Patrimônios da Unesco correm riscos pelo aquecimento global

Patrimônios da Unesco correm riscos pelo aquecimento global

Pelo menos 49 patrimônios tombados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na Itália correm risco de desaparecer até o final do século, revelou nesta terça-feira (16) um estudo publicado na revista “Nature”.

A simulação, realizada por pesquisadores liderados por Lena Reimann, da Universidade alemã de Kiel, indica que Veneza, Ferrara, Ravenna, Cinque Terre, e também a piazza del Duomo, em Pisa, o centro histórico de Nápoles e a cidade barroca de Val di Noto são alguns dos locais italianos que podem ser afetados pela erosão costeira ou inundações devido ao aumento do nível do mar.

A equipe criou um banco de dados de todos os locais em risco e usou modelos matemáticos para prever como o aumento do nível do mar os impactaria.

O estudo avaliou 49 patrimônios no Mediterrâneo, destes 37 são susceptíveis ao risco de inundações nos próximos 100 anos, enquanto que 42 são ameaçados pela erosão. Desta forma, há alguns sítios arqueológicos que estão ameaçados pelos dois eventos.

A pesquisa ainda indica que em 2100, em torno da bacia do Mediterrâneo o risco de inundação pode aumentar em 50% e o de erosão em 13%. Com isso, apenas dois tesouros Unesco — Medina, na Tunísia e Xanthos-Letoon, na Turquia — não correm risco de sofrer com os fenômenos.

Com base no estudo, os pesquisadores alertam as autoridades locais para adotar urgentemente sistemas para proteger os patrimônios da humanidade. Entre as possíveis soluções, foram destacadas as barreiras artificiais, que não têm impacto sobre a aparência do local, ou barreiras naturais.

Com praças, museus, fontes e castelos, a Itália abriga o maior número de Patrimônios da Humanidade da Unesco no planeta: no total, são mais de 50 lugares, entre montanhas, igrejas, parques, sítios arqueológicos, vulcões, edifícios, quarteirões e até cidades inteiras.

De acordo com a Unesco, o país abriga 70% do patrimônio histórico e artístico do mundo inteiro, distribuídos em praticamente todas as regiões.