Vacas no mar: Holanda terá a primeira fazenda flutuante

fazenda flutuante

Quando pensamos em “offshore”, é comum vir à mente os parques eólicos construídos ao longo da costa marítima, tendência mundial para a geração de energia limpa. Isso parece ser o que há de mais novo em aproveitamento de recursos, mas uma imobiliária holandesa foi além: está prestes a construir a primeira fazenda de gado leiteiro do mundo, para ajudar o país a se tornar auto-sustentável na produção de alimentos.

Ancorada no Porto de Roterdã, a fazenda flutuante será inaugurada no final deste ano e inicialmente terá 40 vacas a bordo, ordenhadas por robôs. E se você já acha isso impressionante, saiba que esses animais serão capazes de produzir cerca de 800 litros de leite por dia.

Além do surpreeendente volume de produção, todos os dejetos — coletados por robôs — serão usados como fertilizantes e combustível para geradoras de eletricidade na região.

O engenheiro da construtora, Peter van Wingerden, teve a ideia de construir uma fazenda flutuante depois que o furação Sandy devastou as ruas da cidade e dificultou o acesso da população a alimentos. Na época, em 2012, ele trabalhava em um projeto habitacional flutuante em Nova York,

“Com a crescente demanda por alimentos saudáveis, urbanização de rápido crescimento e mudanças climáticas, não podemos mais confiar nos sistemas de produção de alimentos do passado”, disse Wingerden à BBC.

Apesar da estranheza e de hesitações com a ideia, Peter e sua equipe iniciaram o projeto no mesmo ano e pediram às autoridades portuárias de Roterdã a permissão para construir um protótipo.

Em entrevista para o jornal The Guardian, o arquiteto Klaas van Molen, da equipe de design do projeto, disse que a fazenda flutuante terá painéis solares, árvores artificiais que farão sombra para os animais e uma rampa para que eles tenham acesso à terra firme.