Ambev e Volkswagen completam fase de testes de caminhão elétrico

Ambev e Volkswagen completam fase de testes de caminhão elétrico

A Ambev e a Volkswagen anunciaram nesta terça-feira (13/11) o primeiro avanço de seu projeto conjunto que trará 1,6 mil caminhões elétricos para a frota parceira da cervejaria até 2023. As companhias concluíram a primeira fase de testes, iniciada em setembro, do primeiro caminhão elétrico para transporte de bebidas — veículo com zero emissão de carbono, micropartículas e óxidos de nitrogênio (NOx).

Com duração de 30 dias, a primeira fase de testes foi realizada na cidade de São Paulo. A escolha pela capital paulista foi feita por conta do desafio maior trazido pelo trânsito, conforme aponta o diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Guilherme Gaia.“Escolhemos a Zona Sul da cidade porque a região reúne todas as características para realmente testarmos o caminhão elétrico. Queríamos testá-lo na vida real – colocando o veículo para subir e descer rampas, parar diversas vezes, assim como o nosso caminhão regular de entregas faz no dia a dia”, explica.

Os testes com o caminhão e-Delivery da Volkswagen somaram 932 quilômetros percorridos, 369 entregas, 224 horas rodadas e quase 6 mil caixas de produtos entregues. “Inicialmente, conseguimos um tempo de recarga próximo a quatro horas. Ainda estamos em desenvolvimento para chegar nas três horas que o ambiente de testes fechado nos permitiu”, afirma Gaia. O veículo é recarregado totalmente por energia solar.

O nível de consumo de energia obtido nos testes foi de 1 kWh/km. Com um caminhão rodando nessa fase de testes, foram economizados 200 litros de diesel. Além disso, houve uma redução de emissão de 0,7 tonelada de CO² no período.

A primeira etapa de testes foi realizada com a transportadora Fadel – que continuará envolvida nas fases seguintes do projeto pelos próximos 12 meses, segundo o diretor da Ambev. A cervejaria conta hoje com 25 transportadoras que operam dedicadas à empresa. “Temos 5 mil caminhões de distribuição urbana operando”, afirma Gaia. O cronograma de 1,6 mil caminhões elétricos até 2023 representará, portanto, a renovação da frota desse conjunto de transportadoras. Dessa forma, cerca de 35% da frota que atende a cervejaria será composta por veículos elétricos.

Para o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, a finalização da fase piloto dos testes representa a concretização de uma iniciativa discutida pelas empresas há pelo menos três anos. A produção em escala dos caminhões e-Delivery começará apenas em 2020. Até lá, a empresa, de olho em outros setores ou mesmo em outros clientes no segmento de bebidas, tem estabelecido diálogos com companhias como Siemens e Weg – explorando o “conceito de produção compartilhada”, segundo Cortes. “Estamos conversando com todos que estão interessados em mobilidade elétrica ou que estejam relacionados ao setor de eletricidade móvel”, explica o presidente.