Você conhece o Android P?

Android P

O novo Android do Google chegou para tornar a vida dos usuários mais fácil. Conheça algumas das novidades do Android P:

1. Sensor de impressões digitais

O Android P tem uma nova ferramenta para que a tela não apague enquanto o usuário está vendo algo na tela. Basta manter o dedo no sensor de impressão digital do telefone – ou tocá-lo ali por um segundo sempre que a tela começar a escurecer – e a tela não escurecerá.

2. Ícone Bluetooth

O Android P pode acabar com uma informação supérflua: o ícone Bluetooth sempre presente no lado direito da tela. É muito comum deixar o Bluetooth ligado todo o tempo hoje em dia, dada a amplitude de dispositivos sem fio que a maioria das pessoas se conecta ao longo do dia – e tradicionalmente, isso significa que o símbolo Bluetooth permanentemente ocupando espaço o canto direito. O Android P, no entanto, mostra o ícone apenas quando um dispositivo está conectado ativamente.

3. Desativar notificações irritantes

O Android tem tornado mais fácil evitar notificações por um tempo, mas a maioria das pessoas provavelmente não percebe que o telefone tem um sistema para desativar os alertas de um aplicativo individual ou sabe sobre os mais avançados Recurso de canal de notificação.

O Android P resolve as duas partes do problema observando quando a pessoa descarta um tipo específico de notificação sem agir – e depois aponta esse padrão e pergunta se ela deseja parar de receber essas notificações.

4. Notificações de mensagens

O Android P separa as ações de responder e descartar as notificações de mensagens em duas partes: o usuário pode responder a uma mensagem em uma notificação e, em seguida, ela permanecerá presente no painel de notificações. Se a pessoa quiser dispensá-la, basta rejeitá-la.

5. Modo de economizar bateria

O update não mostrará mais a barra de navegação vermelha brilhante e a barra de status sempre que o nível da bateria baixar e o modo Battery Saver (Economia de Bateria) do Android entrar em ação. Em vez disso, o próprio ícone da bateria mudará para que a pessoa saiba o que está acontecendo. Veja também: 10 dicas para fazer a bateria do seu smartphone durar mais

6. Botões de volume

O Android P faz com que – quando um vídeo esteja sendo carregado, por exemplo – os botões de volume controlem o volume de mídia – não o volume de toque – por padrão.

7. Calendário e informações

É provável que este produto varie bastante com diferentes fabricantes de dispositivos, mas na versão Google do Android P, pelo menos, o sistema oferece o tempo atual para a região e um alerta de todos os próximos eventos da agenda na tela de bloqueio.

8. Hotspots Wi-Fi

Apesar dos hotspot Wi-Fi serem úteis, eles também podem sugar a sua bateria – especialmente quando a pessoa se esquece de desligá-los depois de de usá-los. Para isso, o novo sistema adiciona uma nova opção “on-by-default” que desliga um ponto de acesso automaticamente quando nenhum dispositivo é conectado.