Como escolher seu nicho de mercado

Como escolher seu nicho de mercado

Escolher bem seu nicho de mercado pode ser um grande desafio para quem está iniciando um negócio. Provavelmente você já tem uma ideia a respeito do que deseja vender na sua loja virtual. A partir dela, é possível definir o público-alvo, as estratégias de atuação, a precificação, os processos logísticos e vários outros aspectos.

Contudo, sabe dizer, de imediato, se os produtos que você pretende ofertar têm boa aceitação no mercado? Essa é a primeira análise que deve ser feita. Com os resultados, você conseguirá saber se o negócio é promissor ou se há chances de não ter o retorno esperado com as vendas.

Procura pelos produtos

Para saber melhor se os itens que você deseja vender têm uma boa procura, basta fazer uma pesquisa por palavra-chave no Google. Digite termos relacionados aos produtos e veja quantas vezes eles foram procurados dentro de um mês.

A partir dos resultados, é possível ter uma noção do tamanho que esse mercado tem e quais são suas chances de conseguir um bom volume de vendas. Isso quer dizer que quanto maior for o número de resultados obtidos, mais buscas são feitas pelos itens. O que significa que a procura é grande.

Enquanto as lojas maiores conseguem diversificar a quantidade de produtos a venda, empreendedores iniciantes devem restringir a variedade para conseguir atender os clientes com qualidade.

Identificação dos clientes

Agora é o momento de conhecer seu público mais a fundo. Quanto mais informações você conseguir a respeito dos seus compradores em potencial, melhor será a sua estratégia. Para isso, invista na pesquisa de mercado e levante dados como:

idade;
localização;
renda;
sexo;
ocupação;
hobbies;

Se você escolheu trabalhar com itens pelos quais tem alguma afinidade, melhor ainda!

Com isso, torna-se mais fácil se colocar no papel dos consumidores e entender suas expectativas e necessidades. Além disso, ao ter mais conhecimento sobre seu ramo de atuação, as chances de prestar um atendimento com excelência são ainda maiores. As combinações são praticamente infinitas!

Conhecimento sobre os concorrentes
Assim como você precisa conhecer seus clientes, também é importante levantar informações sobre os seus concorrentes. Principalmente os mais diretos — aqueles que oferecem os mesmos produtos que a sua empresa, para um público bem parecido.

Tente entender qual é a estratégia de atuação, os tipos de atendimento oferecidos, como funciona a logística e vários outros processos.

Ao fazer esse tipo de análise, você consegue identificar os pontos fortes e as melhores práticas que podem ser adotadas no seu negócio.

Ao mesmo tempo, também determina quais são as principais deficiências e pontos de reclamação dos consumidores. Esse tipo de informação é muito valiosa. Haja vista que você pode usá-la para agregar valor aos seus produtos e serviços e oferecer uma experiência diferenciada. Essa é uma das melhores maneiras de saber como atrair, conquistar e reter um público fiel à sua marca.

Criação de valor
A escolha do nicho de mercado também envolve a criação de valor. Do ponto de vista do cliente, valor é tudo aquilo que ele adquire com a compra. Ou seja, são todas as vantagens e benefícios que os produtos e serviços oferecem.

Agregar valor para seus consumidores é uma forma de atender às necessidades e ir além, superando as expectativas. Esse tipo de estratégia é essencial para criar uma diferenciação no mercado, se destacando dos concorrentes e atraindo um público cada vez maior.

Estratégia do Oceano azul
Oceano azul é um termo usado para descrever um nicho de mercado pouco explorado, com um público-alvo vasto e a possibilidade de obter grandes margens de lucro. O objetivo dessa estratégia é evitar setores mais saturados e optar pelos que ainda não foram devidamente trabalhados.

Se não for possível fugir das esferas mais comuns, procure promover a inovação, chegando com uma proposta diferente. Isso vai atrair a atenção do público e contribuir para o aumento das vendas.

Por Thiago Mazeto