Vai comprar lâmpadas de LED brancas? Conheça os riscos para a saúde

Vai comprar lâmpadas LED brancas? Conheça os riscos para a saúde

No dia 1 de setembro, passa a ser proibida a comercialização, em toda a União Europeia, das lâmpadas incandescentes de halogêneo. Como alternativa existem as lâmpadas LED mas estas afetam na saúde das pessoas e animais.

As lâmpadas LED brancas dão mais luz, duram mais tempo e reduzem os custos, porém trazem problemas!

Segundo especialistas em poluição luminosa as lâmpadas LED brancas, que praticamente transformam as noites em dias causam um efeito chamdo poluição luminosa e isso provoca sérios problemas na saúde das pessoas e na vida de animais e plantas.

Um dos principais efeitos destas lâmpadas é a perturbação do sono. A luz LED branca tem na sua composição um comprimento de onda azul muito pronunciado que agrava, quando comparada com outras luzes,

a redução da produção de melatonina, o hormônio do sono que é desencadeado à medida que o dia vai escurecendo. Com a privação do sono há aumento no risco de depressão, obesidade, diabetes entre outras doenças graves.

Além da saúde humana, estas lâmpadas afetam também as aves e outros animais que, com o excesso de iluminação exterior, poderão desorientá-los e encandeá-los.

A luminosidade difundida por estas lâmpadas de LED brancas também afetam a vida dos insetos noturnos, que não conseguem se comunicar através da luz natural que emitem devido ao excesso de luz artificial, além das plantas, que não completam seu ciclo normal.