Vale a pena abrir um negócio digital on-line?

Não dá para negar o impacto que a pandemia de Covid-19 teve sobre as empresas. Segundo a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada em novembro de 2021 pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 74% dos pequenos negócios atuam no comércio eletrônico, sendo considerados empresas digitais.

E tem mais: 76% dos Microempreendedores Individuais (MEI) e 72% dos donos de micro e pequenas empresas vendem pela internet. Isso é um reflexo da aceleração da digitalização dos meios ocasionada pela pandemia.

Você, como empreendedor, pode ter percebido uma certa dificuldade em prosseguir com o seu negócio durante o período de medidas restritivas. Isso porque o consumidor que antes era phygital (integração entre os ambientes físico e digital) subitamente se tornou quase que completamente digital.

Para explicar o que são as empresas digitais e quais as suas vantagens, entenda este texto. Nele, você encontrará as respostas para os seguintes questionamentos:

  • O que é uma empresa digital?
  • Vale a pena abrir uma empresa digital?
  • Quais são os desafios de um negócio digital?
  • Transformação digital no mundo do trabalho
  • Como abrir uma empresa digital?
  • Tendências das empresas digitais

O que é uma empresa digital?

Você tem uma empresa e percebeu que os resultados do digital são mais relevantes do que na loja física? Ou até mesmo que você é mais reconhecido na internet do que no “boca a boca”? Então você pode se considerar como dono de uma empresa digital.

Um negócio digital pode até ter uma sede física, porém ele opera principalmente em um modelo de negócio em plataformas on-line. Além disso, sua presença digital permite alcançar públicos maiores em um menor espaço de tempo.

Porém, para começar um negócio digital não basta usar a tecnologia nos processos operacionais ou no atendimento ao cliente. É necessário repensar toda a hierarquia da empresa e adotar a mentalidade ágil nos processos, colocando o cliente como foco.

Você já deve saber como os consumidores são essenciais para o sucesso da sua empresa. Ouça a opinião deles para saber onde há necessidade de melhorar o serviço, qual o melhor produto a ser criado  e  como atrair mais clientes. Esse é exatamente o foco da evolução digital nas empresas: o cliente passa a entregar soluções e faz parte do processo de mudança.

Vale a pena abrir uma empresa digital?

Sim. A empresa digital é uma alternativa para que seu empreendimento seja mais competitivo, atraente e esteja por dentro das tendências do mercado.

Veja também outras vantagens da estratégia de negócio digital:

  • Mobilidade: com uma empresa digital, seus serviços/produtos estarão na palma da mão do cliente para ele acessar e comprar quando desejar. Isso traz maior liberdade aos consumidores, além de alcançar um público que apenas com a loja física não era possível;
  • Custo inicial de investimento reduzido: justamente por não possuir uma infraestrutura física para receber clientes, a empresa digital necessita de um investimento inicial menor. Ou seja, você pode usar o dinheiro restante para investir em melhores plataformas que sejam mais ágeis;
  • Equipe descentralizada: seus funcionários podem trabalhar remotamente, já que tudo funciona a partir da web;
  • Diferencial competitivo: empresas digitais podem se destacar mais que as físicas, uma vez que podem ser mais ágeis e inovadoras.
  • Mais segurança: com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a internet tende a se tornar um ambiente cada vez mais seguro. Isso porque ela tem como objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, além de criar um cenário de segurança jurídica.

Quais os desafios de um negócio digital?

Se você antes tinha uma empresa física e decidiu passar pela transformação digital, sabe que há alguns desafios, como, por exemplo, encontrar a melhor plataforma para hospedar seu site, se comunicar bem nas redes sociais e até mesmo criar um vínculo duradouro com os clientes.

E não para por aí: ainda há muita burocracia para abrir uma empresa, mesmo que seja sem sair de casa. Há a carga tributária e até mesmo a dificuldade de conseguir crédito. Além disso, é preciso contar com profissionais que tenham experiência no mundo digital para obter sucesso, como designers, conteúdistas, profissionais de TI e especialistas em programação.

Transformação digital no mundo do trabalho

Você pode pensar que ao ter um site da sua empresa, criar perfis nas redes sociais e fazer o armazenamento de arquivos na nuvem já está passando pela transformação digital. Mas não é exatamente assim.

O grande significado desse termo é reestruturar os processos do seu negócio, absorvendo uma cultura digital com o objetivo de aumentar a produtividade. Ou seja, a transformação digital é um processo de mudança que coloca a tecnologia como elemento central e exige investimentos mais elevados. Porém, isso não quer dizer que somente empreendimentos milionários podem implementá-la. Tampouco, que seja direcionada para empresas de tecnologia.

A transformação digital nas empresas tem uma grande responsabilidade no aumento da oferta de produtos e serviços, e na transferência de lojas físicas para e-commerce. Além disso, ela foi essencial para possibilitar a abertura de empreendimentos digitais do zero.

Confira alguns benefícios da transformação digital:

  • Melhora na experiência do cliente: há a possibilidade de segmentar o público, criando abordagens personalizadas para conquistar a fidelização. No ambiente digital é possível ainda verificar – em tempo real – o que as pessoas estão falando da sua empresa para implementar melhorias;
  • Processos operacionais mais eficientes: a transformação digital pode trazer melhora nos processos internos, tornando-os mais simples. Através de ferramentas de gestão de processos, por exemplo, seus funcionários conseguem otimizar o tempo e ganhar mais produtividade;
  • Estar à frente da concorrência: o melhor cenário é criar uma ponte entre as estratégias offline e iniciativas on-line para unir o melhor dos dois mundos.

Como abrir uma empresa digital?

Não tem segredo. O processo de abertura da empresa digital é o mesmo de qualquer outro negócio físico.

Siga o passo a passo para obter ótimos resultados com sua empresa digital:

  1. Refletir qual valor você deseja entregar aos seus consumidores;
  2. Analisar o mercado e os produtos que seus concorrentes oferecem e entender qual o seu diferencial em relação a eles;
  3. -Definir o público-alvo: este é o ponto mais importante.  É preciso identificar o grupo de consumidores no mercado que tenha mais afinidade com a sua marca com as maiores chances de se tornarem seus clientes. Além disso, avalie se você quer atuar na área B2C (Business to Consumer) ou B2B (Business to Business) tendo em mente que atuar nas duas frentes ao mesmo tempo pode ser bastante difícil, pois cada uma possui necessidades específicas;
  4. Escolher em qual mercado o seu produto tem maior probabilidade de escalar rapidamente;
  5. Desenvolver o seu produto de forma alinhada a uma estratégia de marketing e à equipe de vendas para conseguir obter os resultados financeiros esperados.

“Quando comecei a empreender e abri a minha startup de educação executiva, segui os passos acima;

  1. Oferecer educação corporativa por meio professores mais didáticos, com carga horária de até 12h, e objetivos de aprendizagem focados em habilidades úteis e práticas.
  2. O mercado de educação corporativa era baseado em cursos mais longos (meses ou anos), professores conteúdistas e bastante dependente da marca e da tradição da escola.
  3. O público-alvo da minha empresa sempre foi empresas de médio e grande portes (B2B), com orçamento para treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários corporativos, comerciais e líderes.
  4. Etc.

Apesar de várias reviravoltas, também conhecidas como “pivotadas”, tínhamos clareza dos nossos diferenciais e dos motivos que levavam nossos clientes a continuar fazendo negócio conosco e indicando nossa empresa digital para seus colegas de mercado.”

Tendências das empresas digitais

Com a passagem das restrições relativas à pandemia de Covid-19 você deve ter observado que o mercado digital está em ascensão. Além disso, deve ter percebido que existem algumas coisas que funcionam muito bem para o seu negócio.

Então, se você tomou alguma iniciativa que fez as vendas subirem muito, mas não sabe muito bem qual foi, confira algumas estratégias que são tendência no público digital.

Transmissões ao vivo: ganharam força e mostraram ser uma forma de engajar o público e fortalecer o relacionamento com eles. Mas, vale reforçar que o conteúdo das

deve ser diverso e dedicado a ações como sorteios, lançamentos de novos serviços/produtos, resolução de dúvidas e tutoriais.

Vídeos mais curtos: também ganharam destaque. Seus clientes querem conhecer seu produto de perto e ter uma experiência digital da mesma forma que teriam se fossem em uma loja física. Por isso, vale mostrar detalhes como texturas, tamanhos, características da embalagem e seus diferenciais.

Uma dica para conseguir viralizar no ambiente digital é observar o que todas as pessoas estão fazendo naquele momento nas redes sociais. Sempre tem uma música, dança ou até mesmo um efeito que estará em alta e ajudará a lançar o seu produto para um público diferente.

Por fim, vale investir na Inteligência Artificial (IA) para trazer mais produtividade e sofisticação aos sistemas digitais. Um exemplo disso são os chatbots, presentes em serviços de atendimento ao cliente para resolver dúvidas de maneira rápida a fim de não perder os clientes por falta de informação.

Você consegue imaginar o mundo sem os benefícios do mercado digital? As novas tecnologias e serviços já fazem parte do nosso dia a dia e transformaram a forma que nos relacionamos com pessoas e empresas.

Neste texto você pôde entender melhor o conceito de empresas digitais, além de conhecer suas vantagens, obstáculos e até mesmo as formas de o seu negócio se tornar digital. Assim, fica mais simples saber qual o melhor caminho a seguir para conseguir trazer bons resultados ao seu empreendimento.