Como trabalhar para um chefe que tem uma nova ideia a cada 5 minutos

Como trabalhar para um chefe que tem uma nova ideia a cada 5 minutos

Você anda pelo corredor, a cabeça girando, sem saber como se estabilizar.

Entra em um diálogo particular acreditando ter clareza sobre suas prioridades atuais. Pergunta-se como conseguiria arranjar espaço para as cinco ideias novas com as quais seu chefe acabou de sonhar. Treme ao pressentir que um e-mail cujo assunto é “outra ideia” possa estar esperando por você quando chegar à sua mesa.

Chefes visionários podem ser estimulantes, divertidos e inovadores. Também é possível que se sintam sobrecarregados quando você não consegue acompanhar todas as ideias criativas deles.

Como coach de gestão de tempo, tenho preparado muitas pessoas com ideias criativas e muitas outras sob a gestão dessas pessoas. Com base nessa experiência, eis algumas estratégias úteis de gestão para situações em que seu chefe se distrai com numerosas ideias criativas.

Promover o Respeito Mútuo

Se você se sentir dominado pelas ideias criativas de seu chefe, é mais provável que você seja uma pessoa mais voltada para a ação. Se não for cuidadoso, poderá começar a desenvolver uma atitude de crítica como: “Sou o único que faz as coisas e agrega valor por aqui”. E essa atitude pode fazer com que você perca o respeito pelo insight que seu chefe traz.

Evite essa armadilha e, em vez disso, escolha focar no respeito mútuo. Pode ser verdade que você seja melhor na execução de tarefas, o que é um ponto forte que apresenta. Também pode ser verdade que seu chefe seja melhor em ajudar a determinar o que deve ser feito e evitar que a equipe fique estagnada. Em vez de considerar ruins as diferenças, é mais útil analisá-las como recursos complementares que ambos trazem para a equipe.

Reconhecer que Nem Todas as Ideias Exigem Ação

Se você for uma pessoa muito focada na ação, poderá presumir automaticamente que, quando seu chefe compartilha uma ideia, espera que você faça algo a respeito. Mas, muitas vezes, não é esse o caso. Indivíduos criativos conseguem pensar em 100 ideias novas antes do café da manhã. Não há nenhuma maneira possível de que eles — ou qualquer pessoa — consigam acompanhá-los.

Alguns de meus clientes de coaching descobriram que a melhor solução é manter uma pasta de e-mailou um “estacionamento” para as ideias propostas pelos chefes e não relacionadas a projetos e prioridades atuais. Eles podem observar em uma reunião algo como “É uma ótima ideia” ou enviar uma resposta por e-mail dizendo: “Vou dar uma olhada”. Então, coloque a ideia no estacionamento sem se sentir obrigado a tomar qualquer outra medida.

Muitas vezes, seu chefe só quer compartilhar algo em que está pensando e fica satisfeito com a confirmação de recebimento da ideia. A regra geral nessas situações é esperar até que a ideia seja mencionada mais algumas vezes antes de fazer qualquer coisa; caso contrário, pode-se simplesmente deixá-la descansar. (Pode ser que isso não funcione em todas as situações. Portanto, fique atento às expectativas de seu chefe. Se ele espera a dedicação a todas as ideias, será necessário usar as estratégias de negociação de expectativas abaixo.) Mas a estratégia do estacionamento funciona em muitos casos sem nenhuma consequência importante.

Explicar o Compromisso de Tempo

Indivíduos com tendências criativas muitas vezes têm dificuldade em estimar a duração das atividades. Se você achar que seu chefe quer realmente se dedicar a uma ideia nova, mas que levaria uma quantidade considerável de horas, ajude-o a entender o custo. Por exemplo, você poderia mostrar que tomará 20 horas de tempo dos funcionários e 15 horas do prestador de serviços para implementar a ideia. Ele está satisfeito com essa alocação de horas e orçamento?

Quando você detalha o compromisso de tempo, seu chefe, a princípio, pode ficar chocado, porque presumiu que levaria muito menos tempo. Então, é provável que ele diga: “Ah, não se preocupe. Não é tão importante”. Ao explicar o custo, a pressão sobre você para fazer tudo funcionar é transferida para ele a fim de dar uma ideia dos recursos necessários.

Voltar ao Plano

Se seu chefe tende a se distrair com ideias novas, é provável que tenha dificuldade em estabelecer prioridades. Em vez de suspender uma ideia que ele está animado em implementar, redirecione sua atenção de volta ao planejamento mensal ou trimestral da equipe. Faça perguntas como: Como você vê essa ideia nova se adaptando a nossas metas atuais? Se assumirmos essa nova iniciativa, precisaremos abandonar ou atrasar outra. Qual delas você estaria disposto a despriorizar? Precisamos implementar essa ideia agora ou podemos considerá-la para o próximo ano?

Ao expor como a dedicação a uma ideia nova terá impacto em outras prioridades, você pode ajudar seu chefe a avaliar o que faz mais sentido do ponto de vista estratégico.

Trabalhar com um chefe que tenha um fluxo constante de ideias criativas pode ser estimulante, ou desgastante. Ao usar essas quatro estratégias, você pode aprimorar os pontos fortes criativos de seu chefe e minimizar o estresse e a frustração de tentar acompanhá-lo.


Elizabeth Grace Saunders é  coach de gestão de tempo e fundadora da Real Life E Time Coaching & Speaking. Ela é autora de How to invest your time like money Divine time management.