9 ilhas artificiais: o plano da Dinamarca para o Vale do Silício europeu

Projeto de ilhas artificiais em Copenhagen, Dinamarca (Foto: Reprodução/Urban Power)

Copenhagen tem um plano pouco tradicional para se tornar o Vale do Silício europeu. A capital da Dinamarca pretende construir nove ilhas artificiais em sua costa para hospedar um hub de inovação. O plano, aprovado pelo governo local, é de fazer isso na região de Hvidovre, localizada no sul da área metropolitana de Copenhagen. O projeto é da firma de arquitetura Urban Power.

O projeto resultaria na criação de 33 milhões de metros quadrados. A previsão é que sejam criados 12 mil vagas de emprego em áreas de ponta, como biotecnologia. “Estamos mirando companhias de alta tecnologia, mas há a necessidade de criação de produtos para a vida cotidiana também”, afirmou à agência de notícias dinamarquesa Ritzau o ministro da indústria e negócios Rasmus Jarlov.

Perca peso de forma rápida e saudável - Turbolipo

O projeto é de longo prazo devido à alta complexidade. A construção está prevista para começar em 2022. As vendas dos primeiros lotes de terra devem ficar para 2028—a conclusão das obras está prevista para acontecer somente em 2040. A expectativa é que 380 empresas fiquem nas ilhas. “Acredito que pode virar uma espécie de Vale do Silício europeu”, afirmou em entrevista à dinamarquesa TV2 Brian Mekkelsen, líder da câmara de comércio local.