Desenvolver app para Smart TV

Como desenvolver aplicativos para Smart TVs
Desenvolver app para Smart TVs.

Os Apps para SmartTVs estão ficando cada vez mais populares. Comprar uma Smart TVs por conta dos baixos preços ficou muito mais fácil, gerando um aumento significativo na demanda por aplicativos para estes novos usuários.

Desenvolver aplicativos para SmartTVs é bem promissor, embora existam algumas particularidades importantes para quem quer se aventurar ou criar um base sólida em desenvolvimento pra TVs. Ao contrário dos apps para celulares que basicamente estão divididos em apenas dois grandes grupos, os apps que utilizam a plataforma Java/Android e iOS/Apple, nas Smart TVs as coisas são um pouco mais complexas, cada grande fabricante (Samsung, Lg, Sony, etc..) desenvolveu ou adaptou seu próprio sistema operacional(SO) e isto pode ser um obstáculo a mais para os desenvolvedores.

Vantagens dos aplicativos

Além de você ou sua empresa ter seu produto ou serviço presente em mais um segmento relevante, a grande vantagem em ter seu app nas appstores, consiste no simples fato da baixa concorrência entre so apps disponíveis para Smart TVs, ou seja, ainda são poucos os aplicativos para o segmento no Brasil e provavelmente seu aplicativo será baixado por grande parte dos proprietários de Smart TVs.

Como criar o seu app

Como já foi dito anteriormente, cada fabricante tem seu SDK exclusivo, então, para criar um app para uma smart TV Samsung, por exemplo, você terá de conhecer bem todas as especificações do aparelho. Não será possível criar aplicativos “genéricos” utilizando interfaces para Android ou iOS. Para criar aplicativos para smart TVs, você precisará obrigatoriamente se cadastrar como desenvolvedor no site de cada fabricante, instalar o kit de desenvolvimento e baixar toda documentação necessária.

Quais linguagens e tecnologias devo aprender?

Os maiores fabricantes de smarttvs utilizam 2 principais tecnologias para desenvolvimento de aplicativos:

1 – HTML5Samsung (Tizen) e LG (WebOS);

2- Android TVSony e Set-Top Box.

O que é HTML5

HTML é uma abreviação de Hypertext Markup Language, ou seja, Linguagem de Marcação de Hipertexto. Resumindo, o HTML é uma linguagem usada para a publicação de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudio etc.).

O HTML é baseado em no conjuntos de elementos (Tags) ligados por conexões, que podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos etc. que quando conectados, formam uma grande rede de informação. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto que permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.

O HTML5 é a nova versão do HTML4 e um dos seus principais objetivos é facilitar a manipulação dos elementos, possibilitando o desenvolvedor modificar as características dos objetos de forma não intrusiva, fazendo com que isso fique transparente para o usuário final.

Para se ter uma ideia disso, diferente das versões anteriores, o HTML5 fornece ferramentas para o CSS e o JavaScript fazerem seu trabalho da melhor forma possível em websites ou aplicativos.

Modernamente chamamos de HTML5 ao conjunto de tecnologias envolvidas: HTML (estrutura, CSS (Layout) e o JavaScript (Programação).

*Seria importantíssimo para os interessados no desenvolvimento de apps em HTLM5 ter conhecimento em HTML, CSS e JavaScript.

O que é Android TV

Android TV é um sistema operacional(SO) baseado no kernel do Linux, projetado principalmente para tvs, que se complementam com outros dispositivos, como smartphones ou tablets, relógios inteligentes e IoT (Internet das coisas).

O Android TV é na verdade uma versão modificada do Android. A lingguagem de programação utilizada para desenvolvimento é JAVA e a sua curva de aprendizado é bem mais tranquila em comparação ao desenvolvimento de aplicações em HTML5.

Veja como é fácil e simples criar um app exclusivo para smarttv, clique aqui!