Que tal investir em live streaming?

Que tal investir em live streaming em 2018

Cada vez mais as pessoas se interessam por conteúdos online em tempo real que dão chance de interação, e o live streaming é um destaque nesse quesito. Com poder de gerar tráfego e transformar conteúdos em virais, a ferramenta está conquistando a atenção das marcas que buscam novas formas de se comunicar.

O live streaming é o futuro do conteúdo de vídeo e as empresas que ainda não fazem uso dessa modalidade não devem perder a oportunidade nesse ano. Sendo um material muito acessível, só vai continuar a crescer em 2018.

Crescimento acelerado
Segundo pesquisa da Research and Markets, a indústria de live streaming faturou, em 2016, US$ 30 bilhões e tem previsão de tornar- se uma indústria de mais de US$ 70 bilhões em faturamento até 2021. Usar plataformas para este recurso é uma maneira quase gratuita de gerar receitas para seu negócio.

Além disso, segundo dados da Livestream, em 2016 houve um aumento de 81% no consumo desse recurso comparado ao ano anterior. É possível obter muito mais engajamento do público-alvo quando eles de fato veem que tem alguém por trás de uma marca ou de uma empresa.

Vídeos em live streaming podem ser feitos de diversas maneiras – entre elas, através de redes sociais, como o YouTube. Caso possua muitos seguidores no Facebook e no Twitter, recomendo focar nessas duas plataformas.

Conheça diferentes formas de apostar em live streaming em 2018:

Facebook Live
Com bilhões de usuários ativos mensalmente, é possível construir um forte posicionamento da marca com essa escolha. Esta é uma das plataformas mais assistidas em redes sociais atualmente, e está quase superando o You Tube, eu a considero fundamental para quem quer se manter competitivo no mercado.

É possível realizar as transmissões das seguintes formas:

Ao vivo na página da marca: (para isso é necessário acessar o Facebook Live Map). Nessa opção você pode ver todas as pessoas que estão ao vivo ao redor do mundo;
Pelo celular: Abra seu app e clique em “live” nas opções de compartilhamento.

YouTube
Apesar de ser uma plataforma com mais de 1 bilhão de usuários, poucos pequenos negócios têm participação na rede. O YouTube ainda é a maior plataforma de vídeo do planeta, por isso, procure aproveitar o potencial dessa ferramenta e faça transmissões de qualidade, com boa luz e um bom áudio.

É possível realizar transmissões da seguinte forma:

Eventos: Possibilita a realização de testes antes de começar a transmissão ao vivo e oferece diversas possibilidades de configuração;
Transmitir agora: Possui menos opções de configuração e serve para quem quer transmitir ao vivo de forma mais rápida.

Twitter
Por ser simples, o Twitter é uma plataforma de fácil utilização para transmissão ao vivo. É a minha ferramenta de live streaming favorita, e eu a recomendo para o compartilhamento de vídeos para mostrar o dia a dia em seu escritório, ou para seções de perguntas e respostas com seu público.

É possível realizar transmissões da seguinte forma:

Ao vivo diretamente do seu celular utilizando o app padrão do Twitter: Clique no botão de compor no canto direito superior e, em seguida, selecione “Live” como sua escolha de tuíte, em vez das opções padrões de texto e foto. Se desejar encontrar transmissões ao vivo de alguma marca, basta acessar o perfil do Twitter e clicar no botão “Watch LIVE”.

Instagram Stories
Pesquisas mostram que o Instagram tem 15 vezes mais engajamento que o Facebook, e 20 vezes mais que o Twitter. As marcas devem se fazer presente no Instagram, pois as pessoas se interessam muito por elementos visuais e esse é um dos principais motivos que o tornam tão popular. É possível realizar live streaming ao acessar o Instagram Stories utilizando a opção “Ao Vivo”.

As seguintes opções são disponibilizadas:

Normal: Trata-se da câmera normal para gravar vídeos;
Boomerang: Possibilita criar animações rápidas em loop;
Mãos Livres: Permite que o usuário não tenha que apertar o botão durante todo o processo de transmissão;
Ao Vivo: Transmissões em tempo real.