Bill Gates: o capitalismo mudou e os governos não

Bill gates: o capitalismo mudou e os governos não

Para o homem mais rico do mundo (Bill Gates) o mundo está mudando muito rapidamente, enquanto as pessoas e principalmente os governos não conseguem acompanhar tamanha transformação.

Segundo Gates, há um número cada vez maior de produtos “intangíveis”, como softwares e outros conteúdos digitais. A concepção destes é diferente da dos produtos físicos, palpáveis, em torno dos quais a econômica básica foi construída.

“Uma vez que um desenvolvedor tenha pago pelos custos iniciais a criação de um software, o custo de produção é praticamente nulo. Já para um produto físico, como um carro, as “cópias” custam ao menos tanto quanto os materiais necessários”, explica Gates.

O magnata fundador da Microsoft desenvolveu seu raciocínio numa mensagem no Linkedin, ao recomendar um livro escritos pelos economistas Jonathan Haskel e Stian Westlake, chamado “Capitalismo sem Capital”. “O que o livro reforçou para mim é que os legisladores precisam ajustar suas políticas econômicas para refletir sobre essas novas realidades”, escreve Gates. “As ferramentas que muitos países usam para medir ativos intangíveis estão atrasadas e por isso eles estão obtendo uma imagem incompleta da economia.”

O empresário ainda ressalta que os Estados Unidos não incluíam a produção de softwares no cálculo do PIB até 1999. Já Haskel e Westlake mostram em seu livro que o número de produtos “intangíveis” que contribuem para a economia havia começado a crescer em 1994, tendência que se acelerou no século 21. “Ainda hoje, o PIB não contabiliza investimentos em pesquisa de mercado, branding e treinamento — ativos intangíveis em que as empresas gastam muito dinheiro”, acrescenta Gates. O empresário propõe algumas reflexões:

– Os produtos intangíveis devem ser patenteados e registrados usando um conjunto diferente de regras que os produtos físicos?

– Eles devem ser tributados de forma diferente?

– A concorrência deve ser definida de forma diferente nos mercados de produtos intangíveis?

O conceito de “intangíveis” não é uma novidade. O que Gates e os autores do livro sugerem é que os governos ajam com mais rapidez para conseguirem regular as economias em que produtos “intangíveis” são dominantes.