Google, deve lançar táxi sem motorista no mês que vem

Google, deve lançar táxi sem motorista no mês que vem

Waymo, divisão de carros autônomos do Google, estaria planejando lançar um serviço comercial de táxis sem motorista no início de dezembro, de acordo com a Bloomberg. A estreia deve acontecer na cidade de Phoenix, no estado norte-americado do Arizona, onde a empresa, uma das subsidiárias da Alphabet, já opera uma frota de carros autônomos em fase de testes.

O serviço irá operar sob uma nova marca e deve competir diretamente com Uber e Lyft. Se confirmado, será um importante marco para os carros autônomos, com o primeiro serviço comercial de transportes sem motorista. Provavelmente, o lançamento será pequeno, com algumas centenas de pessoas autorizadas a usar o serviço inicialmente.

De acordo com a fonte da Bloomberg, alguns carros terão motoristas de segurança que poderão assumir o controle se necessário. A frota deve ser automatizada em 99,9% do tempo, de acordo com dados da Waymo enviados aos reguladores da Califórnia.

Google, deve lançar táxi sem motorista no mês que vem

A estratégia da Waymo é de “plantar sementes” de serviços de carros autônomos em diferentes áreas metropolitanas nos Estados Unidos e expandir gradualmente. O processo lento tem como objetivo evitar episódios de má experiência do usuário ou acidentes evitáveis. Assim, quando a Waymo se tornar um nome conhecido, assim como Lyft e Uber, a empresa espera já ter mapeado e testado grandes extensões de vias em detalhes.

A Waymo já possui uma frota circulando

A Waymo já possui uma frota circulando sem humanos na região metropolitana de Phoenix, no estado americano do Arizona. O próximo passo é testar a tecnologia com usuários comuns: eles poderão fazer viagens pela cidade, como uma espécie de Uber sem motorista.

Os carros da Waymo estão circulando sem nenhum humano no banco do motorista — até então, um funcionário ficava dentro do veículo para entrar em ação se alguma coisa desse errado. Já existem 100 vans Chrysler Pacifica na frota, e o número deve subir para 600 nos próximos meses.

Funciona assim: os moradores de Phoenix terão acesso a um aplicativo da Waymo; basta informar origem e destino, solicitar o veículo e… pronto. A empresa diz que os usuários poderão “se deslocar para o trabalho, levar as crianças para a escola ou voltar para casa depois da noitada”. É um concorrente direto do Uber, que trabalha em uma tecnologia semelhante (e está metido em uma briga com a Waymo).

O Ars Technica testou o táxi autônomo da Waymo em um ambiente controlado. Ele é parecido com um veículo convencional, com volante e pedais, com a diferença de que ninguém se senta no banco do motorista. Um painel no teto possui botões para iniciar a viagem, sair do carro (ele não para em lugares perigosos, como no meio de um cruzamento) ou pedir suporte.

Duas telas mostrarão em tempo real o que o carro da Waymo está “enxergando”, para que os usuários se sintam mais seguros. Elas exibirão um mapa em 3D, o tempo estimado de chegada e todos os objetos próximos ao carro, como pedestres, bicicletas, outros automóveis e mais.

Trata-se do primeiro produto comercial da Waymo. Inicialmente, o serviço estará disponível em uma pequena área de Phoenix, mas a ideia é expandi-lo para uma “região que seja maior que a Grande Londres” à medida que a frota de carros aumentar.