Criador do BitTorrent quer lançar versão aperfeiçoada do bitcoin

Criador do BitTorrent quer lançar versão aperfeiçoada do bitcoin

Programador que enfrentou inúmeras ações judiciais com a invenção do BitTorrent, o norte-americano Bram Cohen quer explorar em um novo setor: o das criptomoedas. A nova empreitada é uma startup chamada Chia, que está em fase de pré-lançamento e tem como foco “uma avançada infraestrutura de criptomoedas”. Em entrevista ao site da Wired, Cohen afirma que seu plano é trazer ao mercado uma versão melhor do bitcoin, tornando a criptomoeda aceitável para o setor financeiro.

“Eu gosto de problemas técnicos difíceis”, afirmou Cohen à publicação. A criptomoeda, que deve ter venda pública e lançamento em rede previstos para 2019, será cultivada com espaço de armazenamento, como discos rígidos – em vez de mineração mediante uso de poder de processamento, como acontece com o bitcoin.

Segundo a startup, esse modelo permitirá “um acesso mais amplo aos usuários do dia a dia” e também reduzirá “consideravelmente o custo e o desperdício de proteger a rede em eletricidade utilizada ou hardware personalizado consumido”.

Para a Wired, Cohen explicou que seu plano com a Chia inclui solicitar uma oferta pública inicial convencional, antes do final deste ano, para listar ações em uma bolsa de valores pública, de baixa capitalização. A Chia também quer gerar receita ao ajudar bancos na criação de sistemas que permitam o uso da criptomoeda em funções como transferências internacionais.