Como ganhar dinheiro desenvolvendo apps

Como ganhar dinheiro desenvolvendo apps

Geralmente escrevo aqui no blog sobre desenvolvimento de apps, ensino a criar apps para Smart Tvs da Samsung e LG. Sempre tento incentivar os leitores e alunos a iniciarem no desenvolvimento de apps por ser uma área ainda com poucos e bons profissionais e que de fato pode dar muito dinheiro. Claro que jamais diria para que você apenas começasse a programar apps pelo dinheiro, mas obviamente, se dá para unir o útil com o agradável, porque não?

A grande dúvida é: como ganhar dinheiro com aplicativos? Mas infelizmente não há apenas uma resposta e felizmente há diversas maneiras diferentes, que se adaptam melhor a cada tipo de app, público, etc. Existem inúmeros posts na Internet sobre monetização de apps, falando de redes de anúncios, venda de digital goods, cobrança por download e or aí vai. Não quero ser mais um dando as mesmas dicas, então vou falar da minha experiência como desenvolvedor de apps para empresas e te ensinar como ganhar dinheiro rapidamente com isso.

Obviamente você já terá de ter conhecimentos básicos como desenvolvedor (HTML, CSS, Java, etc..) de apps para conseguir dinheiro nessa área, mas o legal do que vou te mostrar é que pode esquecer ganhar $0.99 por download ou $0.05 por clique em banner, estou falando de alguns milhares de R$ por app que vai lhe tomar 20-40h de esforço por projeto.

Desenvolvendo Apps para Terceiros

Desenvolver apps para terceiros não é difícil. Não precisa ter uma ideia mirabolante, você pode pegar só trabalhos que se adequem ao seu nível de experiência e ainda por cima, a curto prazo paga muito melhor do que um app tradicional (que ganha centavos com anúncios ou downloads). Mas como funciona?

Basicamente alguém ou alguma empresa te contrata com alguma demanda. Eles te dão um briefing do projeto, você faz um orçamento e se tudo der certo o cliente aprova, às vezes exigindo a assinatura de um termo de confidencialidade e cessão de direitos autorais do projeto. Você vai desenvolver o projeto em casa mesmo e ao término, irá entregar o código-fonte e o app pronto à ele para receber o pagamento.

Particularmente eu sempre ganhei dinheiro com apps assim, é a maneira mais rápida e fácil de ganhar quantias interesantes, como alguns milhares de R$, em pouco tempo de trabalho, de um final de semana a uma semana, em média.

Se soa estranho trabalhar de casa para grandes empresas, saiba que são exatamente as grandes empresas que melhor se adequam à esse modelo de trabalho. Reuniões são feitas via Skype e geralmente elas costumam ligar diariamente ou dia-sim/dia-não para saber sobre o andamento do projeto, em alguns casos mantendo uma planilha ou uma série de documentos compartilhados entre os membros do projeto (você, quem lhe contratou, quem está pagando pelo projeto, etc) para todos terem mais visibilidade. Não tem mistério, e dá para trabalhar sim, sem grandes estruturas.

Mas como ser “descoberto” pelas empresas como um programador de apps?

Arranjando freelas

A grande dica para quem deseja começar como desenvolvedor freelancer, é se cadastrar no maior número de sites de freelancing que encontrar, como Freela.com.br, GetNinjas.com.br e Prolancer.com.br, e se tiver Inglês avançado, no Workana e no Freelancer.com. Todos esses sites permitem que você filtre quais tipos de trabalho deseja receber por e-mail e você não é obrigado a fazer nenhum trabalho muito complexo ou que não se sinta confortável.

Só isso pode não bastar, então coloque essa informação no seu perfil do LinkedIn e de repente tire aquela imagem genérica de pôr-do-sol ou de cachorro da capa do seu Facebook e coloque um banner oferecendo seus serviços lá. Se tiver um blog excelente, escreva a respeito de desenvolvimento de aplicativos.

Outra ideia é ser conhecido pelas agências digitais. Toda vez que uma empresa grande quer um app, ela não abre os classificados do jornal para ver se alguém quer desenvolver pra ela. Ela contrata uma agência de publicidade ou uma agência digital, que são empresas que tocam demandas ligadas à marketing, desenvolvimento e redes sociais para outras empresas. Diversos apps que eu fiz vieram de indicação de pessoas que eu conheço dentro dessas agências, que geralmente terceirizam a parte do desenvolvimento para pessoas externas, como eu. Assim, dê uma procurada na Internet por essas agências (procure termos como agência de publicidade, agência digital e produtora digital) e mande email pros caras, oferecendo os seus serviço.

Mas e se eles me perguntarem quanto irá custar o app, o que eu digo?

O quanto cobrar?

Cobrar por desenvolvimento de software é uma arte. Não vou mentir, já fiz muito projeto quase de graça, mas também já fiz muito projeto no melhor estilo “custo Brasil”. Cobrar vai muito além de calcular as horas que você acha que vai levar e multiplicar pelo seu valor hora. Tem a ver com tipo de projeto, dificuldade, tamanho do cliente, etc. Só para dar um exemplo, se um cliente grande como LG, Samsung bate à sua porta querendo um app, e você calcular que vai demorar 20h pra fazer e cobra R$1000 porque sua hora custa R$50 atualmente, eles não vão fechar com você. Eles vão fechar com alguém que cobre uns R$3.000 deles, no mínimo (R$150/h), porque querem um profissional, não um amador. Repare que o preço está associado à percepção de qualidade da entrega.

Agora, se o cliente é o padeiro da esquina, que quer ter um app pra controlar o estoque de farinha, ele não vai querer pagar R$2.000 pra isso, pois geralmente softwares de comércio genéricos custam menos de R$1.000. Estou usando exemplos simples e pouco precisos, apenas para você entender melhor. Mas então, o quanto cobrar?

Se estiver usando as plataformas de freelancers que mencionei antes, o próprio cliente estipulará o valor-limite do projeto, ou seja, se quiser ser aceito (se achar que vale a pena e que sabe fazer o que ele pede), terá de dar um “lance” dentro desse orçamento. Obviamente tem clientes muito sem noção, que querem um WhatsApp pagando R$500, ou um Uber pagando R$2.000.

Se não estiver usando as plataformas acima, ou mesmo com elas, terá de experimentar, ver o cálculo que funciona para você. Como eu faço? Bem, fazer apps não é minha ocupação principal, então encaro como hora extra (+50% do valor hora que recebo no meu serviço). Se for fazer no final de semana, a hora extra é dobrada (x2 o valor hora). Se for em uma época que estou muito ocupado, costumo aumentar ainda mais, para fazer valer a pena o stress de tocar muita coisa ao mesmo tempo, bem como se for um projeto muito chato, onde por exemplo, não vou aprender nada de novo. Estipulado isso, calculo quantas horas vou levar em cada tela e/ou funcionalidade do app, para multiplicar pelo valor hora que descobri antes e chegar no preço final. Coloque mais uns 50% para cobrir testes, correção de bugs, ajustes que o cliente vai pedir e desafios que vai encontrar que não havia previsto e voilá, temos um cálculo mais ou menos pronto que você pode usar.

Exemplo prático: José trabalha de dia e faz apps de noite, como freelancer. Ele ganha R$1600/mês em seu trabalho, ou R$10/h, e como faz apps à noite (hora extra de 50%), ele vai cobrar R$15/h. José pega um projeto de app de TODO List (lista de tarefas), onde tem uma tela de listagem de tarefas, que ele acha que faz em 4h, e uma tela de cadastro de tarefa, outras 4h. Ele ainda vai ter de codificar algumas classes Java, principalmente a que conecta com o banco, totalizando umas 12h de trabalho. José vai adicionar 50% mais horas para os testes e ajustes e cobrar ao todo 18h de trabalho ou R$270 por esse app. Uma pechincha!

Outra dica para cobrar melhor, é usar a geoarbitragem ao seu favor, ou seja, vender seus serviços apenas para quem pode pagar mais, que está em um local mais favorecido que o seu. Sites internacionais de freelancer (como o freelancer.com) permitem que você oferte seus serviços para países específicos, como EUA por exemplo, recebendo em dólar. Se o José vendesse o mesmo app para um americano, ele poderia converter os R$270 em U$270 dólares (o José não está nem aí pro câmbio atual) e faturar R$891 com o mesmo app!