Infoprodutos, o que são e como você pode criar um e ganhar dinheiro na internet

infoprodutos o que são e como você pode criar um e ganhar dinheiro na internet.

Os infoprodutos provêm informações para educar, resolver um problema ou facilitar, de alguma forma, a sua vida com relação a algum assunto.

Esse é um tema muito buscado atualmente, principalmente pelas oportunidades que o mercado digital tem disponibilizado para quem tem conteúdo para compartilhar com outras pessoas.

Neste post, vamos esclarecer suas possíveis dúvidas sobre o que realmente são infoprodutos e quais os formatos mais interessantes que podem ser produzidos e comercializados na internet.

O que são infoprodutos?

Infoprodutos são materiais de informação que são criados e distribuídos, de forma paga ou gratuita, em formato digital.

Grande parte desses produtos são voltados para cursos online, fator que comprova ainda mais a força que o mercado de EAD (Ensino à Distância) tem ganhado ao longo dos anos.

Esse aprendizado pode estar relacionado aos mais variados temas possíveis, como por exemplo: como tocar determinado instrumento musical, como usar um software, como preparar boas iscas de pescaria, como se preparar para estudar no exterior, como adestrar seu cão, como editar vídeos, como se planejar melhor financeiramente, e outros tantos temas quanto você possa imaginar.

Uma das principais vantagens de se criar produtos digitais e vendê-los na internet, é que os lucros tornam-se escaláveis, uma vez que as oportunidades de vendas são exponencialmente maiores que cursos presenciais.

Pense bem: você produz um curso digital uma vez e poderá vender o mesmo material inúmeras vezes pela internet.

De acordo com o nicho de mercado que você decidir trabalhar, resta decidir qual formato agrada mais a você, e é claro, à audiência a qual pretende ofertar seu produto.

Se você ficou curioso sobre esse mercado, continue lendo e conheça 8 tipos de produtos digitais que mais fazem sucesso no mundo digital!

8 formatos de infoprodutos

Ebooks

Ebooks ou livros digitais são produtos bastante populares, pois são os mais simples de serem criados, distribuídos e consumidos pelos seus clientes.

Com um processador de textos como o Word, Google Docs ou o Writer doLibreOffice, que é gratuito, você pode facilmente escrever seu ebook e salvá-lo em formato PDF ou ePub, que são os formatos mais comuns para comercializar este tipo de conteúdo.

Vantagens de optar pelo ebook como seu produto digital:

  • Entrega instantânea ao cliente: sem dor de cabeça para enviar seu produto ao consumidor. É possível automatizar a entrega do arquivo e o próprio cliente fará o download do ebook.
  • O cliente poderá ter acesso ao material em qualquer dispositivo compatível com o arquivo, o que facilita o estudo do mesmo.
  • Uma vez que o ebook foi salvo no celular ou computador, não há necessidade de internet para acessá-lo.

Ebooks são formatos ideais para conteúdos mais simples, de fácil assimilação e que não exigem demonstração visual.

Muitos professores e produtores digitais optam pelos ebooks como a porta de entrada para seus cursos online. É uma boa maneira de testar seu conteúdo e aprimorá-lo para fazer um material mais elaborado, como videoaulas.

Videoaulas

Vídeos sempre fazem sucesso, especialmente quando há pessoas envolvidas. A produção de vídeos vai demandar mais dedicação, mas em compensação, pode trazer mais qualidade ao seu curso online.

Videoaulas são ideais para materiais que precisam de demonstração, como por exemplo, aulas de culinária. A aprendizagem fica muito mais fácil quando o aluno tem exemplos visuais do que se deve fazer em cada passo.

Uma maneira bem simples de criar um produto em forma de videoaulas é preparar um ambiente adequado para ensinar o tema proposto.

Hoje em dia, alguns celulares possuem ótima captação de imagem e se você possui um bom aparelho, poderá começar suas videoaulas dessa maneira. Há também a possibilidade de alugar material para gravação ou contratar um profissional que faça a captação e edição do seu material.

Além disso, para que seus vídeos fiquem com uma qualidade aceitável, é preciso que você pesquise um pouco sobre iluminação e garanta que o áudio seja transmitido de forma clara, sem ruídos. Invista em um microfone de lapela ou direcional para que o áudio seja limpo.

Se você não se dá bem em frente as câmeras, pode convidar um especialista para falar do assunto. Você também pode fazer seus vídeos em formato de entrevista e transformar a gravação em parte de seu produto digital.

Se você tem interesse em produzir esse tipo de produto digital, acesse nosso post sobre como fazer um bom vídeo, que vai te ajudar bastante em todo o processo!

Screencasts

Já tivemos um post específico sobre screencasts aqui no blog, mas vale a pena destacar esta mídia aqui novamente. Screencasts são a forma mais rápida e fácil de se criar um vídeo.

Para quem não conhece, os screencasts são vídeos filmados a partir da tela do computador, como aqueles tutoriais que ensinam a utilizar algum software ou site.

No caso dos screencasts, é também indispensável que você tenha um microfone para captar sua voz sem ruídos.

Como eles são a transmissão fiel da tela do computador, é interessante adicionar alguns recursos, como trilha sonora para deixar o tutorial mais dinâmico.

Audiobooks

Audiobooks são livros narrados e compactados, normalmente, em formato MP3.

Falando-se de cursos online, é interessante preparar um roteiro para que seu audiobook tenha um sentido lógico na linguagem falada e seja agradável de se ouvir.

Uma vez que você já tem o conteúdo, os audiobooks são bastante fáceis de produzir, bastando ter um microfone de boa qualidade e um local isolado de ruídos externos.

A vantagem do audiobook é que as pessoas podem colocar no seu iPod, smartphone ou qualquer outro player de aúdio e ouvir sua mensagem enquanto faz outras coisas. Dependendo do tipo de audiência, essa é uma mídia muito eficaz. O audiobook por ser muito eficaz, por exemplo, para quem passa muito tempo no trânsito.

Podcasts

Os podcasts são gravações em áudio que costumam simular programas de rádio. Normalmente seu conteúdo é baseado em entrevistas ou discussões entre um pequeno grupo de pessoas.

Podem ser gravados em conferências via internet, usando-se o Skype por exemplo, e assim como os audiobooks, possuem a vantagem de poderem ser consumidos através de players como iPod e smartphones, enquanto o ouvinte realiza outras atividades.

Programas para Membros

Áreas de membros, Sites de Membros, Programa para Membros ou simplesmente Membership, são sites de conteúdo privado, restrito apenas a membros autorizados, que normalmente pagam por uma adesão para obter este acesso. Essa adesão dá direito de acessar o conteúdo do site por alguns meses.

Esse tipo de produto digital é ideal para Clubes Privados e programas de Coaching Online. Você pode utilizar esse canal para formatos em texto, áudio ou vídeo. Em casos de cursos, é possível liberar os módulos com a frequência que desejar.

e-Magazines

As e-Magazines, ou simplesmente e-Zines são revistas eletrônicas. Podem ser produzidas em formato PDF ou também em formato de conteúdo privado.

A característica principal é que as e-Magazines possuem uma periodicidade definida, assim como as revistas impressas, o que garante ao cliente que ele poderá adquirir ou acessar uma nova edição da revista a cada semana, quinzena, mês, etc.

Esse formato está se tornando cada vez mais popular, especialmente agora, com a popularização dos aparelhos mobile. Inclusive, revistas físicas oferecem a opção de assinatura online.

Kits

Os kits são conjuntos de produtos de diversos tipos. Podem misturar ebooks, com videoaulas e screencasts. Como todos os arquivos são em formato digital, tudo pode ser entregue via internet e, dessa forma, o consumidor pode usufruir do conteúdo em diversos tipos de mídia.

Existem conteúdos que são mais adequados em formato de vídeo, outros ficam melhores em áudio, ou em documento de texto. Entender qual o melhor formato para cada tipo de conteúdo é uma excelente forma de melhorar a qualidade e vendabilidade do seu produto, montando, assim um kit.

Onde hospedar os infoprodutos?

Os produtos de veiculação online devem ser hospedados em algum ambiente na internet e por isso, se você deseja vender um curso, procure por plataformas EAD.

Algumas delas são gratuitas e suportam uma grande variedade de formatos de arquivos,. Basta pesquisar e escolher a que melhor irá lhe atender.

Para entender o que uma plataforma EAD precisa ter, clique aqui acesse nosso post sobre o assunto!

Conclusão

Criar infoprodutos pode ser bastante trabalhoso, pois envolve pesquisa, planejamento e, é claro, a confecção do produto digital em si. Porém, apesar de trabalhoso, normalmente esta não é uma tarefa complexa. Principalmente se você divide seu projeto em etapas menores!

Você pode “empacotar” seu conteúdo digital em diversos formatos diferentes e, assim, criar vários tipos de produtos digitais.
Um fato interessante é que todos os formatos citados te permitem trabalhar com assuntos que sejam do seu interesse. Você tem algum conhecimento que pode compartilhar com outras pessoas? As pessoas costumam vir até você para pedir conselhos sobre algum assunto? Se você tem algo para ensinar, que possa resolver problemas ou facilitar a vida de outras pessoas, por que não transformar este conhecimento em um produto digital?

Agora que você conhece alguns dos produtos digitais que mais fazem sucesso, é hora de começar a planejar o seu curso!

Boa sorte!