Alerta: O Vale do Silício tem de parar de iludir pessoas

Alerta: O Vale do Silício tem de parar de iludir pessoas

Em um período em que o Vale do Silício, nos EUA, enfrenta concorrência de outras regiões do mundo no desenvolvimento de startups, uma ex-executiva do Google afirma que as grandes empresas de tecnologia precisam parar de se iludir em relação ao próprio impacto na sociedade.

No recém-publicado romance satírico “The Big Disruption”, Jessica Powell, ex-vice-presidente de comunicação da companhia revela o estranho mundo de uma gigante de tecnologia “fictícia”.

Segundo reportagem da Fox News, em um ensaio intitulado: “Por que deixei meu grande e sofisticado trabalho de tecnologia e escrevi um livro”, Powell descreve o Vale do Silício como um lugar “profundamente defeituoso”.

No ano passado, mais americanos deixaram o “vale da inovação” do que chegaram. Em uma pesquisa recente, 46% dos entrevistados disseram que planejam abandonar a região nos próximos anos, mais que os 34% em 2016.

“Precisamos acabar com essa ilusão e assumir a realidade de que estamos criando, ou viver de acordo com a visão que vendemos para o mundo”, escreve ela.

Embora reconheça as conquistas do Vale do Silício, Jessica se diz frustrada com a cultura organizacional do Google.

“Quando eu escrevi este romance, eliminei quase todas as mulheres e negros da história para marcar posição”, diz ela. “É um exagero — o livro é uma sátira, lembre-se — mas também é verdade que o Vale [do Silício] tem um problema de diversidade.”

No início deste ano, um relatório anual do Google disse que a empresa precisa fazer mais para aumentar a diversidade de seu quadro funcional.

É possível ler o livro de Jessica Powell no site da plataforma Medium. A leitura é gratuita no limite de três artigos por mês — acima deste limite, é cobrada uma assinatura de US$ 5 mensais (cerca de R$ 19).