UberPool será descontinuado para oferecer nova forma de viagens compartilhadas

UberPool será descontinuado para oferecer nova forma de viagens compartilhadas

São Paulo é a primeira cidade brasileira a receber a nova modalidade do Uber para viagens compartilhadas, o Uber Juntos. Lançado primeiro nos Estados Unidos, o serviço se distancia do Uber Pool uma vez que exige que os passageiros caminhem distâncias curtas para encontrar o veículo. O objetivo é diminuir o tempo de percurso dentro do carro e tornar as viagens mais eficientes e acessíveis. A novidade foi anunciada pela Uber nesta terça-feira (30/10).

Segundo comunicado da empresa, o Uber Juntos vem para substituir o Uber Pool, que deixará progressivamente a plataforma após mais de um bilhão de viagens feitas ao redor mundo. A modalidade vem em resposta ao feedback dos próprios motoristas, que se queixavam dos deslocamentos imprevisíveis que as viagens do Pool poderiam trazer em determinadas regiões de São Paulo e outras cidades grandes.

“Em quase 40 cidades em todo o mundo, nós usamos tecnologia para colocar mais pessoas em menos carros, dividindo viagens. Sabemos que os usuários adoram a acessibilidade do Pool, mas eles queriam uma experiência mais consistente”, afirma Ethan Stock, diretor global de produtos compartilhados da Uber. “Por isso, reconstruímos completamente este serviço, criando um sistema novo que pede para usuários andarem alguns metros para encontrar o motorista parceiro e outros usuários, fazendo com que as viagens fiquem mais rápidas, acessíveis e previsíveis”, complementa.

Com o novo recurso, os usuários aguardam alguns minutos antes de suas viagens começarem e, em seguida, percorrem uma curta distância a pé até um local próximo para entrar no carro. Essa associação, segundo o Uber, permite fazer combinações mais convenientes de viagens e a fornecer rotas melhores, mais retas e rápidas, com menos desvios, oferecendo uma opção mais acessível e consistente do que a anterior.

As viagens do Uber Juntos podem sair até 35% mais baratas do que as feitas com a categoria Uber X. A companhia ainda ressalta que nos primeiros três meses, como incentivo para que os usuários testem o produto, as viagens terão valor até 50% inferior. “Queremos mostrar aos usuários de São Paulo que caminhar um pouco pode gerar uma grande economia”, afirma Fábio Plein, gerente geral da Uber em São Paulo.

Como funciona o UberPool

Ao solicitar uma viagem do Uber Juntos, o usuário precisa necessariamente esperar até dois minutos para saber onde e quando deve encontrar o motorista parceiro. As distâncias percorridas a pé não devem demorar mais do que poucos minutos. Quando os detalhes da viagem são finalizados, o usuário recebe sugestões de rotas a pé até o ponto de encontro e também a informação de quanto tempo levará para chegar ao destino. Uma vez no carro, pode aproveitar uma viagem compartilhada mais rápida, eficiente e acessível. Ao final, o app fornecerá novas opções de rotas para que chegue ao seu destino a pé.

No futuro, a expectativa é de que Uber Juntos possa se integrar com outras opções de transporte, ampliando o alcance do transporte público.

Por enquanto, a novidade chega apenas para a cidade de São Paulo. A companhia ainda não anunciou a previsão de lançamento do recurso em outras praças no Brasil.