Esta é a inesperada forma como o CEO da Apple começa seu dia



Você gostaria de começar o seu dia ouvindo milhares de pessoas se queixando de algo que está sob sua responsabilidade? Tim Cook, o CEO da Apple, parece gostar. Aliás, é a primeira tarefa que realiza ao acordar. O executivo disse, em entrevista ao site Axios, que acorda todo dia às 4h e não começa seu dia com café coado, exercícios físicos ou leitura de emails (que, aliás, são 700 por dia).

O que Cook faz para começar o seu dia de trabalho é ler comentários de clientes sobre produtos e serviços da empresa.

“Eu gosto de aproveitar a primeira hora para ler comentários de clientes. Esse foco em pessoas externas é muito importante para nós”, disse o executivo em entrevista ao site Axios. “Só depois disso é que vou a academia e me exercito por uma hora para manter o estresse distante”, afirmou.

O que Cook faz é, de certa forma, uma continuidade daquilo que Steve Jobs, o fundador da Apple, gostava de fazer. Jobs era conhecido por responder diretamente a dúvidas e reclamações de clientes da Apple e mostrar que estava ciente do que incomodava as pessoas com as marcas. Jobs também respondia a emails de funcionários, desenvolvedores e executivos de outras empresas. Há várias listas disponíveis na internet mostrando o jeito Jobs de responder e interagir. E que chamam atenção, pelo jeito informal e muitas vezes provocativo.