Entenda os princípios básicos para aplicações de Smart TVs

Conhecer o Usuário

Acredito que a parte mais importante é entender um pouco de como usuário utiliza a plataforma e seus hábitos mais comuns.

No vídeo abaixo o Cassiano, na época Gerente de Tecnologia das Plataformas Digitais da Globosat, explica brevemente como é desenvolver para Smart TVs.

Assim como mostrado no vídeo, diversas fabricantes reforçam que a distância média do usuário para uma TV é de 3 metros e geralmente o usuário estará numa posição mais relaxada e confortável. Com isso é necessário que o conteúdo seja legível a essa distância.

Simplicidade Sempre!

Algumas fabricantes recomendam o mínimo de informação na tela para o usuário. Segue algumas recomendações:

  • Ressalte os objetivos e estabeleça expectativas claras na tela.
  • Não misture ideias na tela.
  • Mantenha a experiência simples e clara
  • Não exagere nos espaços na tela
  • Pouca feature, pouca complexidade – relaxe!

Para que não fique algo sem vida, abuse das animações, transições e cores e dê uma estética refinada a sua aplicação. Não é porque menos é mais que você precisa abrir de criar uma aplicação com uma boa experiência. Crie uma experiência imersiva com animações e transições.

Para que não fique algo sem vida, abuse das animações, transições e cores e dê uma estética refinada a sua aplicação. Não é porque menos é mais que você precisa abrir de criar uma aplicação com uma boa experiência. Crie uma experiência imersiva com animações e transições.

Personalizar é fundamental

Explorar por conteúdos é algo desafiante, muita das vezes não sabemos o que de fato queremos assistir. Conteúdo Recomendado e favoritos são boas formas de mostrar ao seu usuário que ele pode personalizar a aplicação para conteúdos que mais lhe chamem atenção.

Considere fazer recomendações de conteúdo para o usuário. Permitir que ele possa favoritar ou dar ‘like’ no conteúdo favorito. São boas formas de deixar o seu aplicativo mais personalizado aos olhos do usuário.

Inove mas considere a experiência atual das Smart TVs. Temos a expectativas de que a TV sempre nos fornecerá uma experiência divertida de forma instantânea e esperamos que a experiência seja descomplicada e relaxante.

É necessário manter uma consistência mesmo com a diferença de plataformas, linguagens e sistemas operacionais. É muito comum acabar se perdendo nesse mundo de diferentes sistemas.

Compare as aplicações em diversos sistemas, até mesmo web, mobile e etc. Não deixe de ter uma experiência similar nas plataformas, isso fará com que o usuário esteja caracterizado com a experiência da aplicação.

O Controle está nas suas mãos

Diferente das outras plataformas, as Smart TVs tem como controlador principal os botões do controle remoto. Então abuse e use disso, há diversos botões criados para ajudar na experiência da plataforma. Mais a frente neste post falarei mais detalhadamente sobre a navegação.

Feedback

Exibir os itens selecionados ou focados precisam estar claros que são os itens ativos no momento. Seja com uma borda, um scaling diferenciado ou até mesmo uma cor diferente interna, é de suma importância o usuário ter esse retorno de que aquele é o item ativo.

Há alguns tutoriais de fabricantes que até mesmo dizem para usar sons para uma melhor imersão, alguns sistemas nativos possuem isso mas dificilmente vi algumas aplicações com isso.

Navegação

Um dos fatores mais importantes da Smart TVs e que alguns desenvolvedores tem problemas no início para se adaptarem é a navegação.

Comparado com web, a navegação na TV é completamente dependente do controle remoto, então é comum ter um fluxo de navegação bem nítido e claro para o usuário.

Minimize as transições na tela

Diversas transições ao mesmo tempo deixa o usuário perdido e da a impressão de que a aplicação é difícil de navegar. Uma dica da Samsung é que transições na tela devem ser incluídas apenas se forem muito necessárias.

Se a aplicação possui diferentes categorias correspondendo a uma lista de conteúdos, então é recomendado que a navegação seja simples ( onde os botões para cima e para baixo troque as categorias e os botões para esquerda e direita navega entre o conteúdo de cada categoria).

O usuário deve sempre se locomover pelos quatro eixos: Cima, Baixo, Esquerda e Direita, também conhecido como LURD (Left – Up – Right – Down, o mesmo só que em inglês.).

Se a aplicação possui diferentes categorias correspondendo a uma lista de conteúdos, então é recomendado que a navegação seja simples ( onde os botões para cima e para baixo troque as categorias e os botões para esquerda e direita navega entre o conteúdo de cada categoria).

O usuário deve sempre se locomover pelos quatro eixos: Cima, Baixo, Esquerda e Direita, também conhecido como LURD (Left – Up – Right – Down, o mesmo só que em inglês.).