Jack Ma: precisamos mudar a forma de ensinar e aprender

precisamos mudar a forma de ensinar e aprender

“A maneira como ensinamos as crianças é a mesma que há 200 anos. É baseada em transmitir conhecimento. E nós não conseguimos ensinar deste jeito uma forma de competir com as máquinas. As máquinas sempre serão mais inteligentes que os homens. As máquinas nunca esquecem, as máquinas nunca ficam bravas”. A reflexão é do bilionário Jack Ma, fundador e CEO do gigante chinês Alibaba.

Durante participação no Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (24/01), Ma defendeu que a inteligência artificial e o uso dos robôs terão um enorme impacto nas indústrias e serão responsáveis pela eliminação de empregos em massa.

“Tudo que nós aprendemos deveria ser diferente, diferente das máquinas. Se a máquina pode fazer melhor, precisamos pensar a respeito”, disse. A única esperança de contornar a situação é mudar a forma como aprendemos e ensinamos. E garantir assim que “nossas crianças” não passem apuros nos próximos trinta anos. “A educação é o nosso grande desafio agora”, disse Ma.

Para o bilionário, os professores precisam parar “de ensinar conhecimento” e passar a investir na educação de “algo único”, que a máquina não possa copiar. Olhar para as habilidades comportamentais – e não técnicas – chamadas de “soft skills”. “As soft skills que precisamos ensinar às crianças são: valores, pensamento independente, julgamento, trabalho em equipe, cuidado pelos outros”, disse.

“A simples transmissão de conhecimento não ensina essas softs skills”. Para ensinar essas habilidades, na opinião de Ma, seria preciso educar as crianças através dos esportes, música, pintura e arte, por exemplo. E também investir em um novo tipo de professor. “Os professores deveriam aprender o tempo todo, os professores deveriam compartilhar o tempo todo”.

Ma também defendeu que parte desta nova educação envolve “aprender mais com os erros” e não ficar apenas lendo histórias de sucesso. “Não importa o quão inteligente você seja, aprenda com os seus erros. Compartilhe seus erros com os outros. Não aprenda com as histórias de sucesso.