App e a evolução da TV

App e a evolução da TV.

A palavra Smart é um adjetivo em inglês que significa esperto ou inteligente em português. Também é um termo que está relacionado com tecnologias avançadas, geralmente associadas a capacidade de se conectar com a internet e utilizar um eco sistema de aplicativos.

As primeira Smart TVs surgiram em 2014 e estão se tornando a cada ano ue se passa mais populares, por um motivo bem simples: seu baixo preço as tornaram atraentes se levarmos em conta a relaçao de custo x benefício.

Além do baixo custo as  Smart TVs  revolucionaram o mercado de tvs no mundo inteiro, da mesma forma como aconteceu no passado com a chegada dos smartphones,, estes novos aparelhos agora são capazes de proporcionar aos seus usuários experiências incriveis jamais vistas antes no segmento.

Com sensiveis melhorias técnicas no som, qualidade de imagem (4k) e recursos avançados como a conectividade, permitiram a estes dispositivos imergirem em um universo dos mais variados aplicativos (pagos ou gratuitos), proporcionando aos seus usuários experiências muito mais ricas.

App: um mercado em expansão

Os aplicativos já fazem parte do nosso dia-a-dia, tornando difícil imaginar passar um dia sem usar ao menos um deles. Ouvir música, assistir vídeos, falar com os amigos, ler notícias, chamar um transporte, fazer pesquisas ou até mesmo controlar o peso… São inúmeras as possibilidades, que tornam esse mercado promissor para quem pretende ingressar na área.

Mas fica uma pergunta no ar? como desenvolver um app que se destaque em um segmento com tantas opções? A dica dos especialistas é simples: focar na resolução de problemas.

Ser criativo ajuda, mas não basta ter uma boa ideia. É necessário saber traduzi-la em um programa que reúna características atrativas para o usuário. Entenda que para tornar seu aplicativo se torne viável comercialmente, é importante que ele seja simples, prático e tenha um design fácil de usar, principalmente se for para Smart TVs. Além de ter uma interface amigável para todos os públicos, independentemente da idade.

O melhor caminho para adquirir conhecimento técnico ainda é investir em boa qualificação. Agora, engana-se quem acha que são necessários anos e anos de estudo para começar a desenvolver bons aplicativo. Muitos desenvolvedores de sucesso que jamais tiveram qualquer contato com programação no passado foram capazes de desenvolver em pouco tempo aplicativos incríveis para os mais diversos dispositivos.

Desenvolvendo apps para TV

Como já foi ditto anteriormente, comprar uma Smart TVs hoje em dia ficou muito mais fácil consequentemente gerou um aumento significativo na demanda por aplicativos.

Poucas pessoas ainda não sabem, mas desenvolver aplicativos para SmartTVs é extremamente promissor, embora existam algumas particularidades importantes para quem quer se aventurar ou criar um base sólida em desenvolvimento pra TVs.  Ao contrário dos apps para celulares que basicamente estão divididos em apenas dois grandes grupos, os apps que utilizam a plataforma Java/Android e iOS/Apple, nas Smart TVs as coisas são um pouco mais complexas, cada grande fabricante (Samsung, Lg, Sony, etc..) desenvolveu ou adaptou seu próprio sistema operacional(SO) e isto poderá ser um obstáculo ou uma grande oportunidade, devido ao escasso número de desenvolvedores capacitados no segmento.

Além de você ou sua empresa ter seu produto ou serviço presente em mais um dispositivo relevante, ter seu app publicado nas appstores, consiste no simples fato da baixa concorrência entre os apps disponíveis para Smart TVs, ou seja, ainda são poucos os aplicativos para o segmento principalmente no Brasil e provavelmente seu aplicativo será baixado por grande parte dos usuários.

Cada fabricante tem seu SDK exclusivo, então, para criar um app para uma Smart TV Samsung, por exemplo, você terá de conhecer bem todas as especificações do aparelho. Não será possível em nosso curso criar aplicativos “genéricos” para vários fabricantes, assim como acontece nas plataformas  para Android e iOS.

Para você criar aplicativos para Smart TVs, você precisará obrigatoriamente cadastrar-se como desenvolvedor no site do fabricante, instalar o kit de desenvolvimento e baixar toda documentação necessária.