Tese de doutorado autografada por irá a leilão

Tese de doutorado autografada por  irá a leilão

Uma das cinco cópias existentes da tese de doutorado de Stephen Hawking irá a leilão a partir do dia 30 de outubro. Além dela, outros 21 objetos do físico que faleceu em março deste ano também serão leiloados pela agência de leilões Christie’s. As ofertas poderão ser feitas até 8 de novembro. As informações são agência de notícias Associated Press.

Escrita em 1965 por Hawking, a tese “Propriedades dos Universos em Expansão” é cotada entre 100 mil libras e 150 mil libras (cerca de R$ 477 mil a R$ 716 mil). A cópia foi assinada pelo cientista. Thomas Venning, chefe de livros e manuscritos na Christie’s, disse a AP que a tese em questão marca a retomada de Hawking pelos estudos científicos. Isso porque o cientista foi diagnosticado com Esclerose lateral amiotrófica (ELA) logo que chegou na Universidade de Cambridge para começar o doutorado, aos 22 anos. A assinatura de Hawking, já trêmula pela doença, é uma espécie de documento histórico da evolução científica do físico e da doença.

O leilão também irá incluir uma cópia do seu best-seller ‘Uma Breve História do Tempo‘, autografada com uma impressão digital, e também uma jaqueta personalizada, similar a uma jaqueta de voo, que ele usou em um documentário. A cadeira de rodas do físico também irá a leilão.

O dinheiro da venda irá para as organizações de caridade Fundação Stephen Hawking e a Associação para Doença do Neurônio Motor, do Reino Unido.

Hawking faleceu em março deste ano, aos 76 anos de idade.