Pesquisadores do MIT criam avião que dispensa combustível ou turbina

Pesquisadores do MIT criam avião que dispensa combustível ou turbina

Pesquisadores do MIT afirmam ter desenvolvido o primeiro avião do mundo que não exige nenhuma parte móvel para se locomover. Em artigo publicado na revista científica Nature, os engenheiros descrevem o avião experimental que pesa cerca de 2,5 kg e que não precisa girar, por exemplo, as pás das turbinas para impulsionar o voo, tampouco movimenta as asas e não exige queima de combustíveis fósseis.

Para chegar ao feito, os engenheiros usaram propulsão eletroaerodinâmica, que utiliza um par de eletrodos para empurrar íons e criar vento iônico. O fenômeno é conhecido desde a década de 1960, mas esta é a primeira vez que ele é usado para impulsionar um avião.

Se a tecnologia puder ser escalada, seria possível, no futuro, produzir aeronaves que seriam muito mais seguras, mais silenciosas e mais fáceis de manter. Mais importante, eliminaria as emissões de combustão, uma vez que o processo é alimentado inteiramente por bateria elétrica. Entretanto, é um trabalho muito complexo tendo em vista que a bateria necessária para fornecer os 40.000 volts necessários para o sistema de propulsão seria enorme, criando enormes desafios de peso que o projeto precisaria superar.

Os cientistas especulam que uma das possibilidades para o sistema seria utilizá-lo para alimentar drones ou aeronaves menores, ao invés de desenvolver completamente um avião comercial.