Empresa brasileira fornecerá tecnologia ao Pentágono

Empresa brasileira fornecerá tecnologia ao Pentágono

Com um contrato milionário conquistado por licitação, uma empresa de Campinas (SP) irá fornecer sistemas de identificação biométrica para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A tecnologia da Griaule, já utilizada nacionalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será operada pelos governos do Afeganistão e do Iraque – com um software multimodal que, além de lidar com impressões digitais, também incluirá impressões impressões palmares (das palmas das mãos), imagens faciais e das íris dos olhos.

“Teremos um período de implementação de cerca de um ano e a vigência total do contrato é de cinco anos, com a possibilidade de prorrogação para outros períodos adicionais”, explica o gerente operacional da Griaule, Renato Burdin. Com a licitação conquistada em setembro deste ano, a empresa obteve seu maior negócio com o governo norte-americano, no valor de US$ 75 milhões. Em ocasiões anteriores, tanto o controle de fronteiras do país como a polícia estadual utilizaram o algoritmo de identificação biométrica da Griaule.

“O contrato que firmamos agora é interessante pela sua complexidade. O sistema vai utilizar diversas modalidades biométricas, então é muito interessante fazer a implementação de tantas modalidades em um sistema tão crítico quanto esses [do Iraque e do Afeganistão]”, afirma o gerente. Sistemas dessa natureza são consultados com diversos objetivos, segundo Burdin – tornando possível a utilização tanto para investigações civis como criminais. “Hoje, essas duas nações já possuem sistemas de identificação biométrica, que foram implementados há anos e já viveram além de sua vida útil. Por isso, surgiu a demanda de atualizar esses sistemas com novas funcionalidades”, detalha o gerente.

Outros negócios

Com mais de 4 mil clientes e negócios em 70 países, Burdin afirma que o principal mercado para a companhia, fundada em 2002, é o Brasil. “Temos no país nossos cases mais importantes, tanto no segmento de identificação civil como bancário“, explica. Além do TSE, a empresa também atende a Caixa Econômica Federal.

Entre os negócios internacionais já realizados, Burdin destaca a emissão de documentos nacionais em Israel, uma parceria com um banco na África do Sul e o fornecimento de tecnologia utilizada na identificação de veículos de transporte na Índia. “Para garantir a segurança da população, algumas províncias utilizam a nossa tecnologia com taxistas”, explica. Em 2017, a Griaule registrou um faturamento de R$ 16 milhões.