Empresas de tecnologia serão responsabilizadas por ‘Fake news’

Empresas de tecnologia como o Facebook devem ser responsabilizadas por material “ofensivo e enganoso” em seus sites e pagar um imposto para que as redes possam ser reguladas, disseram legisladores britânicos, alertando que uma crise na democracia pode estar a caminho por causa do mau uso dos dados pessoais dos usuários.

O Facebook tem se tornado crescentemente o centro das atenções de uma investigação sobre notícias falsas no comitê de mídia do Parlamento, depois que dados de 87 milhões de usuários foram impropriamente acessados pela consultoria britânica Cambridge Analytica.

Executivos do Facebook disseram na quarta-feira que suas margens de lucro cairão por vários anos devido ao custo para aumentar a privacidade dos usuários e ao menor ritmo do uso de propaganda em seus principais mercados.

As notícias derrubaram o valor de mercado da empresa em mais de US$ 120 bilhões. Ao mesmo tempo, a companhia enfrenta a discussão de medidas regulatórias na Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Europeia.

Leia Mais

Segurança: Novo sistema ajuda proteger seu smartphone

Na cidade de São Paulo são furtados 3 celulares por hora, segundo o Site Onde Fui Roubado. A informação oficial é um pouco diferente. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, em 2017 foram registrados 72 mil boletins de ocorrências sobre furtos de celular.

Existem muitas empresas que oferecem seguro para os aparelhos, o que atrai donos de smartphones mais caros. Porém, muitos não sabem que nem sempre estão 100% protegidos. As apólices muitas vezes não cobrem o furto simples, que é a maior parte das ocorrências – quando a vítima está, por exemplo, andando na rua e pegam o aparelho sem que ela perceba. Mesmo com seguro, o consumidor acaba ficando na mão.

Para deixar essa relação mais transparente, os empreendedores Igor Mascarenhas e Lucas Prado fundaram a Pier, uma startup que está criando uma rede de confiança para oferecer proteção smartphone.

É um sistema colaborativo, como uma vaquinha. Hoje, a startup tem cerca de 270 clientes que pagam uma mensalidade que varia de acordo com o modelo do aparelho e valor que irá receber caso o aparelho seja furtado ou roubado. Se alguém relata uma ocorrência, uma parte do valor arrecadado cobre a perda. Leia Mais

Brasileiro ajuda ONU com sua linguagem para robôs

Edson Prestes, professor especialista em robótica, liderou equipe responsável pela criação de uma linguagem de comunicação entre robôs.

Após estudar por mais de 20 anos como melhorar robôs e até criar uma linguagem para máquinas trocarem informações, o professor brasileiro Edson Prestes foi chamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para se unir a, entre outros, Jack Ma (bilionário e executivo-chefe do Alibaba), Melinda Gates (benfeitora à frente da Fundação Bill e Melinda Gates) e Vint Cerf (ícone da tecnologia e conselheiro do Google).

O objetivo do grupo é, ironicamente, traçar estratégias para o mundo lidar com as consequências do avanço da tecnologia, o que inclui temas bem familiares para ele, como o temor diante de máquinas inteligentes, seja sob a forma de “robôs assassinos”, que matam sem intervenção humana, ou de assistentes pessoais, que executam tarefas sozinhos e ameaçam empregos mundo afora.

Ele foi convidado no começo de julho pelo António Guterrez, secretário-geral da ONU, para se unir a outros 20 expoentes do mundo da tecnologia. A missão é analisar as tecnologias existentes e como elas podem afetar a forma como vivemos.

Esse painel vai discutir tecnologia digital no seu amplo aspecto: de que forma a sociedade pode tirar proveitos dela, quais são os requisitos que a sociedade tem que atender, como ela tem de estar preparada para essa nova onda e quais são os possíveis problemas ou impactos para o futuro das pessoas Leia Mais

Marketing 3.0

Marketing 3.0

O mundo vem recentemente passando por períodos de mudanças rápidas e de dramáticas. Infelizmente, a recente crise financeira aumentou o nível de pobreza e desemprego, desdobramentos que hoje vêm sendo combatidos com pacotes de estímulo ao redor do mundo com o objetivo de restaurar a confiança e o crescimento econômico.

Além disso, as mudanças climáticas, o aumento da poluição desafiam os países a limitarem a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, ainda que isso imponha maior sobrecarga aos negócios. Além disso, os países considerados ricos hoje apresentam uma taxa de crescimento bem muito mais lenta, e o poder econômico está rapidamente passando às mãos de país es orientais com taxas de crescimento muito mais altas.

Finalmente, a tecnologia está mudando – do mundo mecânico para o mundo digital, Internet, computadores, celulares e redes sociais – e isso tem profundo impacto no comportamento de produtores e consumidores de produtos e serviços.

Esses e outros desafios exigirão que repensemos o marketing. O conceito de marketing pode ser visto como um contraponto ao de macroeconomia. Sempre que ocorrem mudanças no ambiente macroeconômico, o comportamento do consumidor muda, o que provoca mudança no marketing.

Ao longo dos últimos 60 anos, o marketing deixou de ser centrado no produto (Marketing 1.0) e passou a ser centrado no consumidor (Marketing 2.0). Hoje, vemos o marketing transformando-se mais uma vez, em resposta à nova dinâmica do meio. Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os consumidores, e para as questões humanas.

Finalmente chegamos na fase doMarketing 3.0 no qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano, e na qual a lucratividade tem como contrapeso a responsabilidade corporativa. Leia Mais

Era dos robôs está chegando e milhões de empregos desaparecerão

Mercado de trabalho nunca mais será o mesmo com a indústria 4.0

Professor de economia chama a atenção para os avanços tecnológicos que alteram de modo radical as perspectivas do mercado de trabalho. Empregos serão extintos em diversos setores, em um processo que afeta todas as classes.

Em breve um robô vai lhe entregar a pizza de domingo. Talvez seu condomínio não exija que você desça até a portaria para apanhá-la, pois não vão suspeitar que possa ser um assalto. Na Alemanha, esse serviço já está funcionando —e a pizzaria é uma rede que atua no Brasil.

Mas isso é pouco: logo essa pizza será resultado de um processo totalmente automatizado. Se você acha que esse cenário pertence à ficção, ou que vai demorar muitos anos até ele se tornar realidade, pesquise sobre a americana Zume Pizza. Situada no Vale do Silício, a casa entrega comida feita por robôs. E o pior é que os consumidores da Califórnia têm adorado a novidade.

Pior por quê? Porque é enorme a quantidade de empregos que será eliminada. Alguns poderão afirmar que esses postos de trabalho demandam baixa qualificação e que o importante é aumentar a produtividade ——no caso, a das pizzarias.

O argumento perde metade de sua força quando se sabe que, na mesma Califórnia da pizza robotizada, quem se envolve em problemas de trânsito não depende mais de advogados para apresentar recursos. Um dos maiores fabricantes de computadores criou um robô, baseado em inteligência artificial, capaz de elaborar petições para quem quiser recorrer de uma multa, por exemplo. O interessado não precisa dar um único telefonema, nem para o despachante, nem para o defensor. Leia Mais

Veja os filmes e séries que chegam a Netflix Brasil em agosto

A Netflix Brasil anunciou nesta semana que estreia em agosto na sua plataforma de streaming. Entre os destaques para as séries estão a quarta temporada de Better Call Saul, a segunda de Ozark e a estreia de (Des)encanto.

A partir do dia 7 de agosto, os assinantes poderão assistir aos novos episódios de Better Call Saul. Assim como nos anteriores, o spin-off de Breaking Bad terá um capítulo novo por semana no serviço de streaming.

Já a segunda temporada completa de Ozark, produção original do Netflix altamente recomendada para fãs de Breaking Bad, chega à plataforma no próximo dia 31 de agosto para encerrar bem o mês.

Setup Timeout Error:
Setup took longer than 30 seconds to complete.
Além disso, em 17 de agosto acontece a estreia de (Des)encanto, nova série animada do Netflix criada por ninguém menos do que Matt Groening, responsável pelos icônicos programas Os Simpsons e Futurama. Falando em animação, o Netflix recebe a ótima Wall-E em 1º de agosto e a divertida Pets – A Vida Secreta dos Bichos duas semanas depois, em 14 de agosto.

No dia 11 de agosto, é a vez da comédia Um Espião e Meio, com Kevin Hart e The Rock, chegar ao Netflix. Um pouco depois, nos dias 22 e 24, a plataforma vai incluir no seu catálogo, respectivamente, os thrillers Sicario: Terra de Ninguém e Rua Cloverfield, 10. Leia Mais

Reconhecimento facial deve ser regulamentado?

Reconhecimento facial deve ser regulamentado

O reconhecimento facial é um dos processos de identificação mais utilizados pelos seres humanos, pois permite identificar rapidamente qualquer pessoa e assim definir o tipo apropriado de interação com ela. Além de identificar, podemos perceber o estado emocional de uma pessoa apenas observando sua expressão facial.

Embora o reconhecimento facial seja uma tarefa simples para o ser humano, é extremamente complexo implementar esse processo em uma máquina, pois não sabemos, ao certo, como o cérebro humano realiza essa tarefa. O cérebro humano pode identificar corretamente uma pessoa a partir de sua imagem facial mesmo sobre as mais diversas condições, como variações de iluminação, observando apenas uma de suas características ou partes, e até mesmo com distorções ou deformações.

A eficiência de um sistema de reconhecimento facial pode ser medida pela porcentagem de acertos na identificação de pessoas sobre essas condições. Os sistemas de reconhecimento facial que existem atualmente não são seguros o suficiente para serem aplicados em larga escala, mas muitos avanços foram obtidos.

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para a criação de um sistema de reconhecimento facial. Descreveremos as técnicas utilizadas para a construção de um sistema de reconhecimento facial que, a partir de uma fotografia ou imagem de vídeo, seja capaz de extrair a imagem facial da pessoa e verificar se essa pessoa pertence ou não a uma base de dados com imagens faciais previamente construídas. Leia Mais

Entenda por que devemos embrulhar chaves automáticas do carro em papel alumínio

Entenda por que devemos embrulhar chaves automáticas do carro em papel alumínio

A mesma tecnologia que permite a você destrancar seu carro à distância também pode trazer  riscos de voc~e ser roubado

O problema realmente existe devido as chaves automáticas dos carros modernos estão constantemente emitindo sinais para eles e porque falhas em sistemas de criptografia nessas chaves –ou seja, nas técnicas usadas para proteger as informações– tornam a tecnologia vulnerável.

Especialistas alertam que os ladrões podem comprar chaves “virgens” e usá-las para replicar o código de acesso de um determinado veículo.

O risco da chave clonada

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, e da empresa de segurança alemã Kasper & Oswald, divulgaram um estudo em 2016 mostrando como essa tecnologia é suscetível à ação de criminosos e a clonagem das chaves é possível.

Falhas em sistemas de criptografia ou a criptografia com base em um algoritmo já bastante conhecido dos hackers, segundo eles, facilitam a clonagem e isso deixou milhões de veículos vulneráveis em todo o mundo

A Volkswagen era apontada no estudo como a montadora mais afetada pela falha de segurança. O problema existia porque a companhia usava um esquema de criptografia baseado em uma chave-mestre em vez de possuir uma base diferente para cada uma das chaves.

“Milhões de chaves usando os mesmos segredos – do ponto de vista da criptografia, é uma catástrofe”, analisou na época Timo Kasper, da Kasper & Oswald, em entrevista à BBC. Leia Mais

Tela ‘inquebrável’ da Samsung está perto de virar realidade

Tela 'inquebrável' da Samsung está perto de virar realidade

O sonho de ter um celular com uma tela inquebrável parece ser algo muito distante da realidade? As empresas pesquisam, fazem testes, lançam telas mais resistentes, mas nada ainda surgiu para nos ajudar quanto a isso.

Parece que a Samsung está cada vez mais perto de acabar com esse problema, principalmente para os mais desastrados.

A empresa anunciou na última quinta-feira (26/07) que conseguiu criar uma tela bem mais resistente e flexível para seus smartphones e que ela foi certificada pelo Underwriters Laboratories (UL), organização oficial de testes da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.

O grande diferencial é o fato da tela OLED ser coberta com um plástico fortificado, ao invés de vidro, capaz de resistir melhor a impactos consecutivos.

Nos testes, a tela da Samsung resistiu a 26 quedas consecutivas a partir de uma altura de 1,2 metros.

Ela foi submetida a mudanças bem drásticas de temperaturas e se mostrou resistente dentro do intervalo de -32º C e 71º C.

“Mesmo em um teste de queda de 1,8m —significativamente maior que o padrão militar dos EUA— o painel inquebrável operou normalmente, sem sinais de danos”, descreveu a Samsung em seu comunicado para a imprensa. 

Leia Mais

Conheça o time de jogadores de videogame formado por idosos

Conheça o time de jogadores de videogame formado por idosos

Um time de jogadores suecos de videogame vem atraindo milhares de seguidores no Twitch, plataforma online usada para a transmissão ao vivo de partidas de games. A faixa etária média do grupo, formado por aposentados, é de 67 anos –os mais velhos têm 75 anos.

Eles respondem pelo nome de “Silver Snipers“e foram uma das atrações no festival digital internacional Dreamhack, que aconteceu em junho, em Jönköping, na Suécia. Viajaram vários quilômetros até Jönköping para jogar Counter Strike: Global Offensive (CSGO) –um dos jogos de videogame mais populares do mundo– diante de uma plateia imensa.

O grupo é integrado por Oivind Toverud, conhecido no circuito como Windy (Ventania, em tradução livre), Abbe Drakborg, ou Birdie (Passarinho), Inger Grotteblad, ou Trigger Finger (Rápido no Gatilho), Per-Arne Indefors, ou Young Gun (Arma Jovem) e Monica Indefors, ou Teen Slayer (Matadora Adolescente).

ENCONTRO DE GERAÇÕES

O cenário é uma mistura de centro de convenções com danceteria – grandes ambientes escuros, ao som de house music. De vez em quando, flashes de luz rompem a escuridão. Vários palcos encontram-se distribuídos pelas salas. Atrás deles, há telas imensas.

Reunidos em frente aos palcos, estão grupos de jovens –a maioria, do sexo masculino. A idade máxima dos presentes não passa dos vinte e poucos anos. “Essa moçada jovem adora a gente”, diz Inger. “Por onde andávamos (no Dreamhack), eles pediam para tirar foto. ‘Por favor, podemos tirar uma foto com vocês? Vocês são tão incríveis, adoramos vocês’. Me senti uma estrela!”, completa. Leia Mais

Nova técnica promete ampliar capacidade dos HDs atuais em 1.000x

A Universidade de Alberta, no Canadá, divulgou na segunda-feira (23) que seus cientistas desenvolveram a melhor SSD –sigla para memória de estado sólido, sucessora dos HDs dos computadores comuns– já criada. Esta poderá, em breve, ultrapassar em mil vezes as capacidades dos discos rígidos atuais.

A pesquisa foi conduzida a partir de uma missão: obter mais memória em menos espaço. O caminho para fazer isso passou por meticulosos avanços em nanotecnologia.

Essa nova memória regravável de escala atômica remove ou substitui rapidamente os átomos individualmente, permitindo a criação de uma memória pequena, estável e densa.

Essas memórias conseguem a capacidade máxima de 138 terabytes em um quadrado de uma polegada. Nesta densidade, a memória permite escrever cada letra do alfabeto (de forma binária) em um nanômetro.

Isso equivale a escrever 350 mil letras em um grão de arroz. Outro exemplo foi colocar as primeiras 24 notas do tema de “Super Mario” manipulando 62 átomos. O vídeo abaixo mostra isso. Leia Mais

Initial Coin Offering você sabe o que é?

Initial Coin Offering

ICO é meio não regulamentado pelo qual os fundos são criados para um novo empreendimento em criptomoeda. Uma oferta inicial de moedas é usada por startups para evitar o rigoroso e regulamentado processo de captação de capital exigido por investidores de risco ou bancos.

As ICOs são semelhantes aos IPOs e crowdfunding. Como nas IPOs, uma participação da startup ou da empresa é vendida para arrecadar dinheiro para as operações da entidade durante uma campanha ICO. No entanto, enquanto os IPOs lidam com investidores, as ICOs lidam com entusiastas que estão interessados em investir em um novo projeto, como em um evento de crowdfunding. Mas as ICOs diferem do crowdfunding. Nas ICOs, os patrocinadores são motivados por um retorno prospectivo em seus investimentos, enquanto, no crowdfunding, os fundos arrecadados são basicamente doações. Por estas razões, as ICOs são referidas como crowdsales.

O modelo é uma espécie de vaquinha on-line, ou crowdfunding, mas o diferencial aqui é que a captação de recursos acontece antes mesmo de o projeto começar.

Para tanto, aquele que detém a ideia a publica em fóruns de cripomoedas juntamente com detalhes do projeto, como metas, cronograma, desenvolvimento, equipe, experiência do time e no que moeda que será criada difere, ou até complementa, as demais. Geralmente, os fundos são coletados em moedas virtuais e os empreendedores dispostos a fazer um ICO estruturam uma companhia e anunciam a disposição de vender sua moeda. Leia Mais

Fora Zuckerberg – Acionistas pedem sua saída após o Facebook perder bilhões na bolsa

 Acionistas pedem sua saída após o Facebook perder bilhões na bolsa

O Facebook e seu presidente-executivo, Mark Zuckerberg, foram processados nesta sexta-feira no que pode ser o primeiro de muitos processos sobre o anúncio feito pela empresa de queda de lucro futuro, que reduziu o valor de mercado da rede social em cerca de US$ 120 bilhões.

O processo foi aberto pelo acionista James Kacouris, em Manhattan, que acusou o Facebook, Zuckerberg e o vice-presidente financeiro, David Wehner, de fazerem comentários ilusórios ou não terem revelado anteriormente informações sobre desaceleração no crescimento da receita, queda das margens operacionais e recuos na base de usuários ativos.

A semana não tem sido das melhores para o CEO do Facebook Mark Zuckerberg. As ações da empresa chegaram a cair cerca de 20% nesta quinta-feia (26) após o anúncio do resultado financeiro do último trimestre encerrado em junho. Apesar dos aumentos significativos na receita (42%) e lucro (31%), a revelação de que o ritmo de crescimento da companhia ficará mais lento repercutiu negativamente – e imediatamente. A empresa perdeu cerca de US$ 120 bilhões em valor de mercado.

Com esse balanço negativo, a fortuna do cofundador da rede social encolheu mais de US$ 15 bilhões. Segundo ranking das pessoas mais ricas o mundo da revista Forbes, Zuckerberg caiu de 4º para 6º lugar na lista. Seu patrimônio foi de US$ 82,5 bilhões para US$ 67,1 bilhões, calculou a revista – uma queda de quase 20%. Leia Mais

Twitter também despenca na bolsa

As ações do Twitter despencaram nas operações antes da abertura do mercado após a empresa afirmar que perdeu usuários no segundo trimestre deste ano.

A rede social fechou o período com 335 milhões de usuários mensais, 1 milhão a menos do que o registrado nos três primeiros meses do ano, principalmente nos Estados Unidos.

O maior rival do Facebook –cujas ações despencaram quase 20% nesta quinta-feira (27/07) após a rede divulgar receita abaixo do esperado– disse que a decisão de penalizar usuários mal comportados tinha valido a pena, embora mensalmente o uso da rede social tenha caído.

A empresa não revelou o número de usuários diários.

O Twitter tem estado sob a pressão de reguladores em vários países para eliminar discursos de ódio, conteúdo abusivo e desinformação, bem como proteger melhor dados dos usuários e aumentar a transparência nos gastos com propaganda política, além de combater contas falsas e robôs usados para manipular a plataforma.

A empresa de mídia social aumentou as exclusões e suspensões de contas nos últimos meses, dizendo que essa era uma razão pela qual o número de usuários mensais diminuiu.

Analistas esperavam um ganho de 1 milhão de usuários, e os resultados podem ampliar as preocupações de que o Twitter não tem uma clara estratégia para aumentar o uso e a receita juntos.

O presidente-executivo Jack Dorsey disse que o número de usuários diários cresceu 11% em comparação com um ano atrás, acrescentando que isso mostrou que abordar “comportamentos problemáticos” estava transformando o serviço. Leia Mais

Motorista da Uber passará receber como taxista

A Uber aprimorou seu sistema de pagamentos a motoristas no Brasil a um molde que se assemelha ao do taxímetro. Para o passageiro, nada muda, só que para quem dirige com o aplicativo a mudança pode ser positiva, em especial nas cidades que sofrem com trânsito pesado.

Anteriormente, os motoristas que usavam o aplicativo eram remunerados com um valor pré-estabelecido no momento que a corrida foi confirmada – azar o dele se um congestionamento se formou pela frente ou se a nova rota sugerida pelo Waze era mais longa. Agora, tanto o tempo quanto a quilometragem de cada viagem serão calculados de forma independente, o que pode resultar em uma remuneração mais gorda no final.

A empresa deu como exemplo uma viagem que, com o sistema de preço antecipado, previa um trajeto de 5 km e 15 minutos. Se a viagem levar 5,5 km e 20 minutos, o motorista receberá pelo tempo e distância percorridos. O mesmo vale se a viagem for mais curta e rápida – ou seja, menos dinheiro.

O multiplicador de preço dinâmico e o preço mínimo da viagem permanecem como mecanismos aplicáveis aos usuários e motoristas. Leia Mais

Facebook desaba por onda de pessimismo

Facebook desaba por onda de pessimismo

As ações do Facebook desabaram quase 20% nesta quinta-feira (26/07) e levaram a empresa a registrar a maior queda diária em valor de mercado da história dos Estados Unidos. Os papéis foram afetados pelo resultado financeiro da companhia e pelas previsões para os próximos meses, que frustraram os investidores.

É a primeira vez que uma empresa perde mais de US$ 100 bilhões em valor de mercado.

Os investidores reagiram mal após o Facebook informar que sua margem de lucro cairá pelos próximos anos devido aos custos para melhorar a privacidade.

As ações do Facebook recuaram 18,96% na Nasdaq, um tombo que reduziu o valor de mercado da companhia na bolsa em cerca de US$ 120 bilhões, o equivalente ao Produto Interno Bruto (PIB) da Angola (US$ 119,43 bilhões) ou quase quatro vezes o valor de mercado da rival Twitter.

Com o resultado desta quinta-feira, o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, sofreu uma perda de cerca de US$ 16 bilhões em seu patrimônio, destaca a agência Reuters. O valor é equivalente à fortuna da 81ª pessoa mais rica do mundo, o empresário japonês Takemitsu Takizaki, segundo ranking da revista Forbes.

Aumento de custos
Na véspera, o Facebook anunciou um lucro líquido 31% maior no segundo trimestre, de US$ 5,1 bilhões, enquanto a receita subiu 42%, para US$ 13,2 bilhões. Por outro lado, a gigante da internet alertou para a desaceleração no crescimento de suas receitas no 2º semestre. Leia Mais

Investir em tecnologia para reduzir custos

Investir em tecnologia para reduzir custos

Suportar o aumento dos custos assistenciais em saúde é um desafio do mundo inteiro. Em 2030, segundo o IEES (Instituto de Estudos da Saúde Suplementar), eles terão crescido 272% na comparação com 2014. No Canadá, um estudo do TD Bank em conjunto com o governo provincial de Ontário de 2010 projetou que, se mantida a diferença entre crescimento de custos assistenciais e arrecadação, em 2030 a saúde comprometerá 80% do orçamento total daquela província.

De acordo com André Martins Neto, professor da FGV/Isae e painelista do EncontrosFolha, a curva ascendente de custos da saúde tem como causas principais o envelhecimento da população, mudanças de estilo de vida nas últimas décadas, incorporação de novas tecnologias que habitualmente são complementares e não substitutivas e maior pressão popular por assistência financiada pelo Estado.

Ele afirma que o desafio comum é “dobrar” essa curva. E, para isso, acredita ser necessário, entre outras medidas, investir maciçamente em TI (Tecnologia da Informação) para coletar e compilar dados de modo a construir indicadores que indiquem como devem ser alocados os recursos. Gerar competição por desempenho entre os provedores de serviços de saúde é outra sugestão. “Atualmente, os usuários têm acesso aos serviços listados pelas operadoras, que por sua vez listam hospitais e clínicas baseados em preços. Melhor seria se o critério fosse desempenho, no qual os usuários escolhem livremente, baseados em indicadores como taxa de complicações, infecção hospitalar e tempo de internamento divulgados compulsoriamente”, afirma. Leia Mais

Neymar é excluído da lista dos dez melhores do mundo

Neymar é excluído da lista dos dez melhores do mundo

A perseguição a Neymar continua, agora com o anuncio na última terça-feira dos dez candidatos ao prêmio The Best, de melhor jogador da última temporada. A lista exclui Neymar. Parte da imprensa brasileira europeizada já arruma argumentos para justificar suposto “acerto” da FIFA, como que o craque ficou lesionado por três meses e saiu com a imagem desgastada após a Copa do Mundo. No entanto, os craques que sequer conseguiram fazer suas seleções passarem com crédito pela segunda fase da Copa, a dupla Cristiano Ronaldo (Portugal) e Lionel Messi (Argentina) seguem bem cotados para arrebatarem o prêmio de melhor do mundo.

Pode ser óbvio que por todas estas pressões que sofreu Neymar nos últimos meses, o craque brasileiro não conquistaria mais uma vez o prêmio de melhor do Mundo, no entanto, é uma enorme provocação contra o craque e o futebol brasileiro, Neymar não figurar entre os dez melhores do mundo.

Sua temporada até a contusão no futebol francês era excelente, chegou aos 26 gols em 24 partidas, média de 1,08 gols por partida, média superior à de Messi e Cristiano Ronaldo. Até mesmo Sallah (Egito) que mostrou toda sua categoria na Europa, se contundiu após entrada criminosa de Sérgio Ramos na final da Champions League, ficou mais de dois meses parado e saiu da Copa na primeira fase, com apenas uma partida.

Além do português e do argentino, que vêm dominando a eleição desde 2008, estão na lista Kevin de Bruyne, Antoine Griezmann, Eden Hazard, Harry Kane, Kylian Mbappé, Luka Modric e Raphäel Varane. Leia Mais

Nova lei de proteção de dados causa polêmica

Nova lei de proteção de dados causa polêmica

O Brasil deve ganhar em breve uma lei de proteção de dados pessoais, que dará aos brasileiros maior controle sobre suas informações pessoais: antes de pedir RG, CPF, nome do pai e da mãe, ele terá que ser informado sobre quem vai usar esses dados, para que vai usar e de que forma. A legislação também cria uma espécie de “xerife da proteção dos dados”. Porém, esse órgão, responsável por vigiar se governo e empresas estão andando na linha, enfrenta restrições internas do governo e é sério candidato a ser vetado pelo presidente Michel Temer.

Batizado de Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o órgão poderá aplicar sanções a quem estiver infringindo a lei de dados – a mais pesada delas é multa de até 2% do faturamento, desde que não seja superior a R$ 50 milhões. Só que ele também é o ponto de maior discussão do projeto de lei aprovado pelo Senado no último dia de 10 de julho.

Vetar ou não vetar?

Os argumentos para vetar a ANPD não são relacionados com a atuação do órgão e, sim, baseados em prerrogativas legais.

O mais forte deles é exposto por Marco Cesar de Oliveira Pinto, da área de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil

A ANPD é o ponto mais polêmico da lei, apesar de, no governo, todos os detalhes estarem sendo discutidos. Existem opiniões jurídicas de que o texto da inclusão da autoridade é inconstitucional. Nesse sentido, seria um veto quase que de ofício para preservar a constitucionalidade Leia Mais

Dropbox – Dois caras, um sonho e bilhões

Dropbox - Dois caras, um sonho e bilhões

Em 2007, o então jovem de 24 anos estava desesperado para obter um financiamento para concretizar sua ideia de iniciar um negócio de armazenamento de dados.

Um dos financiadores de maior prestígio do Vale do Silício – o Y Combinator – estava disposto a apostar em Houston e no Dropbox, mas havia um problema: exigiam que ele conseguisse um parceiro de negócios.

Obstáculo para o sucesso

O argumento era de que as novas empresas têm muito mais chances de sucesso se tiverem mais de um fundador, mais de uma pessoa para tomar decisões e lidar com a carga de trabalho.

O problema de Houston era que, por diversos motivos, nenhum de seus amigos podia embarcar no negócio. Então, ele teve apenas duas semanas para encontrar um completo estranho para se tornar seu cofundador.

“Foi como receber um e-mail do reitor de admissões de sua faculdade favorita, mas o prazo para inscrição era nas próximas duas semanas e você precisa se casar naquele tempo, não apenas ter um encontro”, diz ele.

Houston conseguiu – depois de uma conversa de duas horas – convencer um estudante de 22 anos chamado Arash Ferdowsi a deixar a universidade e se juntar a ele. Ferdowsi era amigo de um amigo, mas ele e Houston nunca tinham se encontrado antes.

Isso foi há 11 anos. Hoje, a sede do Dropbox, em São Francisco (EUA), está avaliada em mais de US$ 12 bilhões (cerca de R$ 46,2 bilhões), enquanto o patrimônio líquido de Houston é calculado em US$ 3 bilhões (R$ 11,5 bilhões) e o de Ferdowsi em US$ 1,3 bilhão (R$ 5 bilhões). Leia Mais

Até que ponto o reconhecimento facial do Facebook vale a pena?

Até que ponto o reconhecimento facial do Facebook vale a pena

O Ministério Público do Distrito Federal abriu um inquérito para apurar se a adoção de tecnologia de reconhecimento facial pelo Facebook está amparada na lei ou se é ilegal. Este tipo de recurso técnico vem sendo utilizado pela plataforma e em diversos outros locais, e agora é oferecido a lojistas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Antes, o Facebook permitia que as pessoas marcassem a si e outros em fotos. Desde o fim de 2017, passou a utilizar sistemas de reconhecimento facial que identificavam pessoas nas fotos independentemente de qualquer solicitação destas.

A empresa justificou que a ferramenta tinha como objetivo aumentar a segurança do usuário ao permitir que ele monitorasse imagens publicadas onde ele aparece.

Mas a Comissão de Proteção de Dados Pessoais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) quer avaliar se tal prática é permitida por lei. O órgão considera que a face é um dado biométrico sensível.

O promotor responsável pelo inquérito, Frederico Meinberg, destaca entre suas preocupações o fato de as tecnologias de reconhecimento conseguirem atualmente, inclusive, gerar informações sobre as pessoas, como sua orientação sexual. Leia Mais

O que vai mudar com a 5G

O que vai mudar com a 5G

A 5ª geração de internet móvel, 5G, pode ser lançada no ano que vem em alguns países. E promete velocidade de download 10 a 20 vezes mais rápida do que temos hoje.

Mas que diferença a nova tecnologia vai fazer, de fato, em nossas vidas? Vamos precisar comprar um telefone novo? Vai resolver o problema da falta de sinal para quem vive em áreas remotas?

A BBC analisa o impacto que o 5G pode ter e responde algumas questões básicas sobre o tema.

O que é exatamente o 5G?

É a próxima geração de rede de internet móvel, que promete velocidade de download e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

Trata-se de utilizar melhor o espectro de rádio e permitir que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo.

O que vai nos permitir fazer?

“O que quer que façamos agora com nossos smartphones, poderemos fazer mais rápido e melhor”, diz Ian Fogg, da OpenSignal, empresa de análise de dados móveis.

“Pense em óculos para realidade aumentada, realidade virtual móvel, vídeos com qualidade muito superior, a internet das coisas tornando as cidades mais inteligentes.”

“Mas o que é realmente empolgante são todos os serviços novos que serão criados e que não podemos prever”, acrescenta.

Imagine uma profusão de drones contribuindo com missões de busca e salvamento, avaliação de incêndios e monitoramento de tráfego, todos se comunicando sem fio uns com os outros e com bases terrestres por meio de redes 5G. Leia Mais

Computador é coisa do passado – Brasileiros só acessam a internet pelo celular

Computador é coisa do passado - Brasileiros só acessam a internet pelo celular

Computador é coisa do passado. Pela primeira vez na história, mais brasileiros usam internet exclusivamente no celular. É o que apontou o último TIC Domicíilios, pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

O levantamento apurou que 49% dos usuários de internet brasileiros navegam pela rede em seus smartphones. A proporção foi inédita na série histórica do estudo, que em sua edição anterior apurou que 51% das pessoas que acessavam a web no Brasil usavam tanto celular quanto PC – essa proporção caiu para 47% na versão mais recente da pesquisa (os outros 4% usam internet apenas no computador).

Mais de 23 mil pessoas foram consultadas em 350 cidades brasileiras entre novembro de 2017 e maio de 2018 para a realização do estudo, que também apontou uma grande disparidade de conexão das classes D/E para as classes A, B e C.

Apenas 42% dos membros da faixa mais pobre da população tiveram acesso à internet nos últimos três meses, em contraste a 67% da população total do país. O Brasil tem 120,7 milhões de conectados à web, número impulsionado pela população urbana, pois só 44% dos moradores da zona rural usam a internet.

O porcentual de domicílios conectados é menor do que o da população em geral: 61%. O número cai porque as residências das classes D/E têm 30% de acesso, enquanto as outras três estão acima dos 90%. No total, 42,1 milhões de casas do país usam a internet. Leia Mais

Imagens mostram frentista baleado em assalto na Zona Oeste do Rio




Um frentista foi baleado na cabeça por um homem que tentou assaltar um posto de gasolina na Avenida Brasil, altura de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. O crime foi na noite deste domingo (22/07) e foi registrado por uma câmera do estabelecimento. O frentista não corre risco de vida.

Às 21h20, um carro entra no posto e para bem ao lado da bomba. O frentista logo se aproxima, mas é rendido pelo bandido, que anuncia o assalto e lhe aponta uma arma. Na sequência, ordena a outro frentista que lhe entregue o dinheiro do caixa. Este não reage, mas acaba baleado.

O bandido foge, e os colegas se desesperam ao ver a vítima desacordada. Leia Mais

Amazon se aproxima da Apple em valor de mercado

Amazon se aproxima da Apple em valor de mercado

O valor de mercado da Amazon.com atingiu US$ 900 bilhões nesta quarta-feira (18) pela primeira vez, um marco importante em sua trajetória de 21 anos como uma companhia listada na Bolsa de Valores e que ameaça superar a Apple como joia mais valiosa de Wall Street.

Depois que Jeff Bezos fundou a empresa de venda de livros online em sua garagem em 1994, a Amazon sobreviveu à crise das empresas pontocom e expandiu-se em toda a indústria de varejo, alterando a forma como os consumidores compram produtos e desencadeando uma luta entre lojas físicas.

Após anunciar que vendeu mais de US$ 100 milhões em produtos durante a venda anual do Prime Day, o valor de mercado da Amazon atingiu US$ 902 bilhões.

As ações da Amazon subiram mais de 57% em 2018, com uma valorização de 123 mil% desde sua listagem na Nasdaq, em 1997. Um investidor que tivesse comprado uma única ação da Amazon por US$ 18 no IPO teria agora um investimento de mais de US$ 22,2 mil.

p>A Amazon, o serviço de streaming de vídeo Netflix e um punhado de empresas de tecnologia de peso pesado alimentaram a recuperação de Wall Street nos últimos anos e continuam sendo peças-chave dos portfólios dos gestores de portfólio.

A Apple superou a Exxon Mobil no fim de 2011 como a empresa dos EUA com o maior valor de mercado de ações. As ações da empresa fundada por Steve Jobs subiram 12% em 2018, elevando o valor do mercado de ações a US$ 935 bilhões.

A Amazon divulga seus resultados em 26 de julho e a Apple apresenta os seus 31 de julho.

A Amazon superou a Microsoft como terceira maior empresa dos EUA em valor de mercado em fevereiro.

Desde então, a Microsoft também foi superada pela Alphabet, dona do Google.

União Europeia multa Google por prática anticompetitiva

União Europeia multa Google por prática anticompetitiva

A União Europeia anunciou nesta quarta-feira (18/07) uma multa recorde à gigante de tecnologia americana Google. A Comissão Europeia, braço Executivo do bloco econômico, acusa a firma de abusar de sua posição dominante no mercado de celulares.

A multa, de € 4,3 bilhões (equivalente a R$ 19 bilhões), é quase o dobro dos € 2,4 bilhões (R$ 10,7 bilhões) cobrados em 2017 do Google por favorecer o seu próprio site de comparação de preços. É o valor mais alto já cobrado no mundo em casos de competição, segundo a Bloomberg, superando multas dadas pelos Estados Unidos e pela China no passado.

O dinheiro deve ser distribuído entre os Estados-membros da União Europeia, de acordo com o quanto contribuem ao orçamento do bloco.

O valor não abrirá um rombo nas contas da empresa, que tem uma reserva equivalente a quase R$ 400 bilhões. Mas, no contexto das ameaças de guerras comerciais entre o governo do presidente americano, Donald Trump, e a Europa, essa decisão motivará ainda mais atritos.

Um dos problemas do Google, segundo a União Europeia, é que essa empresa força os fabricantes de celular a pré-instalar seus serviços e aplicativos no sistema operacional Android, usado por mais de 80% dos smartphones do planeta. A firma não permite que os usuários usem o Google Play, sua loja de aplicativos, caso não instalem antes seu próprio sistema de buscas e navegador. Leia Mais

WhatsApp limita mensagens após notícias falsas que levaram a linchamentos


O WhatsApp anunciou que vai limitar o número de vezes em que mensagens trocadas por meio do aplicativo podem ser encaminhadas na Índia, como forma de coibir a disseminação de informações falsas em sua plataforma.

O anúncio foi feito depois que uma série de linchamentos de pessoas foi relacionada a mensagens que circularam em grupos do WhatsApp.

Na quinta-feira (19), o governo reemitiu um alerta à companhia de que poderia sofrer consequências jurídicas se continuasse sendo uma “espectadora muda” do que estava acontecendo.

Com mais de 200 milhões de usuários, a Índia é o maior mercado do aplicativo.

O WhatsApp disse que seus usuários indianos “encaminham mais mensagens, fotos e vídeos do que os de qualquer outro país do mundo”.

Grupos podem ter no máximo 256 pessoas. Muitas das mensagens que acredita-se terem sido o gatilho para os atos de violência foram encaminhadas para vários grupos que tinham mais de 100 membros cada.

Restrição ao volume de mensagens
Em seu site, a empresa anunciou que estava “lançando um teste para limitar o encaminhamento de mensagens que será aplicado a todos que usam o WhatsApp”.

Para usuários indianos, no entanto, a opção de encaminhamento será limitada ainda mais. Um porta-voz da companhia disse à BBC News que cada pessoa seria autorizada a encaminhar uma mensagem apenas cinco vezes.

No entanto, isso não impede que outros membros de um grupo encaminhem a mensagem para mais cinco conversas por conta própria.

O WhatsApp acrescentou que esperava que a medida diminuísse a frequência do repasse das mensagens. Leia Mais

Google Maps para motos vem chegando…

Google Maps para motos vem chegando

Pedestres, motoristas de carros, ciclistas e quem pega transporte público já conseguem traçar no Google Maps as melhores rotas de acordo com o meio de locomoção escolhido. Já os motociclistas, até agora fora dessa lista, podem começar a alimentar as esperanças: o Google começou a oferecer o recurso que sugere os melhores caminhos para motos em mais países nesta semana.

Se até agora, apenas a Índia contava com o serviço, nesta semana países e regiões do Sudeste asiático começaram a recebê-lo: Hong Kong, Indonésia, Malásia, Miamar, Filipinas, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã.

Como é voltada para motos, a navegação usa pontos de referência em vez de nomes de ruas e avenidas. Sai o “vire na rua tal”. Entra o “vire depois do hospital”.

Além disso, o caminho traçado é mostrado de tal forma no smartphone que os motociclistas podem olhá-lo e memorizar os trechos antes de começar a viagem.

Outra diferença é que o itinerário é traçado conforme as características de uma moto. O tempo até o destino é estimado conforme a velocidade média de uma moto, normalmente maior que a de carros. O caminho também pode ser mais curto, já que motociclista podem pegar atalhos por ruas estreitas. Leia Mais

Quer ficar invisível para escrever no WhatsApp

Truque deixa você invisível para escrever no WhatsApp – Flychat

Quer deixar ligada a confirmação de “mensagem lida” no WhatsApp, mas não quer mostrar que está lendo o que recebeu da família ou do crush? O app Flychat pode resolver isso para você. Disponível apenas para Android, o programa permite o envio e a leitura de mensagens de forma anônima, sem que você precise abrir o aplicativo.

Funciona da seguinte maneira: o Flychat lê suas notificações e as disponibiliza em uma bolha, tipo aquela que o Messenger abre na tela do Android. Clicando nela, você consegue ver o que te mandaram e responder naquele momento, sem que a outra pessoa receba aquele aviso de que você está “digitando”.

O Flychat não funciona só com o Messenger ou o WhatsApp, pelo contrário. Telegram, Skype, Slack, Hangouts e até Twitter são outros aplicativos que recebem os benefícios da invisibilidade, segundo promove a empresa – ela diz que 12 mensageiros funcionam com o serviço.

A gente testou com os que mais importam e os resultados foram mistos. Mais popular, o WhatsApp operou em sincronia com o app, sem alertar que eu estava digitando ou recebendo mensagens da pessoa com quem eu conversei.

Já o Messenger teve seus probleminhas: eu via as mensagens enviadas e conseguia respondê-las, mas o Flychat não permitia o envio de uma segunda mensagem. Um aviso de “ops, um erro aconteceu” impedia que eu continuasse a me comunicar. Tentei contorná-lo e não funcionou. Leia Mais

Por que o Facebook não para de entregar nossos dados?

Por que o Facebook não para de entregar nossos dados

Desde que explodiu o escândalo sobre o uso indevido de dados de 87 milhões usuários pela empresa britânica Cambridge Analytica, o Facebook apresentou uma série de mudanças na plataforma. Passou a divulgar ferramentas de controle de privacidade quase semanalmente, deu algumas explicações a parlamentares dos Estados Unidos e da Europa… Só faltou fazer um balanço público do que aconteceu com os apps que pegavam nossos dados e dos nossos amigos.

No fim de junho, por exemplo, o pesquisador Inti de Ceukelaire divulgou que o app de quiz NameTests apresentava uma falha de segurança que, se explorada por alguém com conhecimento técnico, poderia mostrar dados de usuários que fizeram o teste. Quer dizer, a dor de cabeça não parece ter fim.

A vice-presidente de comunicações do Facebook, Rachel Whetstone, revelou que a empresa investigou “alguns milhares de apps” e suspendeu “duas centenas”. Quem se recusou a ser auditado, foi banido.

“É importante lembrar o que dissemos: que iríamos olhar quais apps tiveram acesso a grandes volumes de dados, antes de mudarmos as regras, e auditar aqueles com sinais de uso abusivo”, falou. “Mas nós não temos poder legal para obrigar uma a auditoria.”

Segundo ela, os principais alvos do Facebook também ficaram de fora da investigação interna, mas por um pedido do governo britânico. Leia Mais

Startups que querem desenhar o futuro da mobilidade no Brasil

Startups que querem desenhar o futuro da mobilidade no Brasil

O que a Turbi, a Sami Energia, a Eletric Dreams On e a Zazcar têm em comum? Além de serem startups de base tecnológica, elas querem desenhar, e até mudar, o futuro da mobilidade urbana no Brasil. Essas empresas foram convidadas pela EDP Energias do Brasil, companhia privada do setor elétrico, para venderem suas ideias em um pitch de 20 minutos, entre uma parada e outra para abastecer um carro elétrico, na inauguração do maior corredor de recarga de veículos do tipo na América Latina. Confira abaixo a proposta de cada uma delas.

Eletric Dreams

A Eletric Dreams consumiu oito anos para desenvolver um sistema de veículo elétrico, o One (visto na foto acima), que funciona para entregas de produtos a pequena distância. O protótipo acaba de ser lançado, revelou Fábio Guillaumon, CEO e CTO da startup. A finalização do desenvolvimento do produto, no entanto, tem estimativa de investimento de R$ 1 milhão.

Segundo Guillaumon, o One pode ser usado para entregas em condomínios, pizza, restaurantes e supermercados, para citar apenas alguns exemplos, sendo uma alternativa mais barata e sustentável do que motos, carros e caminhões. “Para se ter uma ideia, o custo do One para cada 100 Km rodados é de R$ 0,20. Em motos, esse valor sobre para R$ 10 e em carros R$ 40”, apontou ele.

Todo o desenvolvimento do produto é nacional, reforçou o empreendedor, que tem sua empresa instalada no Parque Tecnológico de São José dos Campos há cinco anos. Leia Mais

Neymar vira game onde o jogador precisa ficar em pé

Neymar vira game onde o jogador precisa ficar em pé

No Brasil, quase tudo vira em meme —e os memes estão virando jogos. O estúdio PushStart lançou, nesta quinta (12), um game cujo principal objetivo é não deixar Neymar cair. O jogo faz referências às notícias sobre o exagero do atacante ao sofrer alguma falta, o que lhe rendeu apelidos como “Neycai”.

O “Neyboy Challenge” está disponível apenas na web. Para manter o brasileiro em pé, basta apertar as setas –esquerda e direita– no teclado, buscando o equilíbrio. A cada dez segundos de jogo, um personagem surge na tela para distrair o jogador. O primeiro é o técnico Tite, que aparece celebrando no canto esquerdo; aos 20 segundos, surge Messi —se conseguir passar disso, verá outros personagens.

A brincadeira, no entanto, não é exclusivamente com Neymar. Esse é o primeiro de uma série de games sobre Copa que devem ser lançados de maneira independente pela desenvolvedora.

Felipe Marlon, fundador da PushStart, disse que a intenção é criar uma retrospectiva dos acontecimentos marcantes de maneira lúdica e bem-humorada. “Assim como os jornais fazem charges do que aconteceu, transformamos os fatos mais relevantes em animações e games.”

O formato de newsgame, que une notícias com a dinâmica dos jogos, já foi utilizado pela empresa em 2016, quando lançaram o “Gringo Hero RIO 16”, um jogo que retomava os principais acontecimentos da Olimpíada do Rio. Leia Mais

Bitcoin despenca 70% seis meses após atingir pico de US$ 20 mil

Bitcoin despenca 70% seis meses após atingir pico de US$ 20 mil

A desconfiança do mercado financeiro fez o bitcoin derreter desde o fim do ano passado, quando chegou a ser vendido por US$ 20 mil, a maior cotação da história da criptomoeda. Desde dezembro de 2017, a moeda virtual beira os 70% de queda.

Enquanto a euforia de investidores contribuiu para levar o preço do bitcoin às alturas, o maior escrutínio de autoridades financeiras sobre levantamentos de capita com toda e qualquer moeda criptográfica ajuda a segurar o ânimo com a maior delas.

Soma-se ainda a desconfiança, levantada por acadêmicos e firmas de análise de mercado, de que a guinada do bitcoin foi sustentada artificialmente por um esquema quase tão complexo quanto as próprias moedas digitiais criado por uma das maiores “casas de câmbio” dessa área.

A valorização do bitcoin, que só no ano passado disparou mais de 1.000%, acendeu o sinal vermelho para a formação de uma bolha especulativa.

Se 2017 foi um ano de crescimento astronômico para o bitcoin, o mesmo não ocorre em 2018. Desde o começo do ano, a moeda virtual já caiu 54%. Na última sexta-feira (22), era negociada a US$ 6.198. Já em relação a dezembro do ano passado, quando atingiu os US$ 20 mil, a derrapada é ainda mais intensa: de 69%. Com o declínio, especialistas avaliam que a bolha possa ter estourado. Leia Mais

7 conselhos para atingir sua alta performance

7 conselhos para atingir sua alta performance
Antes de tudo, entenda o que é alta performance?

Segundo os dicionários, alta performance é atingir o seu potencial ao máximo e poder desfrutar de tudo que suas habilidades podem proporcionar. Ter alta performance implica produtividade e entrega de resultados. Gestão: A obsessão por métricas está matando a performance?

Fruto da minha própria experiência e vivência listei sete segredos da alta performance que compartilho aqui, para que você, leitor, possa desenvolver uma mente de alta performance.

São eles:

1 – Clareza nos objetivos

Você pode não saber para onde REALMENTE DESEJA ir, mas precisa definir com clareza para onde está indo. Procure sempre definir seu rumo e manter isso claro em sua mente. Você verá que vai chegar lá muito mais frequentemente e muito mais rápido.

2 – O poder do aqui e agora

É necessário ter consciência de seu momento e da sua presença física e temporal. Como saberemos se estamos presentes em determinadas situações, ou não? O meio mais simples para isso é perguntarmos:

Em quais níveis de presença emocional e física, estou neste exato momento?

Imagine uma escala de 1 a 10. Imaginou?

3- Motivação com disciplina

Motivação é aquela força interior que todos temos e que se modifica ao longo da vida, nos direcionando para os nossos objetivos.

Disciplina é capacidade do ser humano de se manter focado naquilo que é necessário para alcançar um objetivo traçado. Ou seja: a pessoa sabe o que precisa fazer e o faz com toda a dedicação até que sua meta seja alcançada.
Leia Mais

Robô Cheetah 3 mostra a evolução da robótica

O robô Cheetah 3, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), agora consegue subir escadas sem precisar “olhar” para os degraus, conforme mostra um novo vídeo divulgado pela instituição. Com isso, o Cheetah 3 se diferencia de outros robôs, como o SpotMini, da Boston Dynamics, que também consegue subir escadas, mas precisa usar câmeras para fazer isso.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do robô, o professor de engenharia mecânica do MIT, Sangbae Kim, destaca a importância do Cheetah 3 não depender apenas da visão para se locomover. “A visão pode ser ruidosa, levemente imprecisa, e algumas vezes indisponível, e se você depender muito da visão, o seu robô precisa ser muito preciso em posição e eventualmente ele será lento. Por isso queremos que o robô se baseie mais em informações táteis. Desta maneira, ele pode lidar com obstáculos inesperados enquanto se move rapidamente”, explica Sangbae. Leia Mais

Entenda como funcionam os aspiradores-robô alimentados com AI

Entenda como funcionam os aspiradores-robô alimentados com AI

Os aspiradores-robô estão na moda, mas eles ainda geram dúvidas como: “como o aspirador computadorizado sabe onde já limpou?”, “Como ele sabe quando terminou o serviço?” ou “Por que alguns parecem limpar de maneira ordenada, enquanto outros seguem um caminho desordenado?”. As respostas não são tão complicadas: existem, basicamente, duas maneiras de um robôzinho aspirador percorrer uma casa.

Para realmente limpar um cômodo, ele precisa mover-se livremente pelo espaço. Para isso, eles usam vários sensores que detectam obstáculos e outros perigos, medem até onde já andaram e descobrir novas áreas. Esses sensores ativam comportamentos programados que determinam como o robô responde.

Quais sensores um robô aspirador usa e como eles funcionam podem variar de acordo com o fabricante e modelo, mas estes são comuns a todos:

Sensores de obstáculos: Do ponto de vista aspirador com AI, a casa é uma pista de obstáculos com pernas de cadeira, mesas de centro, sofás, entre outros.

Sensores localizados instalados sobre ou perto dos pára-choques do aspirador permitem que ele passe por essas obstruções sem se tornar mais lento. Quando o amortecedor percebe um objeto, o sensor é acionado e o robô muda de rota até encontrar um caminho claro. A direção é determinada por onde o pára-choque faz contato. Se o robô for atingido do lado esquerdo, ele geralmente girará para a direita. Leia Mais

As melhores linguagens para desenvolver AI (Inteligência Artificial)

As melhores linguagens para desenvolver AI (Inteligência Artificial)

A inteligência artificial (AI) abre um mundo de possibilidades para desenvolvedores de aplicativos. Aproveitando o aprendizado de máquina ou o aprendizado profundo, o programador pode produzir perfis de usuário, personalização e recomendações muito melhores, além de incorporar uma pesquisa mais inteligente, uma interface de voz ou assistência inteligente.

Para isso, é preciso ter uma boa linguagem de programação, com bom desempenho em tempo de execução, bom suporte a ferramentas, grande comunidade de programadores e ecossistema saudável de pacotes de suporte.

Confira algumas dessas melhores linguagens de programação para desenvolvimento de AI:

1. Python

Embora existam alguns desafios sobre o Python, como a divisão massiva entre o Python 2.x e o Python 3.x, ou os cinco sistemas de empacotamento de maneiras diferentes, quem está fazendo um trabalho de AI quase certamente usará o Python em algum momento.

As bibliotecas disponíveis são praticamente únicas. O NumPy se tornou tão onipresente que é quase uma API padrão para operações de tensor e o Pandas traz os poderosos quadros de dados do R para o Python. Para o processamento de linguagem natural, há o NLTK e o SpaCy. Para aprendizado de máquina, existe o Scikit-learn. E quando se trata de aprendizagem profunda, todas as bibliotecas atuais (TensorFlow, PyTorch, Chainer, Apache MXNet, Theano, entre outros) são projetos feitos pioneiramente no Python.

Ou seja, o Python é a linguagem na vanguarda de pesquisa da AI, onde será possível encontrar a maioria das estruturas de aprendizado de máquina e aprendizagem profunda. Por esses motivos, o Phyton é o primeiro entre as linguagens de programação de AI. Leia Mais

5 dicas simples para garantir a proteção dos seus dados na internet

5 dicas simples para garantir a proteção dos seus dados na internet

Em tempos de uso pesado da tecnologia e de inúmeros dispositivos ligando nossos hábitos diários à internet, o tema proteção de dados pessoais e corporativos vem à tona sempre.

E talvez você não se dê conta de quão conectado ao mundo digital você está, principalmente pela dependência cada vez maior das inúmeras redes sociais. Do Facebook, Twitter ao Instagram, passando pelo WhatsApp, seus rastros digitais estão fragmentados por toda a web.

1 – Público ou privado?

Primeiro, para minimizar os riscos de acesso indevido e para uma maior proteção nas redes sociais, faça o seguinte: procure a opção “configurações” de sua rede social, geralmente o caminho é o mesmo para quase todas; após localizar essa opção, clique em “editar” e, assim, você poderá adequar o seu perfil de usuário, limitando o acesso às suas informações. Vale lembrar que, além dessa prática, é necessário tomar cuidado com exposição em demasia, excesso de fotos de familiares, de crianças, da casa. Leia Mais