Tumblr vai banir conteúdo adulto da plataforma a partir deste mês

Tumblr vai banir conteúdo adulto da plataforma a partir deste mês

Desde 2007, quando foi fundado, o Tumblr era conhecido por ser praticamente a única grande plataforma a ainda oferecer conteúdo adulto, com pouquíssimas restrições. Porém, isso acaba no dia 17 de dezembro de 2018!

Em carta aberta à comunidade do Tumblr, o Diretor Executivo, Jeff D’Onofrio diz que deseja que a plataforma “seja um local seguro para a expressão criativa, autodescoberta e um grande senso de comunidade”. Para tanto, o time de desenvolvimento teve que mensurar os prós e os contras de oferecer conteúdo adulto. Segundo ele, ao fazer isso, ficou claro que este tipo de conteúdo estava interferindo no crescimento da plataforma.

Em novembro, a Apple removeu o Tumblr da loja do iOS devido a problemas com pornografia infantil e, desde então, a empresa se viu pressionada a mudar os termos de uso e serviços da comunidade. Essa reavaliação, muito provavelmente, vem do fato do serviço ter que se adaptar às regras dos seus parceiros, como Apple e Google, por exemplo.

O que muda

A partir do dia 17 de dezembro, as publicações reconhecidas pelo algoritmo do Tumblr como conteúdo adulto não serão mais permitidas, conforme indicam as Regras da Comunidade. Porém, conteúdo considerado arte, positivismo sexual, relacionamentos, sexualidade e jornada pessoal não se encaixam nas restrições.

A equipe do Tumblr considera conteúdo adulto fotos, vídeos ou GIFs que mostrem as genitálias de seres humanos ou mamilos de mulheres, e qualquer conteúdo — incluindo fotos, vídeos ou GIFs — que exibam atos sexuais.

Antes da nova política entrar em vigor no dia 17 deste mês, a equipe do Tumblr afirmou que vai entrar em contato com os membros da comunidade cujas páginas tenham conteúdo explícito e vai oferecer instruções com os passos a seguir para apelar ou preservar o conteúdo fora da comunidade, caso optem por fazer isso. Essas alterações deverão acontecer com o tempo e não da noite para o dia.

Se você é membro da comunidade do tumblr e quer informações mais detalhadas, acesse as novas Regras da Comunidade e veja se o seu site desrespeita algumas das novas normas.

E aí, você vi sentir falta dos conteúdos adultos do Tumblr?