Jeff Bezos diz que quer enviar pessoas ao espaço em 2019 e alfineta concorrentes

Devemos mandar pessoas ao espaço ainda este ano. O anúncio foi feito por Jeff Bezos, fundador da Amazon e da companhia espacial Blue Origin, durante evento privado em Nova York na última semana. Na ocasião, Bezos agradeceu aos clientes da Amazon por ajudarem a “financiar” a empreitada — e alfinetar as ambições espaciais da Space X, de Elon Muske da Virgin Galact, de Richard Branson.

Os primeiros passageiros da Blue Origin devem viajar no foguete New Shepard. O modelo teve seu décimo voo (sem passageiros) exibido em um vídeo durante o evento. Segundo Bezos, os testes têm se mostrado promissores até agora. A proposta é que o lançamento com passageiros planejado para este ano leve os turistas espaciais até o espaço, sem colocá-los em órbita. Por ora, a missão se limita a ultrapassar a Linha de Karman, que fica 100 quilômetros acima do mar e marca o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior.

O empresário afirma que o anúncio não vai apressar os planos da companhia. “Lançaremos um voo com humanos neste ano, mas só quando estivermos prontos”, disse, segundo reportagem do Business Insider. Segundo ele, os aprendizados da empresa com o New Shepard devem ajudá-la a aperfeiçoar o foguete New Glenn — cinco vezes maior, com cerca de 95 metros de comprimento, e que será capaz de levar cargas pesadas ao espaço num futuro próximo.

Ele credita parte do sucesso da empresa espacial aos clientes que compram na Amazon. “Toda vez que você adquire um par de sapatos, está ajudando a financiar a Blue Origin. E, por isso, eu agradeço muito”.Corrida espacial

Durante o encontro de Nova York, Bezos aproveitou para alfinetar os outros grandes players na área espacial. Questionado sobre a Virgin Galactic, ele colocou em xeque a capacidade da empresa de turismo espacial do bilionário Richard Branson de igualar os feitos da Blue Origin. Segundo Bezos, o veículo espacial da companhia, SpaceShipTwo, pode não chegar tão alto quanto o New Shepard.

O empresário também criticou a ideia de criar colônias de humanos em Marte — o grande sonho de Elon Musk para sua companhia espacial SpaceX. “[Aos] meus amigos que querem se mudar para Marte, eu digo: ‘Faça-me um favor: vá morar no topo do Monte Everest por um ano primeiro, e veja se você gosta. Porque o Everest é um jardim paradisíaco comparado a Marte”, disse.