Conheça a nova cápsula da SpaceX

Conheça a nova cápsula da SpaceX

A companhia espacial de Elon Musk, a Space X, deu mais detalhes sobre a missão que levará quatro astronautas americanos até a Estação Espacial Internacional (ISS). O voo, que será o primeiro tripulado lançado pela companhia, será feito com uma Crew Dragon, a versão da cápsula espacial para passageiros. O anúncio da missão foi feito dentro da fábrica da própria Space X, em Los Angeles.

O lançamento marcará o fim de um jejum de sete anos no lançamento de astronautas a partir dos EUA–a Nasa interrompeu esse tipo de atividade após o fim de seu programa de ônibus espaciais e, desde então, o transporte de astronautas tem sido feito pela Rússia. A cápsula, batizada de Crew Dragon, é fruto do desafio de enviar passageiros ao espaço com um veículo que funcione sem qualquer interação humana.

Outra versão, a Cargo Dragon, tem como função o transporte de cargas. Em 2012, aconteceu o primeiro teste bem sucedido com a Cargo Dragon, com a entrega de suprimentos à Estação Espacial Internacional. No ano que vem, a versão para passageiros será colocada à prova.

Em grande parte automatizada, a cápsula terá a missão comandada da Terra. Com telas sensíveis ao toque, os astronautas poderão assumir o controle manual do veículo ao menor sinal de emergência.

A Space X reforça que a cápsula tem um sistema de emergência que permite a evacuação dos astronautas com segurança. A empresa ressalta que a força G aplicada em uma situação como essa seria equivalente à existente em brinquedos dos parques temáticos da Disney.

Este novo modelo de voos espaciais é uma oportunidade para que empresas privadas entrem em um novo campo de atuação, como o transporte de humanos para órbitas terrestres baixas com custo acessível e de maneira eficiente. Isso permitiria um avanço na exploração espacial ao longo dos próximos anos. Uma série de empresas e startups privadas tem se aventurado nesse novo nicho de atuação.

Por enquanto, os astronautas estão focados em missões simuladas em dois treinos diferentes. Um é “low-fi”, composto basicamente por uma mesa de controle e um par de assentos. O outro é um módulo em tamanho real para treinamento com os novos trajes espaciais. Juntos, astronautas e treinadores passarão centenas de horas estudando todas as questões relacionadas ao lançamento.

O plano é que o lançamento tripulado seja realizado em 2019.