Bolsonaro é o candidato mais citado no Twitter

Bolsonaro é o candidato mais citado no Twitter

A eleição presidencial no Brasil movimentou as redes sociais. Durante a tarde deste domingo (07/10), menções aos candidatos Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL) chegaram a figurar entre as mais citadas no Twitter. Segundo um levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, foram registradas 2 milhões de referências no Twitter aos candidatos. Bolsonaro foi o mais citado, com metade do total (1,14 milhão). Em segundo lugar nas citações, ficou Ciro Gomes, com 547 mil menções.

De acordo com a pesquisa, debate foi crescente paulatinamente das 8h ao meio dia, triplicando de valor nesse período, e tornou-se estável a partir do começo da tarde, com média de 265 mil novos tuítes a cada hora.

Entre as menções a Bolsonaro, destacam-se as publicações que falam em fraudes eleitorais. Também foram recorrentes as menções ao resultado da votação em outros países, além da marcada associação com Ciro Gomes, em posts que apoiam a ida do pedetista para o 2º turno. Quanto ao segundo candidato mais citado, destacam-se mensagens especulando sobre uma possível “virada”, que o levaria ao segundo turno, em vez do petista Fernando Haddad, em segundo nas pesquisas.

Fernando Haddad aparece em mensagens com referência a boatos sobre fraudes nas urnas, em discussões sobre a união das candidaturas de esquerda e de centro-esquerda para o eventual segundo turno com Bolsonaro e com forte associação a Ciro.

João Amoêdo e Guilherme Boulos são mencionados principalmente em publicações sobre voto útil. Em quinto lugar, Marina Silva registrou pico de menções por volta das 11h, com referências ao momento em que a candidata votou e a supostas articulações para o 2º turno.