As criptomoedas são uma ameaça aos que estão no poder?

As criptomoedas são uma ameaça aos que estão no poder

Segundo o criador do anti-vírus “McAfee”John McAfee é uma voz ativa na comunidade das criptomoedas e um firme defensor do blockchain, a tecnologia que funciona por trás das moedas digitais e faz a função de um livro-registro em que todas as transações são documentadas. Para ele, trata-se de uma revolução.

“Pela primeira vez na história da humanidade, temos uma tecnologia chamada blockchain que fornece uma espécie de livro-caixa que é imutável e inalterável”, disse McAfee. “O ponto é que a vida inteira é composta por transações. Se eu mudo daqui para lá, isso é uma transação. Então, pela primeira vez, nós temos a oportunidade de aplicar a tecnologia ao problema da fraude humana. E qual é a fraude humana? A mentira — ou a representação equivocada da verdade.

Na condição de um banco de dados público e inviolável, o blockchain é tido como a tecnologia que traz transparência aos processos. Tais processos vão desde transações de moedas digitais (onde está a principal aplicação do blockchain) até atividades dos segmentos logístico e de saúde, por exemplo. Como funciona sobre uma base descentralizada de computadores, dispensa qualquer autoridade central. E é essa a grande razão pela qual governos estão buscando, cada vez mais, entender o conceito de “não permissão” da tecnologia (ou, em inglês, permition-less, como dito por McAfee).

No palco, em uma apresentação de 30 minutos, McAfee, com sua voz de sábio (e entonação similar à de Cid Moreira), explicou: “Hoje, todas as nossas legislações são controladas e baseadas numa coisa: permissão. O que isso significa? Nos Estados Unidos, eu tenho permissão para tomar álcool na maior parte dos estados. Mas eu não tenho permissão para fumar maconha. Eu tenho permissão, em certas circunstâncias, para enviar dinheiro para várias pessoas em vários países, ao passo que em alguns países eu não tenho permissão para isso. O que é único sobre a criptomoeda e o blockchain? É o fato de que eles são permition-less. Eu não preciso da permissão de ninguém para mandar um bitcoin da minha carteira para a carteira de outra pessoa. É por isso que governos e instituições financeiras e outras agências que controlam o mundo como nós o entendemos hoje estão com tanto medo do bitcoin, do monero, do ethereum, de todas as criptomoedas… Porque as criptomoedas são uma ameaça ao status quo daqueles que estão no poder.”

Combate à corrupção

Isso não significa, no entanto, que o setor está livre de práticas abusivas. John McAfee anunciou no fim do evento que está montando uma rede de combate à corrupção no mundo das moedas digitais. A chinesa Coinbene, corretora de criptomoedas, é a primeira a integrar essa aliança. “Estamos abraçando essa causa porque acreditamos que devemos nos unir contra a corrupção no mercado de criptomoedas”, diz Raquel Vaz, diretora de marketing da CoinBene.

McAfee chama a atenção para o fato de que ninguém sabe onde estão baseadas muitas corretoras de criptomoedas nem quem são seus donos ou funcionários. O maior exemplo disso, segundo o empresário, é a HitBTC, uma corretora com quem ele travou um grande embate pessoal por acreditar que as taxas cobradas pela companhia eram abusivas. Ele é investidor de um projeto negociado na HitBTC que pretende oferecer serviços de saúde gratuitos (o Docademic, MTC).

Uma regulação estipulada por instituições tradicionais, segundo McAfee, não funcionaria como freio para a corrupção de corretoras com a HitBTC, uma vez que não se sabe nem onde elas estão baseadas. “E a gente precisa de regulamentação? Absolutamente, não. O que a gente precisa é de aplicações e recursos para que a pessoa média, em vez de ter que ter o conhecimento para interpretar a atuação da corretora, consiga ter um acesso fácil a quem são as corretoras. Supondo que a pessoa diga: ‘Quero colocar meu dinheiro numa corretora. Que tal a HitBTC?’ Nós responderemos: ‘Eles tiraram US$ 400 milhões das pessoas e não devolveram. Você quer dar dinheiro a eles ou não?”

A Coinbene vai listar de graça as moedas que deixarem a HitBTC.