Está se sentindo desmotivado? Dê conselhos para alguém


Está se sentindo desmotivado? Dê conselhos para alguém

Começar um projeto no trabalho, guardar dinheiro ou eliminar um hábito ruim são tarefas diferentes, mas exigem algo em comum: motivação. Na falta dela, uma estratégia bastante usada é recorrer a conselhos alheios – em especial de pessoas que já superaram determinada situação. Um novo estudo revelou, porém, que o melhor caminho é justamente o oposto.

A pesquisa foi realizada por psicólogas da Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, e da Universidade de Chicago. Ela envolveu experimentos feitos com adultos com dificuldades para encontrar um emprego, guardar dinheiro, controlar a raiva ou perder peso, além de crianças com dificuldades na escola.

Os resultados mostram que dar conselhos é uma estratégia mais efetiva para desenvolver motivação do que ouvi-los. Entre o grupo com problemas financeiros, 72% afirmaram ter se sentido mais motivados após dar conselhos do que depois de receber dicas de experts no assunto. Resultados semelhantes foram obtidos nos grupos com outros tipos de problema.

Segundo as psicólogas, uma das explicações para o efeito está no fato de que, em geral, pessoas desmotivadas já sabem o que precisam fazer para mudar, mas não têm a confiança necessária para começar. Elaborar e oferecer conselhos, portanto, é uma oportunidade de refletir sobre o conhecimento que já têm.

“Por exemplo, as pessoas acham que quem falha ao fazer regime não tem informações sobre dietas eficazes”, disse Ayelet Fishbach, professora de ciência comportamental e uma das pesquisadoras envolvidas, em entrevista ao site Quartz. “Mas a verdade é que elas sabem um pouco, só não aplicam seus conhecimentos na prática”.