Você sabe qual a diferença entre dados e informação?
Os dados são apenas registros, enquanto a informação sãos dados com referência.
Ex: o número 201, é apenas um dado, mas se informarmos que a casa do joão tem o número 201, este dado agora tem sentido, tornando-se uma informação.
Linguagens de programação
Linguagens de programação são independentes de uma arquitetura de computador específica. Seguem certas convenções.Para facilitar o processo de tradução, estas convenções são mais restritas do que a linguagem humana.
O que são compiladores?
um compilador é um programa de computador (ou um grupo de programas) que, a partir de um código fonte escrito em uma linguagem compilada, cria um programa semanticamente equivalente, porém escrito em outra linguagem, código objeto. Classicamente, um compilador traduz um programa de uma linguagem textual facilmente entendida por um ser humano para uma linguagem de máquina, específica para um processador e sistema operacional. Atualmente, porém, são comuns compiladores que geram código para uma máquina virtual que é, depois, interpretada por um interpretador. Ele é chamado compilador por razões históricas; nos primeiros anos da programação automática, existiam programas que percorriam bibliotecas de sub-rotinas e as reunia, ou compilava,, as subrotinas necessárias para executar uma determinada tarefa.
O nome “compilador” é usado principalmente para os programas que traduzem o código fonte de uma linguagem de programação de alto nível para uma linguagem de programação de baixo nível (por exemplo, Assembly ou código de máquina). Contudo alguns autores citam exemplos de compiladores que traduzem para linguagens de alto nível como C.[4] Para alguns autores um programa que faz uma tradução entre linguagens de alto nível é normalmente chamado um tradutor, filtro[5] ou conversor de linguagem. Um programa que traduz uma linguagem de programação de baixo nível para uma linguagem de programação de alto nível é um descompilador. Um programa que faz uma tradução entre uma linguagem de montagem e o código de máquina é denominado montador (assembler). Um programa que faz uma tradução entre o código de máquina e uma linguagem de montagem é denominado desmontador (disassembler).[ Se o programa compilado pode ser executado em um computador cuja CPU ou sistema operacional é diferente daquele em que o compilador é executado, o compilador é conhecido como um compilador cruzado.
Linguagens de programação: projeto e evolução
Atualmente exitem centenas de linguagens de programação, isto é algo surpreendente. A ideia de uma linguagem de programação de alto nível é fornecer meios para a programação seja independente de um conjunto de instruções de um processador em particular, de modo que seja possível mover programas de um computador para outro sem haver necessidade de reescrita de código.
Diferentemente das linguagens humanas, linguagens de proramaão são criadas com finalidades específicas.