Como começar a trabalhar com freelancer e ter sucesso!

Neste último ano, eu tive a oportunidade de fazer meu negócio crescer com o trabalho freelancer. Mas sei que isso só se tornou realidade por causa de muito trabalho e algumas estratégias que utilizo constantemente.

Acreditar que minha liberdade financeira, geográfica e de tempo seriam fundamentais fez com que eu abraçasse essa oportunidade. E neste artigo, quero compartilhar algumas dicas de como começar seu trabalho freelancer com sucesso.

Eu costumo dizer que não comecei o trabalho freelancer por um único motivo, mas sim pela somatória de vários aspectos. Eu trabalhei por quase 20 anos em empresas multinacionais, sempre como CLT, no formato de contrato tradicional de trabalho com direito a todos os benefícios que bem conhecemos.

Nunca pensei em parar de trabalhar, mas depois que meu filho nasceu, encarar uma  rotina de viagens e não ter hora para voltar para casa começou a ser um problema em minha vida pessoal. Eu estava constantemente fora do escritório viajando por diferentes lugares dentro e fora do país, e imagina! Com um bebê, isso foi se tornando impossível!

Quando o negócio ficou insustentável, precisei tomar uma decisão na minha vida! Eu não poderia terceirizar o meu papel como mãe, mas poderia terceirizar o meu trabalho como profissional para as empresas. Além disso, continuar viver em São Paulo não era mais o meu objetivo, pois eu estava buscando uma qualidade de vida melhor para a minha família.

Foi aí que veio um start de começar a me tornar uma consultora de marketing e tentar trabalhar remotamente. O primeiro passo que dei foi me atualizar, procurar cursos para me especializar em técnicas mais atuais dentro da minha área, que é Marketing.  Em um desses cursos que ouvi falar em trabalho freelancer. A partir daí foi aberto um leque de infinitas possibilidades em minha vida!

Qual é o momento da carreira ideal para começar o trabalho freelancer?

Acredito que não existe um momento certo para começar o trabalho freelancer. Tornar-se um freelancer pode ser a sua carreira profissional!

Então, cabe a você decidir qual é o melhor momento para iniciar o seu trabalho freelancer.

Antes de mais nada, saiba que optando pela vida freelancer, você será o grande empreendedor da sua carreira de uma forma mais ativa.

Conquistar projetos, clientes, gerenciar seu próprio tempo e criar suas próprias condições quando for entregar um projeto, são particularidades da profissão.

Acho que o mais importante ao começar sua carreira como freelancer é saber quais são as suas habilidades e os serviços que você pode oferecer com qualidade para que os clientes te contratem, voltem a te contratar e ainda: indicar o seu trabalho!

Começar o trabalho freelancer requer explorar toda a sua criatividade, conhecimentos pessoais, profissionais e aprendizagem contínua.

Mas afinal de contas, o que significa ser um freelancer?

Segundo a definição do dicionário Dicio, um freelancer é:

Profissional que vende seu trabalho ou trabalha realizando suas atividades para diversas empresas, de modo a não estabelecer um contrato fixo nem trabalhar com exclusividade para uma única empresa, geralmente esse profissional trabalha a partir de sua própria casa, através da Internet; trabalhador autônomo.”

Ainda existe uma certa falta de compreensão sobre este tipo de trabalho. Muitos pensam que trabalhar de forma independente é uma falta de opção de trabalho ou ainda uma forma secundária de geração de renda.

E não é bem assim…Cada vez mais profissionais optam por realizar um trabalho freelancer por inúmeros motivos. Vejamos algumas das vantagens que levam profissionais do mundo inteiro a decidir se tornar freelancers:

  • Mobilidade: o trabalho freelancer permite ao profissional realizar o trabalho de qualquer lugar. Ele pode ser feito em casa, num café, em um espaço de coworking. Ainda é possível mudar de cidade (ir para um lugar mais calmo, ou mudar para aquela cidade de praia que você tanto sonhou um dia).
  • Trabalho remoto: poder trabalhar com uma equipe multicultural, de diferentes partes do país e até do mundo!
  • Possibilidade de estar mais próximos dos filhos: para as mamães, como eu, é possível se planejar e estar mais próximo das crianças. Eu levo e busco meu filho todos os dias na escola, levo para o futebol, inglês…. Além disso, estou o dia inteiro em casa para o que ele precisar! E claro que quando o trabalho aperta, o laptop é meu companheiro inseparável enquanto aguardo ele realizar alguma atividade externa!
  • Melhor gestão do tempo: é você quem determina os seus horários. Que horas começar, que horas terminar. Se estará disponível todos os dias. Não existe aquela obrigação de ter de trabalhar X horas semanais como funciona no trabalho tradicional.
  • Possibilidade de oferecer o seu trabalho a várias empresas: como quem faz a gestão do seu tempo é você, existe a possibilidade de você oferecer o seu trabalho a diversos clientes. A grande vantagem é que suas entradas de dinheiro não ficam centralizadas a um só lugar como é no trabalho tradicional.

E qual a diferença entre freelancer, autônomo, profissional liberal e teletrabalho?

Muitos são os motivos pelos quais o trabalho independente cresce cada vez mais no mundo inteiro como já disse anteriormente.

Mas existe uma diferença entre ser um trabalhador freelancer, autônomo e teletrabalho. Será que você sabe o que cada um deles significa?

Veja aqui as principais características de cada um destes termos e entenda as suas diferenças:

  • Freelancer: O profissional freelancer geralmente é aquele que possui formação técnica ou universitária e trabalha de forma independente. Ele pode trabalhar alocado em uma empresa, trabalhar remotamente, estabelecer um relacionamento de longo prazo com uma empresa ou ainda, realizar um trabalho qualificado que seja pontual.
  • Autônomo: O profissional autônomo de uma forma geral, não tem uma formação acadêmica profissional ou qualificação em uma área específica. Muitas vezes se especializam em serviços gerais como pintores, encanadores, pedreiros e não possuem vínculo empregatício com nenhuma empresa. De uma forma geral, realizam trabalhos de curta duração.
  • Teletrabalho: Aqui entram todas as atividades que podem ser realizadas a distância, tendo como facilitador o uso da tecnologia como a internet.  É o formato que mais cresce no mundo. Geralmente ela também é executada por profissionais com formação acadêmica e no modelo “home office” são funcionários de uma empresa.

Quais são os tipos de freelancer mais requisitados no mercado?

Agora em 2018, a Workana realizou um estudo chamado Relatório do Trabalho Independente e Empreendimento 2018. Este estudo foi realizado com o intuito de descobrir como está o mercado de trabalho em toda América Latina e mensurar o crescimento do trabalho freelancer e do empreendedorismo.

As categorias que mais tiveram destaque foram as relacionadas a Internet e Marketing Digital. Este crescimento está totalmente relacionado com a atual necessidade das empresas precisarem ter uma presença online e também melhorar seu relacionamento entre empresa e consumidores.

Mas independente das categorias mais atraentes serem estas, meu conselho é novamente: faça aquilo que você ama! Não se arrisque a oferecer um serviço que você não conhece.

Investir no seu conhecimento, desenvolver habilidades pessoais e falar outros idiomas farão muita diferença em sua carreira como freelancer.

Quais são as vantagens e desvantagens em ser freelancer

Como em tudo na vida, o trabalho freelance também oferece vantagens e desvantagens.

Quando iniciamos uma vida freelancer, precisamos pensar em alguns pontos que, talvez , não sejam uma preocupação quando se trabalha em relação CLT. Veja alguns pontos importantes:

Os Impostos e Tributos

Quando trabalhamos como freelancers ou de forma independente somos responsáveis por recolher e pagar os próprios impostos. É muito importante estar atento para este ponto para não enfrentar problemas no futuro.

O blog da Conta Azul relacionou quais são os principais impostos que o Microempreendedor Individual (MEI) deve pagar e quais são as vantagens e benefícios!

Gestão do Tempo

Seu tempo é precioso!  Não procrastinar é regra!

Como a flexibilidade é uma das grandes vantagens da carreira freelancer, organizar o dia a diaé super importante para poder cumprir as tarefas que você assumiu.

Não haverá ninguém te supervisionando e é muito deselegante o cliente ficar te cobrando, a longo prazo, esta relação pode ser pouco duradoura. Ou seja, a liberdade tem que andar junto com a responsabilidade.

Já pensando em um outro extremo, tem o perigo de se tornar um workaholic, de passar muitas horas ou dias inteiros sem descanso e só pensar em trabalho. Cuidado!

O fato do seu escritório estar na sua casa, não significa que você tenha que viver dentro dele. Como freelancer, você também precisará aprender a equilibrar sua vida profissional e a pessoal.

Finanças

A gestão financeira é outro ponto de atenção! Assim como os profissionais liberais, a questão do dinheiro é muito relativa para o freelancer.

Se você não costuma trabalhar com contratos de médio ou longo prazo, pode ser que em um determinado mês você fature muito dinheiro e no outro, pode ficar sem atividade nenhuma, consequentemente sem faturamento.

Ser freelancer é saber abrir as portas para novos negócios e diversificar.

Mas  se não houver dedicação, esforço, estudo e força de vontade, seus clientes podem começar a desaparecer e você ficar sem nada!

Havendo dedicação, claro que você poderá ter um alto volume de trabalho e aí entra a questão novamente da gestão do tempo. Entende como tudo está relacionado?

Volto a dizer, faça o que você sabe! Trabalhe com o que você conhece e não só porque está em alta! Até mesmo se for trabalhar com parceiros, procure ter conhecimentos mínimos sobre o que será realizado até mesmo para poder opinar no trabalho que será executado.

Como se destacar como um freelancer

Se você está começando a sua carreira agora ou se você já faz algum trabalho freelancer, o primeiro passo importante para se destacar é ter planejamento.

É importante você estabelecer uma rotina de trabalho, arrumar o seu local de trabalho, pensar em como você vai se apresentar aos clientes, como irá enviar propostas para projetos e quais tipos de serviços você irá oferecer.

Todos esses fatores irão te ajudar a aumentar a eficiência de seu trabalho freelancer.

Segundo a Forbes, existem algumas táticas de Marketing que são fundamentais para você ter sucesso em seu trabalho freelancer: saber fazer networking, saber se comunicar, escrever bem, divulgar seu trabalho nas redes sociais.

Mas para quem quer começar, eu separei algumas dicas pessoais:

  1. Conhecer as próprias competências profissionais: No meu caso, eu tenho um histórico de quase 20 anos de trabalho em multinacionais. Trabalhei em empresas de bens de consumo e de máquinas e equipamentos para a construção, sempre na área de marketing. Em minha bagagem eu trouxe competências como planejamento estratégico, branding, organização de feiras e eventos, planejamento de marketing, gerenciamento de redes sociais e claro que escrever (sempre foi uma paixão!). E foi assim que eu me apresentei! Esse meu conhecimento poderia ser útil para outras empresas.
  2. Construir o seu portfólio: se você nunca trabalhou como freelancer, que era o meu caso, apresente o seu currículo, com as suas principais realizações, links de trabalhos já realizados. No início, através de Networking eu me apresentei para empresas que eu sabia que poderiam comprar o meu trabalho. Existem aplicativos como o Behance que podem te ajudar a ter o seu portfólio online.
  3. Não sair por aí se candidatando para tudo: escolha os projetos que você tem afinidade, que você realmente tenha conhecimento. Se a sua ideia é construir um bom portfólio, no início, você pode oferecer seu trabalho por um valor mais atraente e ir ganhando experiência. Pode ter certeza de que cada projeto irá te trazer um aprendizado.
  4. Estudar: nunca deixe de buscar novos conhecimentos. Faça cursos, leia ebooks, participe de grupos de discussão no Facebook, em Comunidades Freelancer (sabia que os freelancers da Workana já tem sua própria comunidade? Clique aqui para visitá-la). O mercado cada dia traz novidades, possibilidades e ficar desatualizado não te trará benefícios

Não fique por aí pensando sobre a sua área ser boa ou ruim para o trabalho freelancer. Faça um bom trabalho que as oportunidades e indicações com certeza irão surgir!

Existe mercado de trabalho dentro de grandes empresas?

Essa é uma pergunta que muita gente tem dúvida….mas a resposta é SIM. Existe!

Em 2004, a empresa que eu trabalhava aqui no Brasil, me mandou para uma missão de um ano no Canadá. Naquela época, a Diretora de Recursos Humanos de uma das unidades de negócio da empresa, já trabalhava remotamente do outro lado do país!

A sede da empresa era em Toronto e ela morava próximo a Vancouver (mais de 4 mil km de distância). Eu achava aquilo incrível e ficava pensando: será que um dia isso chega no Brasil?

Claro que sim! Graças a tecnologia e a internet, hoje é totalmente possível ter um trabalho freelancer dentro de uma grande empresa.

Segundo o site Profissas, atualmente, freelancers representam 35% da força de trabalho dos Estados Unidos e que até 2020 este número passará a ser de 43%. Na União Europeia, a taxa é de 16,1%. Ambos os números demonstram a mesma tendência global: o trabalho freelancer está em ascensão em todo o mundo.

Esse fenômeno está super relacionado com os novos formatos de trabalho, que surgiram por demandarem profissionais que se encaixassem a dinâmica do mercado atual.

Assim surgiu a Gig Economy, como resposta às novas demandas, que são benéficas a todos:

  • Para as empresas: que podem contratar profissionais especializados para diferentes demandas, projetos específicos e quebrar barreiras geográficas (podendo ter acesso a profissionais de todos os lugares do mundo). Grandes empresas como a Samsung é um exemplo que pode ser citado.
  • Para os profissionais: que passaram a ter mais opções de trabalho, deixando de enfrentar situações adversas do dia a dia como trânsito, estresse, deslocamentos e claro que a possibilidade de poder trabalhar para empresas de todo o planeta.

E aqui, aos profissionais, deixo mais uma vez deixo o meu conselho: saber mais de um idioma é fundamental! Posso garantir que o que me abre muitas portas no trabalho freelancer é poder me comunicar sem barreiras, com empresas de fora do Brasil por dominar o Inglês e o Espanhol com fluência!

Preciso ter um CNPJ para ser exercer meu trabalho freelancer?

Para lançar-se como freelancer, essa não precisa ser uma das suas primeiras preocupações. Porém, existe uma grande possibilidade que apareça algum cliente que peça para que você emita uma nota fiscal sobre os serviços prestados.

E se você quer crescer e ser um profissional formalizado, ter o CNPJ será um grande diferencial para dar um passo maior e conquistar mais clientes.

O primeiro passo é você buscar ser um Microempreendedor Individual. O MEI tem CNPJ e todo status de empresa, porém não precisa passar por tanta burocracia, nem pagar tantos impostos, além de ser isento de diversas taxas.

Você pode se cadastrar e fazer tudo pela internet de forma prática e simples.

Conheça no Portal do Empreendedor todos os requisitos e documentos para você ter o seu CNPJ para começar o seu trabalho freelancer de forma profissional.

Não se esqueça de que depois você precisará ir até a prefeitura de sua cidade para solicitar o acesso a emissão de notas fiscais.

Onde posso conquistar oportunidades de trabalho freelancer?

Para quem ainda não começou a trabalhar como freelancer, essa é uma questão importante: como eu começo? Onde eu posso conquistar projetos?

Recentemente, Guillermo Bracciaforte , cofundador da plataforma Workana, que é a maior plataforma de contratação freelancer em toda América Latina, com mais de 2 milhões de usuários cadastrados,  foi o host do Facebook Live “Como conseguir trabalho como freelancer” e também falou na conferência “O trabalho e a 4ª Revolução Industrial”.

O tema central foi explicar como tirar o máximo proveito da Workana, tanto para freelancers já experientes, como para aqueles que estão apenas começando. Um dos destaques foi as as profissões com maior demanda dentro da plataforma.

Você pode ver o vídeo completo aqui:https://www.facebook.com/MinisterioTIC.Colombia/videos/319990692134337/

Outro ponto super interessante é você criar o seu perfil nas redes sociais especializadas.

Eu citei anteriormente o Behance, que é uma plataforma voltada para quem trabalha com Designer gráfico, Web Design, Fotografia e artes de uma forma geral.

Já para quem trabalha com desenvolvimento, o Github é um local ideal pois reúne o trabalho dos profissionais de TI de diferentes segmentos.

Para um redator freelance, o local ideal para publicar seus textos e ter uma vitrine para vender seu trabalho é o Medium.

Mas vejam bem! Esses sites funcionam como vitrine ao seu trabalho!

Através da Workana, você poderá acessar inúmeros projetos e ofertas de trabalho selecionadas e segmentadas ao seu perfil. Na nossa plataforma, 
é possível procurar projetos de acordo com as suas habilidades, por área, segmentados por preço fixo ou horas, idioma, localização, etc.

Além disso, antes de se candidatar a um projeto, você pode verificar o perfil de quem está contratando e avaliar como os freelancers avaliaram este cliente.

Quando você for fazer uma pesquisa, o dono do projeto, aparecerá desta forma para você:

Conclusão

Agora que você já sabe os principais passos, tais como as vantagens e desvantagens da profissão, de como ganhar visibilidade sendo freelancer, como conquistar oportunidades, e principalmente de como começar o seu trabalho freelancer, chegou o momento de colocar a mão na massa e partir para o plano de ação.

Aqui na Workana você tem o espaço e as ferramentas que precisa para dar o pontapé inicial em seu trabalho freelancer. Nosso objetivo é ter os melhores profissionais do mercado, oferecendo a todos uma excelente plataforma para que possam trabalhar com as melhores empresas, em projetos interessantes e com relações de longo prazo.

Queremos ser uma parte importante da vida de todos e principalmente na construção e desenvolvimento do trabalho freelancer de cada um

Crie o seu cadastro agora mesmo aqui na Workana, a plataforma líder na América Latina que te conecta com as melhores oportunidades de trabalho freelancer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *