É possível ser ágil quando se trabalha com “hardware”?

Wikispeed

Agilidade e baixo custo no processo de desenvolvimento de um produto ou sistema é algo buscado por todos, sejam pequenos makers, empreendedores em estágio inicial ou grandes empresas. Mas como aplicar isso na prática? No universo do software, as metodologias já estão mais consolidadas. Mas, é possível ser ágil também em “hardware”? Veja o exemplo do projeto Wikispeed.

O projeto começou num no concurso da Fundação X-Prize. Conhecido por organizar competições ricamente dotadas com temas de prestígio (o voo espacial privado, sequenciamento de 100 genomas humanos em 30 dias e o envio de um robô para a lua), a fundação organizou em 2011 um concurso para desenhar um carro capaz de consumir a menor quantidade de combustível por 100 quilômetros. Nessas competições, as equipes são geralmente formadas por profissionais da indústria, empresas de sucesso e laboratórios acadêmicos.

No entanto, a equipe de amadores apaixonados da Wikispeed não possuía nenhum engenheiro automobilístico e não tinha um orçamento de milhares de dólares para a participação. Eles conseguiram terminar a competição na 10ª posiçõa dentre os 136 participantes. Este sucesso veio do fato do grupo conseguir realizar um primeiro protótipo de “garagem”, em três meses, passando inclusive por testes, a fim de ser aprovado para dirigir em estradas americanas. Para ser capaz de desenvolver um protótipo “beta”, porém funcional, Wikispeed, cuja maioria dos membros são oriundos da indústria de software, contou com os chamados
métodos de projeto ágeis.

Agilidade e baixo custo no processo de desenvolvimento de um produto ou sistema é algo buscado por todos, sejam pequenos makers, empreendedores em estágio inicial ou grandes empresas. Mas como aplicar isso na prática? No universo do software, as metodologias já estão mais consolidadas. Mas, é possível ser ágil também em “hardware”? Veja o exemplo do projeto Wikispeed.

O projeto começou num no concurso da Fundação X-Prize. Conhecido por organizar competições ricamente dotadas com temas de prestígio (o voo espacial privado, sequenciamento de 100 genomas humanos em 30 dias e o envio de um robô para a lua), a fundação organizou em 2011 um concurso para desenhar um carro capaz de consumir a menor quantidade de combustível por 100 quilômetros. Nessas competições, as equipes são geralmente formadas por profissionais da indústria, empresas de sucesso e laboratórios acadêmicos. No entanto, a equipe de amadores apaixonados da Wikispeed não possuía nenhum engenheiro automobilístico e não tinha um orçamento de milhares de dólares para a participação. Eles conseguiram terminar a competição na 10ª posiçõa dentre os 136 participantes. Este sucesso veio do fato do grupo conseguir realizar um primeiro protótipo de “garagem”, em três meses, passando inclusive por testes, a fim de ser aprovado para dirigir em estradas americanas. Para ser capaz de desenvolver um protótipo “beta”, porém funcional, Wikispeed, cuja maioria dos membros são oriundos da indústria de software, contou com os chamados métodos de projeto ágeis.

 

Esta abordagem resultou em um rápido primeiro protótipo do carro. Todos os planos do protótipo foram publicados on-line sob uma licença livre que permite aos novos contribuintes oferecer soluções e modificações aos projetos propostos. Além de um carro, Wikispeed é um método, a transposição para o “mundo físico” de uma forma particular de desenvolvimento de software. O projeto cresceu bastante e vale a pena dar uma olhada em sua metodologia e materiais.

Vale ressaltar alguns dos seus princípios, os quais são responsáveis por seu sucesso:

– “Ao minimizar o custo de fazer mudanças, inovamos rapidamente. Mudanças em membros da equipe, mudanças nos objetivos, mudanças nas máquinas, mudanças materiais;
– Ao trabalhar de forma colaborativa e em espaço compartilhado, nós resolvemos um problema rapidamente;
– Ao primeiro teste automatizado, rapidamente sabemos se precisamos melhorar (fabricação orientada por testes);
– Testamos os nossos critérios de sucesso;
– Moral da equipe (motivação) é um multiplicador para a velocidade;
– A equipe de confiança empodera as outras;
– Único Backlog – todas as tarefas prioritárias são visíveis em um só lugar.”

*Heloisa Neves é co-fundadora da consultoria maker We Fab.