5 atitudes dos chefes que tornam o ambiente de trabalho tóxico e difícil de suportar

Um ambiente de trabalho tóxico é nocivo para as pessoas e prejudicial para os negócios. Com alto nível de estresse, carga elevada de negatividade e muita competição, empresas tóxicas arruínam a saúde dos colaboradores, perdem produtividade e veem o cumprimento das metas cada dia mais distante.

Empreendedores líderes mais empáticos e antenados já perceberam a importância de promover um clima saudável, mas nem todos têm noção de que alguns de seus comportamentos diários contribuem para a contaminação da atmosfera. A Inc. descreveu cinco regras que os chefes devem seguir para manter o entrosamento e o desempenho de suas equipes elevados.

1. Não restrinja opiniões

Acontece com frequência. Nas reuniões, enquanto você fala, todos permanecem calados ou movem a cabeça em concordância, mas quando saem da sala reúnem-se em pequenos grupos para expressar as opiniões e tecer as críticas que silenciaram antes. Se você ouve pouca ou nenhuma resposta desfavorável das pessoas com quem trabalha, pode ser sinal de que há algo errado. Talvez você esteja inibindo seus colaboradores, sendo intolerante com as discordâncias ou condenando-os quando expõem seus pontos de vista. Quando a equipe não se sente confortável para falar abertamente, você não terá condições de tomar as melhores decisões.

2. Seja criterioso nas promoções

Analise o histórico de promoções na empresa para verificar se os profissionais que galgaram posição têm um estilo comum e se são, na maioria, pessoas parecidas com você. O recomendável é ter um critério para as promoções (qualificação e merecimento são sempre os melhores critérios) e ficar atento para não se desviar dessa norma e ser parcial durante o processo. Sempre que alguém é promovido, os colegas questionam mentalmente se a promoção foi merecida. É melhor que a resposta a que cheguem seja sim. Caso contrário, a prática pode contribuir para criar um clima tóxico.

3. Não puna quem se arriscou

É comum que líderes abordem a importância de assumir riscos com seus subordinados, mas punam a pessoa que ousou e falhou na hora que os resultados não chegam. O que fazer? Estabeleça as regras sobre a tomada de decisão e a gestão de riscos. Comece definindo o que é um risco saudável, quem deve aprová-lo e o que acontece se a ação for malsucedida. Se todos conhecem as regras ficam mais seguros.

4. Controle bem as reuniões

É preciso abrir espaço para a participação, mas só para as opiniões e ideias relevantes. Em outras palavras, aquelas pessoas que falam apenas para marcar presença devem ser desencorajadas prontamente, sob o risco de que seu comportamento vire padrão na empresa e derrube a eficiência das reuniões.

5. Limite as autopromoções

O líder deve perceber rapidamente quando seus liderados exageram nas autopromoções para não ver aumentar a competição interna e o ambiente de trabalho ser contaminado. A melhor estratégia para desestimular esse comportamento é adiantar-se e elogiar prontamente quem merece ser elogiado e ser criterioso nas críticas a quem merece ser criticado.