Trump faz ações de fornecedores da Apple despencarem

Trump faz ações de fornecedores da Apple despencarem

Empresas que dependem da Apple para sustentar seus modelos de negócio tomaram um duro golpe nesta semana. Uma simples postagem de Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, no Twitter, fez com que as ações de várias delas despencassem praticamente da noite para o dia.

Os EUA e a China estão em guerra comercial há alguns meses. O governo norte-americano tem colocado tarifas e impostos extras sobre produtos importados do país asiático, onde muitas das fornecedoras e fábricas de produtos da Apple, como o iPhone e o Apple Watch, ficam.

Assessores do presidente dos EUA disseram que, se o governo persistir nas taxas, é possível que isso gere impacto no preço final de produtos da Apple. A isto, Trump respondeu com um tweet direcionado à empresa: “há uma solução fácil em que haverá zero impostos e até um incentivo fiscal. Façam seus produtos nos Estados Unidos em vez da China”.

A agência de notícias Reuters reporta que a posição de Trump no Twitter fez com que as empresas asiáticas que são fornecedoras da Apple perdessem valor de mercado. As quedas, em alguns casos, chegaram a mais de 10% em apenas um dia.

Uma das empresas prejudicadas foi a AAC Technologies, que fabrica os motores de vibração do iPhone, do iPad e do Apple Watch. As ações dela caíram 5% desde o último sábado, 8/9, quando Trump publicou sua mensagem no Twitter.

Luxshare Precision, Shenzhen Sunway Communication e Suzhou Dongshan Precision Manufacturing tiveram quedas maiores do que 10%. Lens Technology, Universal Scientific Industrial Shanghai e Suzhou Anjie Technology tiveram quedas de 6% a 8%.

Largan Precision, que faz lentes de câmeras, perdeu 8% em valor de mercado. A Foxconn, que monta todos os componentes do iPhone, assim como a Pegatron Corp, teve queda de até 4%. Por fim, a taiwanesa ASE Technology Holding viu suas ações despencarem 2,9%.