Startup de turismo espacial de bilionário chega ao espaço pela 1ª vez

A Virgin Galactic, empresa de turismo espacial do empresário Sir Richard Branson, atingiu um feito histórico na noite desta quinta-feira (14/12). A companhia foi capaz de enviar uma nave tripulada por humanos até o espaço pela primeira vez. O marco vem após 14 anos da fundação da visionária startup.

A nave da companhia, chamada de SpaceShip Two, foi capaz de atingir uma altitude de 82,68 km—tecnicamente, de acordo com definições do exército americano e da Nasa, chegou ao espaço. Por outro lado, a nave não chegou a ultrapassar a Linha de Karman, a 100 km acima da linha do mar, e geralmente aceita como limite entre a atmosfera e o espaço aberto. O recorde anterior da companhia era de uma altitude de 52 km.

Os planos da empresa foram afetados após um  acidente há quatro anos. Um voo de testes acabou em desastre com a morte do copiloto. O episódio fez com que a velocidade e intensidade dos testes diminuísse.

Em um comunicado, Branson afirmou que o sucesso do teste resultou em “um sentimento indescritível: alegria, alívio, euforia e ansiedade pelo que está por vir”.

Os planos da Virgin Galactic são de oferecer viagens espaciais para turistas. Branson já afirmou que esses  passeios levarão semanas, e não meses. Recentemente, a Virgin Galactic anunciou a criação de um “espaçoporto”, que ficará no sul da Itália.

Com o teste bem sucedido, a Virgin Galactic entra no mapa das empresas que estão bem posicionadas para o turismo espacial. Outro nome promissor nessa briga é da Blue Origin, fundada pelo bilionário fundador da Amazon  Jeff Bezos.

Ainda em atuação espacial, um nome em alta é da SpaceX, de Elon Musk, fundador também da Tesla. A proposta da SpaceX, ao menos por ora, difere por ter foco em contratos com governo. A companhia, por exemplo, já enviou suprimentos para a Estação Espacial Internacional. A expectativa é que também enverede pelo negócio de turismo espacial.

Outras  startups também correm com objetivos diversos. A Zero 2 Infinity, por exemplo, pretende realizar pequenos lançamentos para lançamento de satélites. Outra, Astrobotic, quer se especializar no envio de cargas à superfície lunar.