Quais são as universidades favoritas pelas empresas

Quais são as universidades favoritas pelas empresas

Qual é o melhor nome de universidade do mundo para colocar no currículo de quem quer uma vaga de emprego?

A resposta é MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, segundo um ranking internacional que avaliou o quanto os estudos universitários podem impulsionar a carreira de formandos.

O chamado Ranking de Empregabilidade de Graduandos (Graduate Employability Rankings, no original em inglês) é baseado nas respostas de 42 mil empregadores e mostra, segundo eles, quais as universidades que mais impressionam os recrutadores na busca por recém-formados.

As quatro primeiras universidades do ranking são americanas: MIT, Stanford, Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e Harvard.

A instituição brasileira mais bem colocada é a USP (Universidade de São Paulo), em 67º lugar, de um total de 497 universidades avaliadas globalmente. Antes dela, há duas latinoamericanas: a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em 37º, e o Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey, no México, em 52º.

O levantamento traz ainda outras cinco instituições no Brasil. A Unicamp e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) estão entre a 251ª e a 300ª posição e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), entre a 301ª e 497ª. Após o centésimo lugar, o ranking agrupa as universidades em blocos.

O levantamento é produzido pela empresa QS, que publica anualmente o Ranking Mundial de Universidades, que mede desempenho acadêmico.

Os empregadores foram questionados pela companhia sobre os locais em que recrutam seus formandos mais “competentes, inovadores e eficientes”. Além das respostas, o ranking levou em conta as estatísticas de empregabilidade de ex-estudantes, a formação acadêmica de ocupantes de altos cargos e as parcerias entre universidades e empresas.

Polindo o CV

O MIT, primeiro colocado no ranking, é conhecido por seus estudos em tecnologia e tem entre seus ex-alunos famosos como o astronauta Buzz Aldrin, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan (morto no mês passado) e o bilionário Amar Bose, engenheiro sonoro e fundador da empresa de equipamentos de áudio que leva o seu sobrenome.

Stanford, em segundo lugar, é tida como o berço acadêmico de grande parte das pesquisas do Vale do Silício e tem entre seus ex-estudantes os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, e do Netflix, Reed Hastings.

Um destaque do ranking é a percepção positiva da educação superior na Austrália: a Universidade de Sydney e a Universidade de Melbourne ocupam, respectivamente, o quinto e o sexto lugares. Nenhuma delas está no top 30 do ranking de desempenho acadêmico, mas são bem vistas no mercado de trabalho.

Competindo por empregos

Ben Sowter, diretor de pesquisas da QS, afirma que as universidades com boa reputação em pesquisas internacionais não necessariamente são “as mesmas que fazem mais para nutrir a (capacidade de) empregabilidade do estudante”.

Segundo ele, perante o alto custo das mensalidades de instituições privadas (que são predominantes na educação superior americana e europeia) e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, muitos alunos estão cada vez mais “preocupados se a universidade que desejam cursar os ajudará a ir bem (na carreira) posteriormente”.

Na Europa, as mais bem colocadas são britânicas: a Universidade de Cambridge, em sétimo lugar, e a de Oxford, em décimo.

Entre as asiáticas, o ranking destaca, por exemplo, a Universidade Tsinghua, na China, em nono lugar, e a Universidade de Hong Kong, em 13º – refletindo o avanço chinês na educação superior.

Do total de quase 500 universidades avaliadas em termos de empregabilidade, 144 são da Europa Ocidental, 102 são asiáticas e 83 são americanas.

Top 30 do Ranking de Empregabilidade Global

1.Massachusetts Institute of Technology, EUA
2.Universidade de Stanford, EUA
3.Universidade da Califórnia em Los Angeles, EUA
4.Universidade Harvard, EUA
5.Universidade de Sydney, Austrália
6.Universidade de Melbourne, Austrália
7.Universidade de Cambridge, Reino Unido
8.Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA
9.Universidade Tsinghua, China
10.Universidade de Oxford, Reino Unido
11.Universidade de New York, EUA
12.Universidade de Toronto, Canadá
13.Universidade de Hong Kong, Hong Kong
14.Universidade Yale, EUA
15.ETH Zurich, Suíça
16.Universidade Princeton, EUA
17.Universidade Columbia, EUA
18.Universidade College London, Reino Unido
19.Universidade de Tóquio, Japão
20.Universidade Peking, China
21.Universidade Cornell, EUA
22.Universidade de Chicago, EUA
23.Universidade Nacional de Seul, Coreia do Sul
24.Universidade da Pensilvânia, EUA
25.Universidade de Michigan, EUA
26.(também em 25º) Universidade de Waterloo, Canadá
27.Universidade Fudan, China
28.Universidade Waseda, Japão
29.Universidade de New South Wales, Austrália
30.École Polytechnique, França
37.Pontifícia Universidade Católica do Chile
52.Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey
67.Universidade de São Paulo