Entenda como é trabalhar em startup no Brasil

Entenda como é trabalhar em startups no Brasil

A produtora Smarty Talks lança no Instagram nesta quinta-feira (02/08), o documentário “Emprego dos Sonhos. Ou Não! (Startups)”. Com 16 episódios de um minuto cada, a produção tem o objetivo de ampliar o debate acerca de uma polêmica planilha compartilhada em maio no Google Drive e cujo título resumia um pouco do que buscava explorar. O documento “Como é trabalhar em uma startup” reúne depoimentos anônimos de funcionários de startups sobre os bastidores dessas empresas no Brasil.

As declarações coletadas para o documentário trazem à tona questões discutidas no documento, como baixos salários, assédio moral e sexual, problemas de gestão, entre outros.

Segundo Diego Monteiro, sócio da produtora e idealizador do projeto, o filme contribui para desmistificar o senso comum em torno do ambiente de trabalho nas startups. “Queremos mostrar os dois lados da relação entre empregado e startups, discutindo um pouco como é trabalhar neste mercado. Com os depoimentos, trouxemos uma visão conciliatória da discussão que consta nesta planilha, mostrando como lidar com a situação. Nosso propósito é deixar o registro para que todos os profissionais do segmento possam debater mais sobre o assunto e tomar decisões”, pontua.

O CEO da RankMyApp, Leandro Scalise, em um dos depoimentos do filme, conta que, nos últimos quatro anos, a mídia jogou a expectativa das startups lá para cima, e, “as próprias startups quiseram vender o conceito de que tudo é uma maravilha”. Para ele, a questão salarial, reclamação recorrente na planilha, também tem seus contrapontos. “Uma startup geralmente não consegue competir com o salário de uma grande empresa. Então, ela precisa competir de outras formas, talvez com um plano de carreira acelerado, que é o que a gente faz”, revela.

Já a responsável pela área de Cultura e Pessoas da RankMyApp, Gabriela Spricigo, explica que as startups acabam não sendo tão diferentes de ambientes mais tradicionais em relação ao machismo e ao assédio. “São coisas que você não espera encontrar em um ambiente tão inovador e é uma questão que aparece muito quando você analisa a planilha”, comenta.

João Alberto, colaborador da RankMyApp, reforça a ideia de que “muitas empresas pequenas querem passar uma imagem de que são super inovadoras, com um modelo horizontal, onde não há hierarquia, mas, na realidade, parecem um banco dos anos 70”, explica.

Para quem sempre sonhou em trabalhar em escritórios com jogos, redes, pufes coloridos, biblioteca, plantas, espaço para cachorros, lounge com refrigerante e cerveja, além de um clima motivador, colaborativo e com alto grau de inovação e informalidade, vale a pena assistir ao documentário, que está disponível no Instagram da Smarty Talks, no perfil @smartytalks.