SpaceX vai anunciar o 1º turista lunar na próxima semana

A SpaceX, empresa de exploração do espaço de Elon Musk, vai anunciar seu primeiro turista espacial. O anúncio será na próxima segunda-feira (17/09) e é um “passo importante para dar acesso a todas as pessoas que sonham em viajar para o espaço”, afirma a empresa.

A viagem será feita em um BFR — um grande foguete desenvolvido pela SpaceX, na imagem acima. “SpaceX assinou com o primeiro passageiro privado do mundo para voar ao redor da Lua”, anunciou a empresa em uma postagem na sua conta do Twitter.

Em outra mensagem, a SpaceX relembra que, desde a última missão Apollo, realizada em 1972, nenhum humano visitou a Lua. Ao todo, apenas 24 humanos foram até a Lua.

A empresa de Elon Musk tem tido papel relevante no desenvolvimento de negócios privados com relação ao espaço. A SpaceX conseguiu fechar contratos com a Nasa e chegou a prestar serviços de envio de suprimentos à Estação Espacial Internacional. Tradicionalmente, esse trabalho era feito por agências espaciais de governos.

Mas o anúncio pode marcar uma nova fase. Além da própria SpaceX, outras companhias têm trabalhado com a hipótese de levar turistas para voos espaciais, como a Virgin Galactic, do excêntrico ricaço Sir Richard Branson. Na prática, porém, nenhuma delas chegou a realizar qualquer trabalho com turistas.

Na época do anúncio de Musk sobre os futuros voos turísticos, o preço pelo “pacote de viagem espacial” não foi divulgado. Estima-se, porém, que gire em torno de US$ 100 milhões.