Netflix tem cultura de alto desempenho e valoriza a liberdade dos seus funcionários?

Cultura da Netflix é implacável e desmoralizante

A cultura de trabalho da Netflix, na pior das hipóteses, pode ser “implacável, desmoralizante e tão transparente a ponto de ser disfuncional”. A análise sobre a gigante dos filmes por streaming foi divulgada em uma reportagem nesta sexta-feira (26/10) pelo jornal The Wall Street Journal.

O relatório um olhar surpreendente dentro do gigante da mídia. Ao contrário de outras empresas de tecnologia, como a Amazon, que têm sido alvo de denúncias sobre a cultura do local de trabalho, a Netflix há muito tempo é celebrada no Vale do Silício por seus princípios culturais.

O CEO da Netflix, Reed Hastings, inclusive, está escrevendo um livro de negócios sobre o ambiente exemplar na empresa.

Em comunicado por e-mail ao jornal americano, a Netflix disse que acredita “fortemente em manter uma cultura de alto desempenho e dar às pessoas a liberdade de fazer o melhor trabalho”.

“Menos controles e maior responsabilidade permitem que nossos funcionários prosperem, tomando decisões mais inteligentes e criativas, o que significa entretenimento ainda melhor para nossos clientes. Estamos constantemente trabalhando para aprender e melhorar”, complementa o comunicado.

Elogiada no mercado

A Netflix atualizou seus princípios culturais no ano passado em um longo documento on-line, que está em sua página de empregos. Os principais conceitos do documento incluem a contratação “de pessoas altamente eficazes” e o incentivo para elas sejam “extraordinariamente sinceras umas com as outras”.

O relatório do The Wall Street Journal foi publicado após a Netflix demitir seu diretor de comunicações, em junho, por usar uma ofensa racial pelo menos duas vezes em reuniões com trabalhadores.