham com você e, inclusive, como você reage com opiniões diferentes. Leia Mais

Facebook denuncia matérias sobre falha de segurança na rede social como spam

Facebook denuncia matérias sobre falha de segurança na rede social como spam

A pós revelar a descoberta de uma falha de segurança que afetou 50 milhões de contas em todo o mundo, o Facebook voltou ao centro das atenções nesta sexta-feira, 28. Mas com um agravante: além do incidente em si, a rede social não está permitindo que usuários publiquem em seu feed algumas matérias sobre o assunto.

Na tarde desta sexta-feira, o repórter Brian Fung, do The Washington Post, reportou em sua conta no Twitter que não conseguia compartilhar com seus amigos a notícia do jornal inglês The Guardian sobre o assunto. Leia Mais

Pesquisa mostra que os jovens brasileiros são os mais pessimistas com o futuro do país

 jovens brasileiros são os mais pessimistas com o futuro do país

Praticamente quatro entre cada dez (38%) crianças e jovens brasileiros estão pessimistas com o futuro do país. É o maior percentual entre 15 países avaliados em um estudo da Ipsos para a Bill & Melinda Gates Foundation, somente igualado pelos franceses, e bem acima do observado na juventude de países como México (19%), Índia (7%) e China (4%).

O levantamento questionou tanto crianças e jovens (entre 12 e 24 anos) quanto adultos sobre as expectativas para o futuro — não apenas em relação ao próprio país, mas também sobre o mundo como um todo. Considerando apenas os adultos, a “taxa de pessimismo” brasileira sobe para 45%, mas fica abaixo da vista na Alemanha (48%), Grã Bretanha (50%) e França (61%). Leia Mais

Mercado de bebidas à base de maconha pode chegar a US$ 600 milhões

Mercado de bebidas à base de maconha pode chegar a US$ 600 milhões

As bebidas com infusões derivadas de compostos da maconha poderiam aumentar até se tornarem um mercado de US$ 600 milhões nos EUA nos próximos quatro anos, superando o crescimento de outras categorias de produtos de cannabis no varejo.

Em nota, Bobby Burleson, analista da Cannacord Genuity, diz que essas bebidas com CBD (Canabidiol) e THC (tetra-hidrocarbinol, principal componente ativo da maconha) poderiam aumentar para conquistar cerca de 20% do mercado americano de produtos comestíveis a base de maconha até 2022, contra 6% vendidos atualmente.

Segundo ele, é uma oportunidade na qual fabricantes de cerveja e refrigerantes estão ansiosos para participar. A Constellation Bbrands, matriz da cerveja Corona, se tornou o maior acionista da Canopy Growth Corp no início deste ano, enquanto a Molson Coors Canada formou uma empresa conjunta com a Hexo Corp. Além disso, a Coca-Cola disse que está explorando a ideia. Leia Mais

Como excluir URLs de preenchimento automático dos buscadores

Como excluir URLs de preenchimento automático dos buscadores

A maior parte das pessoas faz muitas pesquisas online. Com isso, a função de preenchimento automático na barra de endereços é preenchida com URLs e sites visitados que nunca mais serão visitados. É fácil apagar todos os URLs, mas excluir apenas alguns não é tão fácil assim. Confira como fazer isso em diferentes buscadores:

Chrome

Para excluir um único URL sugerido automaticamente, basta digitar o endereço como faria normalmente. Em seguida, quando a sugestão de preenchimento automático indesejado aparecer, usar as teclas de seta do teclado para destacar a sugestão no menu suspenso abaixo da barra de endereço. Finalmente, pressionar Shift-Delete para deletá-la. Leia Mais

Animais também sofrem com enxaqueca?

Animais também sofrem com enxaqueca

Três em cada dez adultos já reclamaram de enxaqueca. O dado é da OMS (Organização Mundial da Saúde), que coloca a doença como a sexta mais incapacitante no mundo. Ela também está ligada a casos de ansiedade e de depressão em seres humanos.

Mas e os animais? Eles sofrem de enxaqueca?

Não é possível responder essa pergunta com um simples “sim” ou “não”, já que há pouquíssima pesquisa científica sobre o assunto.

Quais são os sintomas?

A enxaqueca é um tipo de cefaleia –termo médico para designar a dor de cabeça. Costuma se caracterizar por dor latejante recorrente, normalmente em um lado da cabeça, e pode vir acompanhada de náusea, vômito, indisposição, tontura e intolerância a luz e sons. Leia Mais

Jornalista é atacada na web após ser confundida com repórter

Jornalista é atacada na web após ser confundida com repórter

A jornalista Marina Dias, que trabalha na Revista Encontro, do grupo Diário Associados, há seis anos, foi vítima de ataques cibernéticos a partir madrugada da última quarta-feira (26/09). Ela é homônima da repórter da Folha de S. Paulo que é uma das co-autoras de uma reportagem sobre o candidato à presidência Jair Bolsonaro divulgada ontem no Uol e no site do jornal. A matéria afirma que a ex-mulher de Bolsonaro teria sofrido, em 2011, ameaça de morte por parte do capitão do Exército reformado.

Uma série de perfis divulgaram a foto e diversos dados pessoais de Marina Dias, associando-a à reportagem da Folha. “Acordei com uma mensagem de um amigo me avisando do que tinha acontecido. Fiquei atônita”, diz Marina. “Ele me enviou vários prints de tuítes com minha foto e xingamentos. Quando fui ver até meus dados pessoais, e-mail e telefones estavam na rede”. Leia Mais

O crescimento da energia limpa pode alimentar um dos setores industriais mais sujos do mundo

O crescimento da energia limpa pode alimentar um dos setores industriais mais sujos do mundo

Uma das ironias da transição para a energia limpa é que teremos que minerar muita porcaria da Terra para fazer isso. De maneira similar aos nossos computadores e celulares, turbinas eólicas e painéis solares são dispositivos de alta tecnologia, cuja produção também demanda um punhado de metais e minerais espalhados por toda a tabela periódica — e por todo o planeta também.

Isso inclui elementos que, hoje, vêm de partes do mundo com governos instáveis ou onde a fiscalização precária leva à exploração de mão de obra e à violência. Um relatório recente alerta que a transição para a energia limpa pode fomentar novos conflitos pela mineração de minerais raros, cobalto, lítio e uma série de outras matérias-primas muito necessárias, a menos que as empresas e os governos tomem medidas proativas para evitar que isso aconteça.

Muitos desses materiais serão difíceis de substituir em larga escala. Nós precisamos de metais de terras raras, por exemplo, para produzir os poderosos ímãs das turbinas eólicas modernas, enquanto a alta densidade de energia do lítio para baterias o torna a escolha preferida para montadoras de veículos elétricos. Até aperfeiçoarmos a reciclagem desses minerais, a principal opção continua sendo minerá-los. Leia Mais

Emirates vai construir a maior fazenda vertical do mundo em Dubai

Emirates vai construir a maior fazenda vertical do mundo em Dubai

A divisão de catering da Emirates vai levar, em parceria com a Crop One Holdings, a maior fazenda vertical do mundo para servir os passageiros desta e outras companhias aéreas no aeroporto de Dubai. A iniciativa provém de uma joint venture com investimento de US$ 40 milhões que será dividido entre ambas as partes, com o prédio ficando bem próximo do terminal aéreo.

Serão 12 mil metros quadrados de área para plantar alimentos como alface e tomate, que serão orgânicos, com a promessa de quase três toneladas produzidas diariamente. Além de economizar espaço, a fazenda vertical permitirá reduzir em 99% o volume de água utilizado nas plantações, com o uso de sistemas hidropônicos.

A construção começará em novembro deste ano, segundo comunicado oficial divulgado pelas empresas, e deve durar cerca de um ano. Especializada em fazendas verticais, a Crop One será, após a conclusão do empreendimento, a maior operadora de projetos desse tipo, com 5,3 toneladas de alimentos produzidas todos os dias. Leia Mais

Conheça a cerveja à base de mandioca

Conheça a cerveja à base de mandioca

Após diversificar seu portfólio para atender a faixas de renda específicas — das populares Brahma e Skol às sofisticadas Colorado e Wals —, a Ambev agora investe na segmentação geográfica. A empresa lançou a “Nossa”, uma cerveja feita à base de mandioca que será comercializada exclusivamente em Pernambuco.

A marca tem no rótulo as cores do estado pernambucano, e deve apostar nessa identidade e local para ganhar espaço junto às classes de menor poder aquisitivo. Mais dois aspectos contribuem para essa imagem regionalizada e também para a manutenção do preço baixo: a produção local, na região de Araripina, e o ingrediente base, que permite uma mistura mais barata de cereais não maltados.

“A marca enaltece o conceito de ser pernambucano por meio de três pilares: o engajamento social; o desenvolvimento da economia local; e a valorização da gastronomia e da cultura”, ressalta o pernambucano Ricardo Melo, vice-presidente de vendas da Ambev. Leia Mais

Herdeiro do Itaú investe em startup de saúde de atendimento personalizado

Herdeiro do Itaú investe em startup de saúde de atendimento personalizado“Eu não costumo investir em startups de saúde”, afirmou José Luiz Setúbal, médico pediatra do hospital Sabará, criador da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, um dos braços assistenciais do hospital — além de um dos acionistas do banco Itaú. Para ele, regulamentação existente no Brasil torna o setor pouco atraente a investidores. Mas, a pedido de um amigo, há dois ou três meses foi conhecer a startup Amparo Saúde.

“A minha ideia inicial era ouvi-los e não investir, mas eles me convenceram”, diz. O motivo dessa mudança foi a proposta da Amparo em oferecer um centro de saúde por assinatura, no qual o paciente teria um atendimento individualizado, a preços extremamente baixos. Leia Mais

A revolução sustentável tem a mesma velocidade da revolução digital?

“O contexto dos negócios está mudando e precisamos nos adaptar às novas condições”, afirma Al Gore, ex-vice-presidente e ex-candidato à Presidência dos Estados Unidos. Depois de 12 anos do lançamento de seu documentário Uma Verdade Inconveniente, o ativista continua a levantar a bandeira a favor da sustentabilidade e do meio ambiente. Al Gore esteve nesta manhã no palco da Dreamforce, conferência anual da empresa do Vale do Silício Salesforce. Em sua fala, exibiu evidências dos efeitos nefastos das mudanças climáticas para a população mundial — e ressaltou que esse momento de transição traz oportunidades de negócios que atingem a casa dos trilhões de dólares.

“O crescimento deve ser redefinido como crescimento sustentável”, defendeu no palco. Na opinião de Al Gore, parte do problema ao se enfrentar questões como a da sustentabilidade é que o pensamento humano ainda é pautado por resultados de curto prazo: “Os recursos nos quais confiamos no passado criaram problemas inesperados que precisam ser resolvidos”. Leia Mais

Aprenda o que é lead e transforme potenciais clientes em fiéis compradores

Aprenda o que é lead e transforme potenciais clientes em fiéis compradores

Um Lead no Marketing Digital, é um potencial consumidor da sua marca, do seu produto ou serviço que demonstrou interesse em consumir.

Mas como esse interesse é demonstrado?

Geralmente, isso acontece através do preenchimento de dados por parte do usuário em um formulário de e-mail para receber uma oferta (Ex. e-book) ou uma assinatura de newsletter.

Após cadastro, o lead (cliente em potencial) passa a fazer parte do funil de vendas daquela empresa e é trabalhado pela equipe de marketing e vendas em esforços conjuntos no sentido do fechamento do negócio.

Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo. Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço. Leia Mais

McDonald’s elimina aromatizantes e conservantes de sanduíches

Big Ma

A rede de lanchonetes McDonald’s divulgou que vai retirar aromatizantes, corantes ou conservantes artificiais dos sanduíches vendidos nos Estados Unidos, incluindo seu carro-chefe: o Big Mac.

O anúncio foi feito pela rede na quarta-feira (26/09). De acordo com a empresa, somente as rodelas de pepino continuarão a ter conservantes, mas os consumidores poderão retirá-las se assim desejarem.

Ainda segundo o McDonald’s, a mudança nos processos de produção será implantada nos 14 mil restaurantes americanos da rede. O objetivo da empresa é estar alinhada com a onda de consumo mais saudável nos Estados Unidos, já que a população do país está cada vez mais preocupada com a origem dos alimentos e a qualidade dos produtos. Leia Mais

Vírus bancário no Google Play rouba senhas na Europa

Vírus bancário no Google Play rouba senhas na Europa

O especialista em segurança Lukas Stefanko, da fabricante de antivírus Eset, descobriu que um programa de gravação de chamadas para celulares Android, cadastrado no Google Play, tentava roubar senhas bancárias, interceptando torpedos SMS e controlando o que o usuário via na tela.

O app QRecorder alcançou a marca de 10 mil downloads e teria gerado um prejuízo de 10.900 euros (cerca de R$ 50 mil).

De acordo com Stefanko, não foi possível determinar exatamente quais bancos estavam na mira do programa. No entanto, a lista deve ter incluído instituições financeiras da Alemanha, da República Tcheca e da Polônia. Leia Mais

BNDES muda regra e pessoas físicas podem investir em energia solar

BNDES muda regra e pessoas físicas podem investir em energia solar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou mudanças no Programa Fundo Clima. A partir de agora, no subprograma Máquinas e Equipamentos Eficientes, pessoas físicas terão acesso a financiamentos para a instalação de sistemas de aquecimento solar e sistemas de cogeração (placas fotovoltaicas, aerogeradores, geradores a biogás e equipamentos necessários). Trata-se de mais uma ação do BNDES para incentivar o cidadão brasileiro a investir em sustentabilidade e economia de energia. Os recursos poderão ser contratados em operações indiretas somente por meio de bancos públicos.

Economia – A implantação de sistemas de geração de energia solar permitirá aos consumidores reduzirem gastos com a conta de luz, já que passarão a comprar menos energia da concessionária e poderão, dependendo de sua região, fazer até uma conta corrente de energia vendendo o excedente para a distribuidora. Além disso, a geração distribuída traz um benefício para o sistema elétrico, já que conta com vários pontos de geração espalhados por residências e comércio, reduzindo o risco de interrupção do fornecimento de energia Leia Mais

Cubo mágico robótico se resolve sozinho

Ele não vai bater nenhum recorde mundial, claro. Mesmo assim, este cubo mágico robótico recheado de eletrônicos e pequenos motores é mais impressionante do que ver alguém resolver o quebra-cabeça em alguns segundos. Por quê? Simples, porque ele consegue se resolver sem nenhuma ajuda. Tudo que ele precisa é que um humano embaralhe as cores.

O responsável por essa criação é um hacker japonês de hardware, conhecido como “Human Controller“. Ele tem as exatas dimensões de um cubo qualquer, desses que você tenta resolver, não consegue, fica bravo e joga na parede. Mas, felizmente, alguém deu um jeito de facilitar a nossa vida com um robô. Leia Mais

Novo cartão do Nubank vai permitir pagar sem tocar na maquininha

Novo cartão do Nubank vai permitir pagar sem tocar na maquininha

O cartão de crédito Nubank está com um visual novo, mais limpo. A companhia preparou um evento nesta quinta-feira (27/09) para apresentar a nova aparência para jornalistas.

A tonalidade do roxo mudou, o posicionamento dos elementos também, mas a novidade mesmo é que ele ganhou a tecnologia contactless – ou seja, você não precisará passá-lo na maquininha; basta encostar e depois inserir a senha. É praticamente a mesma coisa que pagar via celular, com Android Pay, Apple Pay ou Samsung Pay.

Nem todas as maquininhas são compatíveis com a tecnologia, mas, segundo a empresa, a maioria delas já oferece suporte ao contactless.

Outro objetivo com o redesenho do cartão foi torná-lo mais “compartilhável”. Muitos usuários do Nubank recebem o cartão e compartilham uma foto nas redes sociais, às vezes não escondendo a informação mais sensível: o número. Isso fazia com que a empresa bloqueasse muitos cartões. Leia Mais

O desafio de se aposentar em um Brasil cada vez mais velho

O desafio de se aposentar em um Brasil cada vez mais velho

O envelhecimento da população brasileira que ameaça a sustentabilidade do atual sistema previdenciário está fazendo cada vez mais gente repensar estratégias para se preparar para o futuro. Segundo estimativa do economista Rogério Nagamine, pesquisador do Ipea, hoje, o país já tem dois contribuintes para cada beneficiário do sistema de aposentadorias e pensões. Em 2040, se nenhuma reforma for feita, essa proporção chegará a um para um.

Em 2050, o Brasil terá mais beneficiários que contribuintes. Esse quadro tende a intensificar um movimento observado nos últimos anos: a busca por planos de previdência complementar. Em cinco anos, as reservas nesse tipo de investimento mais que dobraram, de acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). Leia Mais

O maior desafio do Google é a voz

O maior desafio do Google é a voz

Berthier Ribeiro-Neto, 58, comanda o centro de engenharia do Google na América Latina. Há 12 anos na empresa, lidera um time de cerca de 130 engenheiros que desenvolvem soluções globais para o mecanismo de busca.

Primeiro funcionário do Google no país, teve sua startup de busca, a Akwan, adquirida pela gigante em 2005.

​Nesta quinta-feira (27/09), o Google completa 20 anos. Berthier diz que grande parte do esforço da engenharia hoje está na melhoria e do serviço de voz. O país é o terceiro mais ativo no uso do Google Assistente em dispositivos móveis –e 50% das buscas hoje são em celulares. Leia Mais

Morre aos 82 anos Joaquim Roriz, ex-governador do DF

Morre aos 82 anos Joaquim Roriz

Afastado há cerca de oito anos dos holofotes políticos, o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, 82, morreu nesta quinta-feira (27), em decorrência de problemas de saúde que vinha enfrentando há alguns anos.

Era diabético e estava internado com um quadro de pneumonia. Um infarto piorou seu estado nas últimas horas.

Tendo iniciado a vida política nos anos 1960, Roriz comandou o executivo da capital federal por quatro vezes, em uma longeva carreira política marcada pelo populismo, escândalos e um antagonismo ferrenho com o PT.

Curiosamente, Roriz foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Luziânia, cidade goiana do entorno de Brasília, mas logo rompeu com a legenda. Leia Mais

Cresce o mercado de vendas pelo Whatsapp

Cresce o mercado de vendas pelo Whatsapp

Você já usa o aplicativo Whatsapp em seu negócio? Seja para SAC, agendamento, relacionamento, assuntos internos, grupos corporativos, não importa, a ferramenta ultrapassa barreiras e encurta distâncias no mundo empresarial. Por isso eu preparei para vocês uma série de sacadas para aumentar os seus lucros, leia a seguir minhas 5 dicas para vender pelo Whatsapp de forma eficaz e eficiente.

Recentemente o Whatsapp divulgou o seu número de usuários e espantou o mundo, chegando a bagatela de 1 bilhão de contas ativas, incrível, não é? Resumindo, uma em cada sete pessoas no planeta usa o Whatsapp.

Basicamente o aplicativo substituiu de vez os SMS, sendo a opção ideal para relacionamento mobile. Desse bilhão de pessoas, cerca de 10% dos usuários estão no Brasil, ou seja, 100 milhões de pessoas. Leia Mais

China fecha mais de 4 mil sites e contas on-line

China fecha mais de 4 mil sites e contas on-line

A China fechou recentemente mais de 4 mil sites e contas on-line em uma campanha contra informações “nocivos” (“harmful”, em inglês). As informações são da Reuters.

Segundo a própria agência do governo chinês, a Xinhua, essa campanha teve como alvo conteúdos de ficção publicados on-line que pudessem espalhar valores considerados impróprios, vulgaridade e obscenidade – além de publicações que violassem direitos autorais. A BBC destaca ainda que a campanha teria como alvos também plataformas que oferecem e-books gratuitos.

A iniciativa, aponta a Reuters, teve início em maio e durou cerca de três meses. Neste período, as autoridades chinesas atacaram 120 violações e determinaram que 230 empresas corrigissem irregularidades. Leia Mais

Fraudes com cartão de crédito nas transações por celular disparam no Brasil

Fraudes com cartão de crédito nas transações por celular disparam no Brasil

O número de fraudes envolvendo cartões de crédito em transações pelo celular tem aumentado no país. Segundo levantamento do laboratório de cibersegurança da Psafe, entre janeiro e agosto deste ano já foram detectados mais de 6,7 milhões de golpes envolvendo bancos ou cartão de crédito no ambiente mobile. Ao todo, são 3,6 fraudes por minuto.

Ao todo, foram detectados 920 mil golpes na internet com o objetivo de roubar dados financeiros de consumidores para clonar cartões de crédito neste ano. Os meses de junho e julho tiveram os maiores registros, com 343,5 mil e 388 mil respectivamente. Os menores índices foram registrados em março (10 mil ataques) e abril (6,5 mil ataques). Neste ano, já foram identificadas 5,8 milhões tentativas de golpes a bancos.

Especialistas da PSafe apontam que não é ser possível determinar a motivação dos golpes. No entanto, o laboratório avalia que os dados variam de acordo com a sazonalidade e “criatividade” dos hackers. O aumento nos casos de golpes registrados nos meses de junho e julho podem estar associados ao período de férias escolares, em que as famílias costumam viajar mais e, consequentemente, usar mais o cartão de crédito. Leia Mais

BNDES terá crédito para energia limpa voltado a empresas e pessoa física

BNDES terá crédito para energia limpa voltado a empresas e pessoa física

O BNDES vai lançar na quinta-feira um programa de fomento à geração de energia solar e eólica, disse à Reuters uma fonte próxima às discussões, em um programa com recursos “bilionários” para empresas e pessoas físicas.

O anúncio vem em meio a uma busca do presidente Michel Temer por uma agenda positiva às vésperas da eleição de 7 de outubro. O presidente inclusive deverá participar do lançamento do programa no BNDES, adicionou a fonte, que falou sob a condição de anonimato.

O anúncio do banco deverá envolver duas linhas de crédito para energia solar e eólica, com uma delas voltada a financiar a compra de equipamentos de geração renovável por parte de pessoas físicas e microempresas e outra linha para empresas maiores. Leia Mais

A Índia será a terceira maior economia do mundo

A Índia será a terceira maior economia do mundo

Segundo país mais populoso do planeta, a Índia está perto de se tornar a terceira maior economia do mundo, ultrapassando Japão e Alemanha. É o que diz um estudo divulgado pela HSBC Holding Plc.

Em 2017, a Índia ultrapassou a França e ascendeu ao sexto lugar entre as maiores economias mundiais em 2017, segundo dados do Banco Mundial.

O relatório, que analisou 75 países, mostra a China perto de se tornar a maior potência mundial. Projeções sugerem que o produto interno bruto do país chegue a US$ 26 trilhões em 2030 — hoje, está em US$ 14,1 trilhões.

O envelhecimento médio da população pode ser um dos fatores para o rápido crescimento econômico da China. Enquanto o Japão cria mecanismos para incentivar a maternidade e combater o envelhecimento rápido da população, a Índia tem um grande número de jovens. O desafio do país é promover o crescimento rápido da economia e gerar quantidade de empregos suficiente para a população. Leia Mais

Vendi a privacidade de meus usuários

Brian Acton

Com uma simples decisão, em setembro do ano passado, Brian Acton deixou para trás US$ 850 milhões. Cofundador do WhatsApp, Acton deixava o Facebook antes do período que lhe garantiria ficar com o máximo possível de ações da rede social, segundo acordo firmado entre ele e Mark Zuckerberg. Pouco mais de três anos antes, o Facebook havia anunciado ter comprado o WhatsApp em um acordo de US$ 22 bilhões.

Depois de quase um ano da saída de Acton do Facebook, o fundador de um dos aplicativos mais populares do mundo falou à Forbes sobre o episódio e sua relação com o alto escalão da companhia, mais precisamente, com Mark Zuckeberg, CEO e cofundador do Facebook, e Sheryl Sandberg, chefe de operações da companhia e número 2 da empresa. À publicação norte-americana, Acton disse ter uma visão diferente daquela do Facebook sobre como monetizar o produto. “No final das contas, eu vendi minha empresa”, afirmou Acton à Forbes. “Eu vendi a privacidade de meus usuários por mais benefícios. Eu fiz uma escolha e um acordo. E vivo com isso todos os dias. Leia Mais

Ibope: Bolsonaro tem 27%; Haddad, 21%; Ciro, 12%; Alckmin, 8%; e Marina, 6%

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa ao Palácio do Planalto com 27% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta quarta-feira (26). Em seguida, aparecem Fernando Haddad (PT), com 21%, e Ciro Gomes (PDT), com 12%.

Geraldo Alckmin (PSDB) tem 8% e Marina Silva (Rede), 6% da preferência dos entrevistados, respectivamente. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro e Alckmin estão tecnicamente empatados no limite dela. O tucano também empata com Marina dentro da margem de erro.

João Amoêdo (Novo) somou 3%, Alvaro Dias (Podemos), 2%, Henrique Meirelles (MDB), 2%, e Guilherme Boulos (PSOL), 1%. Os que declararam voto em branco e nulo são 11%. Os que não souberam ou não responderam são 7%. Leia Mais

Como o Instagram se tornou uma potência cultural

Como o Instagram se tornou uma potência cultural

Quando Justin Bieber fez seu primeiro post no Instagram, em 2011, ele não buscou seduzir sua legião de fãs com um selfie que o mostrava sem camisa, ou com o resultado de uma sessão fotográfica cuidadosamente planejada.

Só queria se queixar do trânsito em Los Angeles.

Fora de foco. Cenário corriqueiro. Nada de artístico. Pouco importa. Eram os primeiros dias do Instagram, antes que os smartphones contassem com câmeras capazes de produzir imagens de qualidade mais alta do que os instantâneos do passado.

A maioria das celebridades, algumas das quais têm dezenas de milhões de seguidores, agora se preocupa muito mais com aquilo que coloca na plataforma. O Instagram tem posição central em sua imagem pública. O mesmo vale para adolescentes que só querem parecer cool, e para todo mundo mais. Leia Mais

Conheça a incrível criança-robô que sangra, grita e simula dor

Ele não apenas parece uma criança, como também se comporta como tal. “Quero minha mãe!”. “Quero ir para casa!”, grita ele desesperado, em uma cama de hospital. Tem pulsação. Chora, sangra e pode até sofrer uma parada cardíaca.

Mas não é um ser vivo. Pediatric Hal é o nome de um robô que está levando o realismo na Medicina a outro nível.

O robô foi desenvolvido para que estudantes de pediatria e médicos profissionais pratiquem vários tipos de procedimentos.

A companhia por detrás do Pediatric Hal chama-se Gaumard Scientific, é sediada em Miami, nos EUA, e começou a desenvolver tecnologia para a Medicina durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com a empresa, Pediatric Hal é o “simulador de pacientes pediátricos mais avançado do mundo”. Leia Mais

Agora só vai ser ‘Dukin’

Dunkin' Donuts

A Dunkin’ Donuts, rede de fast food especializada em pães doces recheados, muitas vezes em formato de rosquinha, tradicionais nos Estados Unidos, vai mudar de nome, passando a se chamar simplesmente ‘Dunkin’. A mudança, anunciada na terça-feira em comunicado da empresa, faz parte dos planos do novo CEO, Dave Hoffman, de levar bebidas e refeições de café da manhã para os cardápios da rede.

“A nova marca transmite o foco da empresa em servir um ótimo café da manhã com rapidez, ao mesmo tempo em que retém suas conhecidas cores rosa e laranja e as letras da logomarca”, disse a empresa, em nota. Leia Mais

O futuro do open office

O futuro do open office

Andi Owen é CEO da Herman Miller, na sede da empresan não tem vidros, não tem sala especial, tudo está acessível a qualquer funcionário. Com exceção de duas bolsas e uma pilha de papéis, há poucos objetos pessoais. Talvez porque, neste caso, Andi chegou ao comando da empresa há apenas 2 meses.

Mas a questão a ser discutida vai além da aparente simplicidade de Andi. Desde 2013, a Herman Miller vem medindo quanto tempo cada funcionário gasta em sua mesa, utiliza as salas de reunião e se movimenta pelos espaços comuns. Com os dados recolhidos, a empresa reformulou a sua sede, que já era um escritório open office (plano aberto), estabelecendo um conceito chamado de Living Office.

Por trás dele, está a ideia de que nem todo mundo funciona em um plano privado – como também não são todos que gostam de trabalhar apenas em “mesões compartilhados”. Leia Mais

50 trabalhos freelancer com alta demanda

50 trabalhos freelancer com alta demanda

A plataforma especializada em mercado para autônomos Freelancer.com divulgou o ranking dos trabalhos que mais cresceram no segundo trimestre de 2018 – chamado de Quarterly Freelancer Fast 50. Foram analisados mais de 530 mil jobs postados no site para determinar os 50 com mais alta demanda.

Entre eles, os ligados a Web Development dominaram a lista. No entanto, uma surpresa: as oportunidades para as habilidades de engenheiros também estão com alta demanda no mercado autônomo, com Engenharia, Engenharia Mecânica e Elétrica figurando entre os 50 listados.

O objetivo do relatório Fast 50, que é divulgado trimestralmente, segundo a realizadora, é que os freelancers consigam preparar suas carreiras de acordo com as demandas de empresas de todo o mundo. Além disso, oferecer aos empreendedores informações sobre as tendências promissoras do mercado online – e da Gig Economy (“Economia sob demanda”), em geral. Leia Mais

Reconhecimento facial ganha comércio

Reconhecimento facial ganha comércio

O restaurante CaliBurger é um exemplo da maneira pela qual o reconhecimento facial começa a deixar o campo dos aplicativos de segurança —onde é usado para identificar bandidos ou destravar smartphones —e chegar ao ramo do varejo convencional, e a outras áreas do comércio.

Companhias de aviação planejam facilitar as viagens dos passageiros permitindo que embarquem bagagens e cuidem de outras tarefas por meio de selfies. Cadeias de varejo pretendem enviar um vendedor para atender um cliente caso uma câmera leia sua expressão facial e o identifique como irritado.

A tecnologia, no entanto, enfrenta um grande obstáculo: a preocupação dos consumidores. Leia Mais

Poderosa fibra emagrecedora garante queima de gordura em tempo recorde

Poderosa fibra emagrecedora garante queima de gordura em tempo recorde

A fibra é derivada de uma rara planta do mediterrâneo chamada Plantago Ovata. E desde sua aprovação pela Anvisa está fazendo sucesso entre celebridades acima do peso.

Nessa semana viralizou na internet um vídeo que mostrava como uma poderosa fibra comercializada nos Estados Unidos e na Europa funcionava no organismo, absorvendo gordura e colesterol com a formação de um “gel” composto por essa fibra, chamada Psyllium Husk, um ingrediente raro encontrado no mediterrâneo.

Fomos até um especialista, para verificar se se tratava de uma verdade, afinal vemos a quantidade de produtos para emagrecer que não funcionam de forma simples. Conversamos com um nutricionista, que nos informou que a recente aprovação da Anvisa para esse composto, se deu por conta de milhares de pedidos de industrias farmacêuticas que conheciam o poder desse ingrediente natural. Leia Mais

Estação em Marte pode ficar pronta em 2028

Marte da SpaceX

O projeto de estação espacial em Marte da SpaceX, Mars Base Alpha, teve suas primeiras imagens divulgadas por Elon Musk. Segundo o CEO, o projeto deve ficar pronto até 2028.

Os anúncios foram feitos em sua conta no Twitter. Além da estação, Musk publicou uma imagem do Big Falcon Rocket (BFR). O foguete está programado para dar uma volta na Lua em 2023 e terá o bilionário japonês Yusaku Maezawa como seu primeiro “turista espacial”.

Em resposta à imagem da estação, um usuário perguntou quando poderíamos ver fotos reais do projeto. “Provavelmente 2028, para uma base ser construída”, respondeu Musk. Em outro tweet, o bilionário divulgou um arquivo onde diz que “em Marte precisaríamos de uma nova moeda”, sugerindo que esta deve ser criptografada. Mais detalhes, segundo o texto, devem ser discutidos em um evento. Leia Mais

Alcoólicos Anônimos lança aplicativo

Alcoólicos Anônimos

Como parte das comemorações dos 70 anos dos Alcoólicos Anônimos (AA) no Brasil, o grupo lançou um aplicativo para celulares. O objetivo é facilitar o acesso a informações como horário e local de encontros e divulgar as bases e preceitos da entidade. Tudo disponível gratuitamente em português, inglês e espanhol para os sistemas Android e IOS, digitando Alcoólicos Anônimos no Google Play e na App Store.

O AA é formado por diversos grupos que se reúnem para compartilhar experiências sobre como ajudar as pessoas que querem parar de beber e como manter sóbrios os que já deixaram o álcool de lado. “São reuniões de ajuda mútua, nos encontramos trocando experiências. Aqueles que estão há mais tempo passando a experiência de como conseguiram parar de beber, reorganizar a sua vida e buscar novos horizontes”, explicou Raul, que faz parte do grupo há 22 anos. Leia Mais

Poluição do ar é debate no mundo inteiro

Poluição do ar é debate no mundo inteiro

A OMS realiza, entre 20 de outubro e 1º de novembro, em Genebra, na Suíça, o primeiro congresso global sobre poluição do ar, para debater as recomendações aos 193 países-membros visando melhorar o meio ambiente.

Para preparar a participação brasileira no congresso, o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), Carlos Bocuhy, também conselheiro do Conama, fez hoje, 25, exposição na OMS, com novas recomendações que permitam melhorar as políticas públicas para a qualidade de ar no País.Segundo Bocuhy, o Brasil ainda conta com padrões de controle da poluição de 1990, extremamente defasados frente ao conhecimento médico-científico atual.

Ele também defende que é necessário melhorar a forma de orientação dada pela OMS aos países-membros de modo a provocar mudanças efetivas.“As recomendações da OMS, embora sejam fundamentais, infelizmente deixam em aberto um grande espaço subjetivo sobre a implementação nos países menos desenvolvidos”, diz Bocuhy. Leia Mais

Movimento #EleNão, cresce e recebe apoio de famosos

Movimento #EleNão, cresce e recebe apoio de famosos

Após a cantora Daniela Mercury dar início a um novo movimento contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, desafiando a colega Anitta a se manifestar a favor da hashtag #EleNão, o movimento ganhou força entre as artistas , inclusive entre as globais.

Nathália Dill, Sophie Charlotte, Leticia Sabatella e Letícia Colin foram algumas da primeiras atrizes da Rede Globo que aderiram ao movimento. Elas postaram vídeos nesta segunda-feira 24 em suas redes sociais do Instagram, justificando o porquê de não votarem no ex-militar, convidando a todos a participarem dos atos contra Bolsonaro, marcados para o próximo sábado, 29, em várias cidades do País, e desafiando outras colegas do mundo artístico a gravarem um vídeo em apoio a hashtag #EleNão. Leia Mais

Zara testa novas formas de fazer você gastar mais dinheiro

Zara testa novas formas de fazer você gastar mais dinheiro

As lojas da varejista espanhola Zara têm uma estética idêntica em qualquer um dos 96 países nos quais estão presentes, como o Brasil. Existem variações locais, é claro – com casacos ganhando mais destaque em localidades mais frias, por exemplo. Mas o padrão é seguido rigorosamente pela marca – e constantemente testado e moldado. É o que mostra uma reportagem do site Business Insider, que visitou lojas “secretas” que a rede mantém na Espanha. O objetivo dos testes é estimular as compras.

Uma equipe de arquitetos e especialistas em “merchandising visual” trabalha em tempo integral na sede da Zara, na Espanha, para projetar e aprimorar todos os detalhes da loja. Isso inclui a decoração, a cor das lâmpadas, a música tocada nas lojas e o posicionamento exato das roupas. Leia Mais

Siemens lança primeiro bonde autônomo do mundo na Alemanha

Siemens lança primeiro bonde autônomo do mundo na Alemanha

Radares e câmeras servem como “olhos digitais”, ao registrar imagens dos arredores. Computadores interpretam e avaliam, com algoritmos, milhões de informações por segundo. E o principal: passam da percepção à reação mais rapidamente que um humano. Todos esses elementos descrevem o funcionamento do bonde autônomo inaugurado pela Siemens em Potsdam, na Alemanha – o primeiro do mundo. Metrôs autônomos são relativamente comuns — a Linha Amarela de São Paulo tem carros sem condutor —, mas o desafio é maior quando carros e pedestres podem cruzar os trilhos.

O bonde autônomo é equipado com múltiplos radares a laser e sensores de câmeras. Assim, o bonde filma tanto a sua estrutura como os seus arredores durante cada jornada, tornando possível uma reação aos sinais da via e uma resposta a perigos mais rápida do que a de um ser humano, segundo reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian. Leia Mais

Uber: já não ganho mais o que ganhava…

Uber: já não ganho mais o que ganhava

A plicativos de transporte de pessoas e encomendas parecem não ser tão viáveis para os motoristas quanto 5 anos atrás, quando foram lançados pelo mundo.

Um estudo realizado pelo Instituto JPMorgan Chase aponta que condutores de aplicativos, como Uber, faturaram 53% menos em 2017 do que em 2013. A média mensal de pagamentos caiu de US$ 1.469 (R$ 6.011) para US$ 783 (R$ 3.204).

Enquanto isso, pessoas que trabalham com aplicativos de compartilhamento de imóveis, entre eles Airbnb, Turo e Parklee, que permitem alugar ativos como casa, carro ou estacionamento, viram suas rendas subirem 69%, para US$ 1.736 (R$ 7.104), em média. Leia Mais

Como o “material do futuro” pode ajudar pessoas a enxergar de novo

retinas artificiais

Apontado como “material do futuro” e considerado uma aposta para a evolução da bateria dos smartphones, o grafeno teve agora mais um potencial descoberto pela ciência. Pesquisadores utilizaram o material para criar retinas artificiais – o que pode vir a ser a solução para milhões de pessoas com problemas de visão.

A retina é a parte do olho responsável por formar as imagens e convertê-las em impulsos que podem ser interpretados pelo cérebro – em outras palavras, é responsável pela visão. Uma vez afetada, pode fazer a pessoa perder esse sentido.

As retinas artificiais foram uma das soluções desenvolvidas para corrigir o problema. O que temos hoje, porém, não é o ideal, segundo uma reportagem publicada pelo Fórum Econômico Mundial. Por serem rígidas e planas, resultam em imagens borradas e distorcidas, além de poderem causar danos aos olhos. Leia Mais