União Europeia faz acordo para baixar 35% da poluição emitida por carros

União Europeia faz acordo para baixar 35% da poluição emitida por carros

Os países da União Europeia definiram nesta terça-feira (9/10) suas novas metas para baixar a emissão de gases poluentes na atmosfera nos próximos anos e firmaram um acordo para reduzir em 35% a poluição emitida por veículos até 2030.

O compromisso foi fechado por 28 ministros europeus do Meio Ambiente, um dia depois da divulgação de um relatório alarmaente da ONU sobre o aquecimento global. No entanto, a medida foi apoiada por 20 países, quatro contrários e quatro abstenção.

Com isso, os fabricantes terão que reduzir em 15% as emissões até 2025 antes de chegar a meta final de 35%. A Alemanha e países do leste, que são grandes produtores de veículos, reclamaram da meta, mas acabaram cedendo. Já a Irlanda, Luxemburgo e Suécia falaram que o acordo era pouco ambicioso.

Segundo o comissário europeu da Ação Climática e Energia, Miguel Arias Canete, os representantes estavam na dúvida entre reduzir a poluição e preservar a indústria automotiva. “Vimos uma discussão complicada”, disse.

O objetivo é mais ambicioso do que o proposto pela Comissão Europeia no final de 2017, que apontava para uma redução média de 30% em 2030, mas está abaixo dos 40% aprovados no início de outubro pelo Parlamento Europeu.

A partir de agora, os Estados-membros vão iniciar as negociações para definir as regras a serem seguidas pelas montadoras. A obrigatoriedade deve entrar em vigor a partir de 2019.