Neil Armstrong: 3 livros para conhecer a história do 1° homem a pisar na Lua

Neil Armstrong: 3 livros para conhecer a história do 1° homem a pisar na Lua

Neil Armstrong escreveu seu nome na história da humanidade ao ser o primeiro homem a pisar na Lua em 20 de julho de 1969. Comandante da missão Apollo 11, é considerado um dos grandes heróis da história americana. Piloto desde os 19 anos, foi um rapaz aplicado e modesto, que sabia que precisava se preparar se sua missão fosse ambiciosa. E assim o fez.

No próximo dia 18 de junho, o filme “First Man”, estrelado por Ryan Gosling no papel de Armstrong, estreia nos cinemas no Brasil (assista o trailer abaixo). Aproveitando a estreia, separamos três livros que retratam a vida do astronauta e a missão Apollo, que morreu aos 82 anos, em 2012.

A Biografia do Primeiro Homem a Pisar na Lua | Editora Tordesilhas

Escrita pelo melhor amigo de Armstrong e repórter espacial, Jay Barbree, esta biografia consegue fazer uma síntese da vida do astronauta que se tornou referência em todo mundo, e um dos entusiastas da expansão da presença humana no Sistema Solar. Sereno e competente, capaz de agir com rapidez e habilidade mesmo sob extrema pressão, Neil Armstrong nunca se deixou vencer pelo medo, ansiedade ou estresse. Piloto de caça na guerra da Coréia aos 19 anos, piloto de testes na NASA e engenheiro aeronáutico, foi eleito comandante da Missão Apollo 11 e primeiro homem a pisar na Lua, em julho de 1969. Mais de 500 milhões de pessoas acompanharam pela TV, em todo mundo, sua caminhada histórica pela superfície lunar – e desde então muito foi escrito sobre ele.

Moon Shot | Editora Open Road Media

Colaborando com o veterano repórter espacial da NBC Jay Barbree, Alan Shepard e Deke Slayton narram em detalhes emocionantes a história da exploração espacial dos EUA desde o primeiro voo de Alan Shepard até que ele e onze outros tenham caminhado na lua. Moon Shot é o relato interno do que muitos chamam de maior façanha do século XX – pousar humanos em outro mundo. Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou o Sputnik I, e a corrida espacial nasceu. Desesperada para bater os russos no espaço, a NASA reuniu uma equipe de pilotos de teste mais ousados do país: os sete homens que liderariam a América até a lua. O primeiro a entrar no espaço foi Alan Shepard; o último foi Deke Slayton, cujo batimento cardíaco irregular o manteve fixo até 1975. Eles passaram a década de 1960 na vanguarda do esforço da NASA para conquistar espaço.

A vida de Neil Armstrong | Editora Intrínseca

James R. Hansen teve acesso a documentos privados da família Armstrong e gravou mais de 50 horas de entrevista com Neil para concluir esta obra. Em julho de 1969, o mundo parou para assistir à primeira pessoa a pisar na superfície de outro corpo celeste que não a Terra. Você já deve ter ouvido a frase que Neil Armstrong disse naquele momento: “É um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.” Discreto e avesso a discussões, Armstrong foi alçado ao estrelato no instante em que deu aquele primeiro passo na Lua. A mítica em torno do homem se expandia conforme o mundo inteiro acompanhava a saga que definiria a nossa história.