4 conselhos para tirar o melhor proveito do networking

Mais do que comum, é até óbvio ouvirmos conselhos de especialistas ou colegas sobre a importância de se construir uma rede de relacionamento profissional. No entanto, muitos profissionais ainda encontram dificuldades em criar vínculos duradouros com as demais pessoas do mercado. Para tentar resolver tal problema de forma eficaz, reunimos uma lista com quatro conselhos de líderes de TI.

1. Não passe despercebido

No que tange ao mundo corporativo, evite simplesmente frequentar os eventos sociais e bater papo com alguns antigos colegas. É preciso fazer-se notar, seja por meio de um discurso ou pela apresentação de bons argumentos em discussões informais – mas que atraem a atenção de todos os presentes.

2. Conheça investidores

Procure a rede que está investindo nas empresas que fornecem as soluções para seu negócio e pergunte como pode ajudá-los em algo ou manter contato com as empresas daquele portfólio.

Os investidores certamente apreciarão a atitude do executivo e podem, até, convidá-lo para fazer parte de algum tipo de conselho.

Além de prestígio na própria companhia – por fazer parte de um grupo que lida com ações e mostrar habilidades e interesses interdisciplinares –, o gestor estabelecerá ótimos contatos.

3. Envolva-se com toda a companhia, não só com o departamento

Identifique projetos nos quais a sua ajuda pudesse ser um diferencial e participe da iniciativa.

A participação em projetos interdisciplinares dá ao gestor uma visibilidade muito maior do que ele teria se ficasse confinado em seu departamento. Ademais, essa é uma ótima maneira de conhecer pessoas, demonstrar seu comprometimento com o negócio e suas habilidades.

4. Encontre um exemplo

Não importa em que nível hierárquico ou quanta experiência e conhecimento teórico um profissional tenha, sempre haverá alguém que saiba mais e, por isso, os gestores devem identificar quem são “sábios” e aprender com eles.