Conheça as 8 melhores ferramentas para pesquisa de palavra-chave

Conheça as 8 melhores ferramentas para pesquisa de palavra-chave

Sem dúvida é a tarefa mais importante para se criar a base de todos os esforços de campanhas, ofertas de conteúdo e posts úteis para os interesses da sua audiência. Isso não só dá ideias sobre o que se passa na cabeça do público alvo, como também ajuda a preencher potenciais lacunas entre consumidores e os produtos ou serviços que estão procurando.

Embora a pesquisa de palavras-chave seja essencial para SEO e CPC, existem diferenças entre os dois. Com o CPC, você está basicamente dando lances em um leilão, pagando cada vez que alguém clica no anúncio. A posição dos seus anúncios nos resultados da pesquisa é determinada pelo seu lance, multiplicado pelo seu índice de qualidade, que em parte é composta da qualidade dos anúncios, palavras-chave e páginas de destino em seu site. Quanto maior a relevância das palavras do grupo de anúncios são uns aos outros, e aos seus anúncios e site, menos você terá que pagar por clique. Isso tem influência em quais palavras convertem mais, ou menos, nas suas campanhas no AdWords.

Pesquisa de palavra-chave para conteúdo

Muitas pessoas associam a pesquisa de palavras-chave apenas com o SEO, mas ela não deve ser menosprezada para Marketing de Conteúdo. O Google determina o ranking dos sites a partir das palavras-chave contidas no conteúdo, mas usa centenas de outras variáveis para determinar qual página tem o melhor conteúdo. Fazer bom conteúdo é tanto descobrir as melhores palavras quanto produzir conteúdo que atenda às demandas das pessoas que estão pesquisando esta palavra.

Felizmente, existem muitas ferramentas para ajudar em seus esforços, e você pode construir extensas listas de palavras-chave. Veja abaixo algumas das melhores ferramentas do mercado, algumas gratuitas e outras pagas.

Confira cada uma delas:

  1. Planejador de palavras-chave do Google (https://adwords.google.com/ko/KeywordPlanner)

A ferramenta mais óbvia e amplamente utilizada em pesquisa de palavras-chave é o “Keyword Planner” do Google. Esta ferramenta permite que os anunciantes busquem por novas expressões e tenham idéias de grupos de anúncios, ou seja, formas de agrupar as palavras por similaridade. A ferramenta do Google fornece estatísticas para cada termo, incluindo volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique. Ela é útil durante as fases iniciais do brainstorming de palavras-chave, mas não deve ser a única ferramenta usada para pesquisa. Como diz o Google, você pode usar o planejador “para criar as bases para uma campanha bem sucedida”. Ele pode fornecer uma orientação para a organização do grupo de anúncios e ampla seleção de palavras-chave, mas você contar exclusivamente com esta ferramenta, pode perder a oportunidade de trabalhar com algumas expressões de “long tail” consideradas valiosas.

  1. “Autocomplete” do Google

Comece digitando uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google, e previsões que podem ser semelhantes ao que você está procurando podem aparecer. O algoritmo de preenchimento automático é baseado em muitos fatores, incluindo quantas vezes os usuários procuraram por um termo no passado. É especialmente útil se você está procurando por palavras-chave de “long tail” baseadas em uma palavra ou uma frase. Escreva sua palavra principal na caixa de busca e depois cada letra do alfabeto para ver pesquisas relacionadas. Coloque também um espaço antes da sua palavra chave para ver mais variações.

 

  1. Übersuggest (ubersuggest.org)

Como você deve ter adivinhado, Übersuggest é uma ferramenta de sugestão de palavras-chave. Esta ferramenta utiliza dos dados do Google e outros buscadores, bastando apenas colocar o termo que tem em mente e adicionar uma letra ou número na frente dele para extrair sugestões, de uma só vez. Em outras palavras, ele faz várias das tarefas descritas anteriormente (item 2 acima) para você automaticamente! Também é útil para pesquisa de palavras-chave de “long-tail” ao ajudá-lo a encontrar nichos específicos à serem explorados dentro do seu mercado.

Apesar disso, é uma ferramenta básica e que só deve ser usada para gerar idéias e expandir suas listas de palavras-chave. Nunca passei mais do que alguns minutos navegando através das centenas de sugestões, mas às vezes você pode descobrir palavras-chave que você não teria pensado.

  1. KeywordTool.io (keywordtool.io)

A ferramenta é semelhante ao Übersuggest porque ele usa o “autocomplete” do Google, mas leva a um passo à frente, gerando até 750 sugestões por palavra-chave. Ele funciona com 83 línguas e 129 domínios de Google (.com.br; .com.ar; .com.uk… para filtrar apenas os países de seu interesse). Além disso, ele gera automaticamente sugestões em ordem alfabética para frases que incluem palavras antes e após o seu termo base. Não há nenhum CAPTCHA ou anúncios para distrair os anunciantes de sua pesquisa em profundidade e a melhor parte sobre esta ferramenta é a facilidade na navegação. Se você quer uma ferramenta rápida e simples sugestão de “long tail”, recomendamos este.

  1. WordStream (www.wordstream.com/keyword-research)

Apesar de ter recursos limitados, o WordStream é uma ferramenta de sugestão de palavra-chave sofisticada, que pode fornecer termos altamente relevantes e valiosos para seu tema escolhido. A ferramenta fornece frases de “long tail” mais diversificadas que o Keyword Planner do Google, onde todas as sugestões fornecidas são mais fortemente relacionadas do que das ferramentas mencionadas anteriormente. Ele alega ter mais de 1 trilhão de consultas e usuários não-pagantes que pesquisam até 30 vezes por dia. Infelizmente, algumas métricas como o volume de pesquisa e tamanho da concorrência são bloqueadas, incentivando você se inscrever para a versão paga (que é cara). WordStream tem outras funções gratuitas, incluindo pesquisa de nichos, grupos e palavras-chave negativas, tudo o que pode ajudar a refinam suas listas.

  1. Keyword Eye (básico) (www.keywordeye.com)

Keyword Eye é uma ferramenta visual de pesquisa de palavras-chave que apresenta uma “nuvem” com sugestões, onde tamanho e cor representam o volume de pesquisa e de competitividade. Você também pode ver as sugestões exibidas em uma grade e classificar resultados por uma determinada métrica. Com o plano gratuito, os usuários têm 20 buscas por dia, até 100 palavras-chave por relatório e a base de dados de 25 domínios do Google. Diferentemente da ferramenta “WordStream”, aqui você é capaz de ver o volume de pesquisa, competição de PPC e uma pontuação do competidor correspondente. Ele fornece os dados de “long tail” e de fácil consumo, uma ótima alternativa para o “Keyword Planner” do Google. É interessante para mostrar planejamentos mais visuais para os clientes.

  1. Keyword Revealer’s (www.keywordrevealer.com)

Keyword Revealer’s permite que você veja sugestões de palavras-chave relevantes, bem como a métricas correspondentes como: volume de pesquisa, CPC e lucro estimado. Semelhante ao “Keyword Eye”, se destina a mostrar-lhe como a competição é difícil e prever quais palavras-chave podem ser rentáveis. As sugestões que fornecem a ferramenta são extremamente relevantes e vale a pena navegar por lá.

Infelizmente, as contas gratuitas permitem apenas 3 buscas por dia, então escolha suas pesquisas com sabedoria!

  1. AdWords Search Terms (adwords.google.com.br)

Não se esqueça que as palavras-chave mais valiosas podem vir dos termos de busca que os visitantes usam antes de clicaram no seu anúncio. Para isso é preciso já ter uma campanha de anúncios funcionando no Google AdWords.

 

Não há melhor maneira de entrar na sua mente do que ver exatamente como eles procuraram para seus produtos ou serviços! Ao usar o relatório de termos de pesquisa dentro da interface do Google AdWords, lembre-se de adicionar termos de alto desempenho para seu grupo de anúncios como palavras-chave. Se um termo for irrelevante e ainda sim “ativar” o seu anúncio, adicione ela como uma palavra negativa.

Para acessar o relatório de consulta de pesquisa no AdWords, vá para a guia palavras-chave, clique em “Detalhes” e selecione “Todas”.

  1. Bônus: SEMRush (www.semrush.com)

Se você pretende subir a outro nível e fazer uma pesquisa de palavras-chave com muito menos esforço e com conclusões muito mais eficientes, eu recomendo usar o SEMRush.

Com o SEMRush é possível não só pesquisar palavras-chave, mas saber quais sites aparecem nos resultados no Google para cada uma delas, identificar quem são seus principais concorrentes (sites que aparecem para várias buscas que interessam a você) e saber quais são as palavras-chave que levam mais visitas a cada um destes site. Além disso, você pode saber quais palavras-chave os concorrentes comprar no Google AdWords, o quanto investem por mês e qual o volume de tráfego que obtém de resultados orgânicos e de resultados patrocinados.

É literalmente uma mina de ouro para descobrir ótimas palavras-chave, saber quais palavras convertem mais e onde você deve focar suas energias primeiro. Você pode monitorar todas as posições de busca do seu site, as posições no Google dos seus concorrentes e planejar ações para fazer conteúdo que vá rankear na frente deles.

Assista este Webinar para a SEMRush (em português), onde o Rafael Rez mostra um pouco como uso a ferramenta para descobrir oportunidades de conteúdo, desenvolver estratégias de conteúdo e pesquisar temas de interesse de cada audiência:

Conheça mais sobre o SEMRush >>>

Lembre-se que a pesquisa de palavras-chave é um processo contínuo e permanente, e escolher as palavras “corretas” pode resultar em uma campanha altamente bem sucedida e rentável. Existem muitas outras ferramentas gratuitas de palavra-chave na internet, mas estes citados são alguns que achamos particularmente útil para melhorar a qualidade das pesquisas.