Sua TV pode ser hackeada – saiba como proteger seus dispositivos de IoT

Sua TV pode ser hackeada - saiba como proteger seus dispositivos de IoT

Se você acha que a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) é algo futurista, você está enganado. Na verdade, o conceito diz respeito a qualquer dispositivo que pode ser conectado à internet. Ou seja, se você tem uma Smart TV, câmeras de monitoramento e fechaduras inteligentes em casa, a IoT faz parte da sua vida.

Mas conectar tudo à internet tem seus ônus: assim como hackers podem invadir seu computador e seu smartphone, eles são uma ameaça a qualquer equipamento que você tenha conectado à internet. Quem faz esse alerta é Thiago Marques. Ele é pesquisador de segurança da Kaspersky e participou, nesta terça-feira (4/12) do Festival de Inovação e Cultura Empreendedora (FICE).

De acordo com o executivo, é crescente o número de dispositivos conectados à internet. No Brasil, as Smart TVs são o produto da IoT mais presentes nos lares brasileiros. E se você ainda não tem uma dessas em casa, é bem possível que seu próximo televisor seja inteligente. A Kaspersky estima que 70% dos aparelhos vendidos no país podem ser conectados à internet. As câmeras de monitoramento e os roteadores são os outros produtos online mais presentes no país.

Segundo Marques, as invasões podem trazer dois grandes problemas. O primeiro é a invasão de privacidade. “Hackers podem invadir as câmeras de alguém, monitorar o comportamento dos moradores de uma casa e saber o melhor momento para invadi-la”, diz Marques.

Além disso, equipamentos de IoT hackeados podem servir de “trampolim” para o roubo de informações, de acordo com o pesquisador. “Ao ter acesso a um dispositivo conectado, um invasor pode conseguir acesso a outros dispositivos e obter informações sensíveis. Tudo dependerá da habilidade do hacker em prosseguir com seu ataque”, afirma.

As precauções para que ninguém invada sua televisão – ou qualquer dispositivo – são simples, de acordo com Marques. “É essencial instalar as atualizações dos equipamentos. Elas podem ter defesas contra ameaças que o aparelho não tem.”

Outra dica importante é comprar produtos de marcas confiáveis e em empresas com boa reputação no mercado. “Pessoas com más intenções podem instalar softwares maliciosos nos equipamentos. O cliente, por sua vez, pode levar a ameaça para casa sem saber. É importante ficar atento”, diz Marques.