Estudos indicam 5 atitudes que atrapalham o emagrecimento

Estudos indicam 5 atitudes que atrapalham o emagrecimento

Grande parte das pessoas adotam dietas e seguem rotinas fitness sem saber que estão retardando o metabolismo. Veja, a seguir, alguns erros mais comuns de quem pretende perder peso:

1. Treina por muito tempo, mas com pouca intensidade

Caminhar na esteira por três horas queima cerca de 1.200 calorias. Correr por uma hora também, só que os efeitos no corpo são completamente diferentes. Detalhe: fazer exercícios vigorosos para que o corpo se desgaste e passe por um processo de regeneração, que mantém o metabolismo acelerado por dias.

Além de gastar energia para reconstruir a musculatura, você também melhora o funcionamento das mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular. “Seu organismo produz mais dessas organelas para compensar o déficit de oxigênio provocado pelo treino aneróbico”, explica Alexandre. “Assim, a oxidação da gordura e do carboidrato se torna mais eficiente, mesmo quando em repouso.”

2. Pula a musculação

A gente sabe que nem todo mundo se empolga em encarar o leg press ou o supino. Porém, o treino de força é tão importante quanto seu tiro de corrida na hora de emagrecer. Assim você se protege de lesões, acelera o metabolismo basal – já que, há gasto energético para manter a musculatura – e evita que pernas e bumbum fiquem flácidos após a redução da gordura.

3. Corta o carboidrato

Dietas restritivas que eliminam totalmente o nutriente, inclusive aquele proveniente de frutas e legumes, em vez de emagrecer, fazem você desacelerar. Quando o organismo percebe que sua fonte de energia está escassa, ele deixa o metabolismo mais lento e até aumenta o armazenamento de gordura. É como se o corpo entendesse que você não está encontrando alimento e precisa se proteger para não morrer de fome. E pior: ele começa a usar a proteína dos músculos como substrato, já que o processo é muito mais simples do que o necessário para utilizar a gordura.

4. Esquece de beber água

Para eliminar gordura, seu corpo precisa de um meio aquoso. Mesmo para a quebra do carboidrato consumido, é necessário bastante água. Os copos ingeridos durante o treino entra como um volume extra para compensar o suor. “Um a cada 15 minutos costuma ser o suficiente.”

5. Não ajuda o funcionamento do fígado e do intestino

Sucos e alimentos detox não servem para emagrecer – pelo menos, não diretamente – mas ajudam esses órgãos a trabalhar como devem.O fígado pode ficar sobrecarregado de toxinas e impurezas que precisam ser eliminadas para que ele funcione bem, inclusive no processamento de gordura. Já o intestino depende dos probióticos (encontrados no kefir, em alguns iogurtes, no leite fermentado, no chucrute…), que alimentam os micro-organismos do bem responsáveis pela absorção dos nutrientes.

*Poderosa fibra emagrecedora garante queima de gordura em tempo recorde