Por que a GameFly streaming quebrou?

Por que a GameFly streaming quebrou

A plataforma de streaming de jogos, GameFly, será encerrada ao final deste mês. Você pode não ter escutado muito sobre a empresa, mas ela caminhou nos moldes do OnLive e estava presente em alguns modelos de TV da Samsung.

A GameFly foi criada em 2002 de forma bastante semelhante ao que o Netflix fazia antes de ir para o streaming, ou seja, enviava os jogos pelo correio em um sistema de aluguel com o custo fechado por mês. A parte de jogos via internet começou em 2015 e nasceu dentro do Amazon Fire TV.

Muito tempo depois, já em 2018, a Electronic Arts comprou a empresa e agora seus servidores serão desligados, mas o envio de jogos por correio continuará existindo nos países onde opera – o que não inclui o Brasil.

O GameFly está presente como aplicativo em algumas empresas que fabricam TVs, como é o caso de modelos da Samsung vendidos no Brasil. O app faz a conexão com o servidor e basta conectar um controle sem fios para dar continuidade na jogatina.

Depois da compra, a equipe da empresa que fica em Israel uniu forças com a EA e, na E3 deste ano, o serviço Origins Access Premiere e que é basicamente a GameFly da publisher responsável por nomes como Battlefield e Fifa. De acordo com o site Variety, a decisão do fechamento do serviço em servidores ocorreu antes mesmo da compra da empresa pela EA.

As razões ainda não foram totalmente reveladas pela empresa, porém um dos grandes problemas que dificultam a decolagem dos serviços para Smart TVs é a falta de uma política definitiva entre os fabricantes, coisa que não ocorre com os smartphones – Grande maioria das pessoas tem um Android ou iOS. Isto já não ocorre com as TVs, dificultando bastante o desenvolvimento de aplicativos para as diversas plataformas.

Outro fator relevante é a falta de interesse dos investidores na criação e divulgação de serviços para o segmento, embora a plataforma tenha um potencial imenso ainda puco explorado.